Capa / Comportamento / Relação entre saúde física, mental e espiritual – Parte 1

Relação entre saúde física, mental e espiritual – Parte 1

O que vem à sua mente quando você pensa em saúde? Muitas vezes somos tentados a pensar apenas na saúde física, não é verdade. Associamos saúde a ausência de doenças como gripe, câncer, diabetes, entre outras. Contudo, o conceito de saúde é muito mais amplo. Ele envolve 3 dimensões: físico, mental e espiritual.

Primeiramente precisamos entender o que é ser saudável em cada uma dessas dimensões. É fácil compreender o conceito de saúde na dimensão física, mas o que seria saúde mental e espiritual? Saúde mental tem a ver com emoções e pensamentos.

Somos tentados a pensar em pessoas que têm transtornos mentais quando pensamos em pessoas que estão “mentalmente doentes”, mas alguém que sofre de ansiedade, stress ou depressão, ou alguém que não consegue dominar suas emoções, não consegue se relacionar bem com as pessoas, também está com problemas na dimensão mental da saúde.

E a saúde espiritual? O que seria estar espiritualmente saudável? A saúde espiritual tem a ver com nosso relacionamento com Deus, nossa fé e nossas práticas diante da lei de Deus. Podemos estar aparentemente bem, mas quando somos orgulhosos ou mesquinhos, por exemplo, nossa saúde espiritual vai mal!

Na Bíblia encontramos a relação entre saúde física, mental e espiritual. Há dois textos no livro de Provérbios que exemplificam claramente essa relação:
“Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.” Provérbios 3:7 e 8
“O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.” Provérbios 17:22

No primeiro texto vemos que “temer ao SENHOR e apartar-se do mal” (saúde espiritual) produz saúde mental (‘âmago’, de acordo com o dicionário, significa, entre outras coisas, a essência do ser, seus sentimentos) e física (representada por ‘medula para os teus ossos’). No segundo texto, é expressa a relação entre mente e corpo, como que nossas emoções podem afetar nossas condições físicas.

Biblicamente, nossas dimensões física, mental e espiritual estão intimamente relacionadas. Vemos diversas histórias de personagens que tiveram problemas de saúde em uma dessas dimensões e consequentemente as outras também sofreram. Vemos Davi (Salmos 32:3 e 4), por exemplo, que por pecar com Bateseba (dimensão espiritual), teve grande sofrimento psíquico (dimensão mental) e consequentemente físico.

Deus deseja que tenhamos saúde de forma plena, completa, e não apenas em uma ou outra dimensão, até porque quando uma dessas 3 dimensões (física, mental e espiritual) não estiver bem, as outras consequentemente também não estarão!

Como está sua saúde?

Related Posts with Thumbnails

5 comentários

  1. Bom é saber que nossas dores e tristesas são saradas em nosso Mestre Jesus. Coloquemo-lo em primeiro lugar em nossa vida e todas as coisas serão acrescentadas.
    Ter Jesus em nossa vida é bom de mais!!!!!

  2. Muito bem explicado temos que tomar cuidado com nossa saúde poiss satanas tentara uma das tres para que tropeçamos em todas, temos que buscar Deus todas as manhãs e pedir saúde e proteção.

  3. Que texto legal Karyne, precisamos olhar como um todo a nossa saúde. Jesus nos quer dar vida e vida em abundância.
    Beijos querida.

  4. Olá Karyne, bom sábado!
    Não há como uma coisa não estar ligada a outra, não é? E que nosso estilo de vida saudável continue sendo exemplo para tantas outras pessoas, além de mostrar-lhes que fazemos isso porque Deus se importa conosco integralmente.Bjs,Selma.

  5. Maria Fatima Parnaiba do Nascimento

    quero receber no meu hotmail dicas de saúde.

Scroll To Top