Capa / Reflexões / Palavras de Jesus às mulheres

Palavras de Jesus às mulheres

Enquanto viveu nesse mundo, Jesus agiu de forma bastante distinta, inclusive no tratamento para com as mulheres de sua época. Hoje, muitas palavras bonitas são escritas em homenagem às mulheres, pelo Dia Internacional da Mulher. Não tenho nada contra mensagens de homenagens escritas seres humanos pecadores, mas gostaria de, nesse dia, convidar-te a refletir nas palavras do próprio Cristo, Emanuel – Deus conosco.

À Mulher do fluxo de sangue:
“E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.” Lucas 8:48. Ele te convida, hoje, a ter fé nEle para que sejas salva.

À filha de jairo:
“E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.” Mateus 5:41. Ele te convida a levantar-te.

À Maria Madalena:
“[...] E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” João 8:11. Ele não te condena, e ordena que abandone teus pecados para sempre.

À Marta (em sua casa):
“E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” Lucas 10:41-42. Ele te convida a tirar o foco das coisas passageiras e a escolher a boa parte.

À sua mãe:
“Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.” João 2:4. Ele te diz que é Ele quem sabe o momento certo de agir.

À Samaritana:
“[...] Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. [...] Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. [...] Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. [...] Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. [...]Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. [...] Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João 4:7, 10, 13, 14, 16, 17, 18, 21, 22, 23 e 24. Ele te convida a beber a água da vida, e te diz que conhece a tua vida, e te aceita apesar do teu passado.

À Marta (ressurreição de Lázaro):
“Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. [...] Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?” João 11:23, 25-26. Ele te diz que tem controle sobre a vida e a morte, e te convida a viver nEle eternamente.

Queridas amigas, não sei se consegui citar todas as falas de Jesus direcionadas a uma mulher, mas sei que para cada fala de Jesus a uma mulher de sua época, existe uma mensagem para nós. Essa será sempre a mensagem mais linda que podemos receber!

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Related Posts with Thumbnails

9 comentários

  1. Lindo! Eu pensei em algo parecido, mas ainda vou escrever!

  2. amei, linda mensagem!!!

  3. Para cada mulher o Senhor tem uma palavra. Apesar de tantos elogios que recebemos neste dia internacional da mulher, apenas a palavra de Deus nos ampara e conforta verdadeiramente.

  4. Kelly Renata Godinho Santos

    Recebi tantas mensagens, mas a mensagem de Jesus:
    Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.” Lucas 8:48

    Essa sim me traz o conforto e esperança de que sou uma Mulher amada por Ele.

  5. Kelly Renata Godinho Santos

    Karyne, agradeço-lhe pelas felicitações representando as mulheres do Norte do Brasil.

    Um abç.
    E tenha um dia Jejum e Oração na presença de Jesus!

  6. eriadne custodio

    Realmente as palavras de Jesus trazem ânimo<esperança e conforto!É Ele quem nos ama sem limites!Já ouvi alguns ignorantes dizerem que as mulheres sempre sofreram e sofrem agressões de todas as formas por que foi ela(eva)que levou Adão ao pecado.mas devemos nos lembrar que Deus escolheu uma mulher para trazer a salvação(Jesus)ao mundo.Maria!A senhora soberana.Mulher santa,mãe de nosso Salvador!

  7. Gosto em especial do pequeno relato das duas irmãs Marta e Maria e do diálogo q Jesus teve c/ a Samarita.No meio de uma sociedade onde a mulher não tinha valor,Jesus ao contrário tinha a palavra certa p/ cd uma delas.E com certeza continua a nos direcionar e a nos enviar lindas msgs.Seja de alento,otimismo,esperança,cura,etc….

  8. Antonio J.P.Monteiro

    http://www.youtube.com/watch?v=5Zw-x7HX9i4&feature=channel

    Que o Amor de Cristo esteja sobre nós.
    Se considerarmos os aspectos culturais e sociais dos dias de Cristo, notaremos que os líderes da igreja – os rabinos – eram qualquer coisa, menos defensores dos direitos das mulheres. De fato, uma oração originada da literatura dos rabinos, que pode ter sido usada inclusive naquela época, diz alguma coisa assim:
    “Bendito és Tu, ó Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que não me fizeste um gentio. Bendito és Tu, ó Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que não me fizeste um escravo. Bendito és Tu, ó Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que não me fizeste uma mulher.”
    A oração mudou em anos recentes – alterada um pouquinho – mas esse era o tipo de coisas que eles diziam e pensavam nos dias de Cristo. Uma outra expressão na literatura rabínica diz: “Feliz é aquele cujos filhos são homens, infeliz ou desgraçado é aquele cujos filhos são mulheres.”
    Agora, por favor – essas não são minhas palavras! Estou apenas tentando dar uma pequena noção dos dias de Cristo. Certamente, não era comum naqueles dias ser defensor dos direitos femininos.
    Em primeiro lugar vamos considerar brevemente os ensinos de Jesus. Ele Se referia freqüentemente a mulheres em suas histórias e parábolas. Nós todos conhecemos bem a parábola da mulher que colocou fermento na massa do pão – uma história explicando o reino do Céu. Nós temos ouvido as parábolas da ovelha perdida, o filho perdido e a moeda perdida – uma moeda perdida por uma mulher e talvez parte de seu dote. Temos ouvido sobre as dez virgens em uma parábola que tem significado até o final dos tempos.
    Jesus contou a história de uma pobre e persistente viúva, ilustrando a importância da persistência na oração. E nós já notamos alguns detalhes de como Ele elogiou a viúva no templo que deu suas duas moedas.
    Em S. Mateus 21, após a história dos dois filhos – apenas um dos quais realmente obedecia a seu pai – Jesus disse que até mesmo as prostitutas entrariam no reino do Céu antes dos líderes religiosos de Seus dias. Exatamente em Seu primeiro sermão em Nazaré, Ele fez referência à viúva de Sarepta nos dias de Elias. Quando falou aos Seus discípulos sobre a segunda vinda, Ele falou sobre duas mulheres trabalhando num moinho. Jesus falava freqüentemente de mulheres e Se referia a elas ao ilustrar Seus ensinos.
    Em Seu relacionamento com as mulheres, a conduta de Jesus era tão marcante que somente se pode chamar isso de admirável. Ele tratava as mulheres como totalmente humanas, iguais aos homens em todos os aspectos. Nenhuma palavra de depreciação sobre as mulheres jamais se encontrou em seus lábios. Como o Salvador que Se identificava com os oprimidos e os deserdados, ele falava às mulheres e sobre as mulheres com completa liberdade e afabilidade.
    uma outra área do relacionamento de Jesus com as mulheres, tinha que ver com as mulheres que eram Suas seguidoras.
    “Aconteceu depois disto que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com Ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena,(Madalena por ser natural de Magdala,cidade situada na praia ocidental do mar de Galiléia, a cerca de 6 quilômetros de Tiberíades.) da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais Lhe prestavam assistência com os seus bens. ” S. Lucas 8:1-3.
    Os seguidores de Jesus consistiam em 12 apóstolos e um grupo de mulheres da Galiléia. Por que elas O seguiam? Vieram por convite? Jesus disse uma vez aos Seus apóstolos: “Não fostes vós que Me escolhestes a Mim; pelo contrário, Eu vos escolhi a vós outros.” S. João 15:16. Isso bem poderia indicar que Jesus também tivesse escolhido essas mulheres.
    O que elas faziam? Elas O acompanhavam. E você pode bem especular o problema que isso pode ter criado, quando eles vinham a uma cidade procurando alojamento. Elas O mantinham. Há evidência de que algumas dessas mulheres eram ricas. Elas O acompanharam até o próprio fim; quando os doze discípulos fugiram, tentando salvar a própria vida, as mulheres permaneceram ali. Elas foram as primeiras a receber a mensagem da ressurreição. Marcos 16:9
    Um outro exemplo do relacionamento de Jesus com as mulheres é Sua amizade com Maria e Marta. Você conhece a história. Ela se encontra em S. Lucas 10. Aí diz que Maria assentou-se aos pés de Jesus. O que isso significa? Nos dias de Cristo, eram os estudantes que se assentavam aos pés dos professores. Na verdade, Marta chamou a Jesus “o Mestre” em S. João 11, quando ela falou a Maria dizendo: “O Mestre está aqui. ” Não se ouvia nos dias de Cristo que um rabino ensinasse uma mulher. Na verdade os rabinos diziam que era melhor ensinar um samaritano do que uma mulher, e você sabe como eles se sentiam em relação aos samaritanos! Entretanto Maria se assentou aos pés de Jesus.
    Uma outra situação ilustra o relacionamento de Jesus com as mulheres, ocorrida quando Ele foi ungido. Todos os quatro evangelhos relatam que isso aconteceu no banquete na casa de Simão. O que ocorreu ali teria sido horrível para todos os judeus daqueles dias – Jesus permitiu que uma mulher O tocasse. Ele permitiu que uma mulher cujo cabelo estava solto O tocasse. (Naqueles dias, soltar o cabelo em puplico era algo que apenas as prostitutas faziam).
    Temos também a mulher samaritana junto ao poço de Jacó.Nos dias de Cristo, eles tinham uma regra que dizia: “Um homem não ficará sozinho com uma mulher em um cômodo nem mesmo com sua irmã ou sua filha, por causa do que os homens possam pensar. Um homem não falará com uma mulher na rua, nem mesmo com sua própria esposa, e especialmente com qualquer outra mulher, por causa do que os homens possam pensar. Você fica questionando sobre que tipo de homens existiam naqueles dias! Mas Jesus falou com a mulher junto ao poço, sem constrangimento, quebrando o costume de todos os judeus.
    A experiência de Jesus e a mulher adúltera que foi arrastada até Ele, também é relatada. Ele ergueu-Se por ela, na presença daqueles que estavam desejosos de condená-la. O quê! as experiências de Jesus em relação às mulheres, parecem não ter fim!!!
    Jesus associava-Se livremente com homens e mulheres e apresentava Sua mensagem para ambos. As mulheres eram tratadas como iguais em todos os aspectos. Ele escolheu mulheres, bem como homens, para ser Seus amigos especiais, e irmãos.
    “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes; como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordena a bênção, e a vida para sempre.” (Salmos-133:1 a 3.)
    Shalom…

  9. às vezes gosto de imaginar como será estar com Jesus pessoalmente, face a face! Mas aí me lembro que nós somos tão finitos que não tem como imaginar. Somente sei que Jesus é nossa grande Esperança!
    Beijos, Karyne, felicidades sempre, não somente no dia e no mês da mulher! Obrigada pela lembrança das mulheres aqui do Sul do Brasil!
    Que Deus continue abençoando seu ministério!
    A Paz de Jesus a todas nós!

Scroll To Top