Capa / Dicas / Mulher Virtuosa – Parte 1

Mulher Virtuosa – Parte 1

Setembro começou! O frio vai diminuindo em muitas regiões do Brasil, e dentro de alguns dias entraremos na Primavera. Pela primeira vez terei a oportunidade de viver 4 estações bem definidas, já que me mudei para o Sul do país a pouco tempo.

O inverno catarinense foi uma experiência única. Confesso que nunca senti tanto frio em minha vida. Já havia feito curtas visitas a lugares frios, como o Pico da Bandeira e as Cordilheiras dos Andes, mas nada se compara a passar um inverno inteiro em uma região onde há inverno de verdade!

Capixaba, morando no ES desde o nascimento, você pode imaginar que a mudança de clima não foi pequena. Pode imaginar também que eu não tinha preparo algum para enfrentar esse inverno. Nem eu e nem o meu guarda roupa!

A Bíblia diz que a Mulher Virtuosa “não receia a neve por seus familiares, pois todos eles vestem agasalhos” (Provérbios 31:21). Confesso que neste meu primeiro inverno gelado, tive receio do frio sim! Meu esposo e eu não tínhamos agasalho suficiente. Eu capixaba e ele baiano (acostumado com calor intenso).

Imediatamente procurei providenciar formas de nos aquecer. Blusas de lã, casaco, luvas, cachecol, meias, ceroulas (peça usada para aquecer as pernas)… com o dinheiro que tínhamos, compramos aquilo que foi possível para enfrentarmos o frio nesse primeiro inverno. Então, finalmente, o inverno vem chegando ao fim, e isso me fez lembrar do texto de Provérbios 31:21.

Preciso ser mulher virtuosa! Como evitar que no próximo inverno passemos o frio que sofremos esse ano? É aqui que gostaria de deixar uma dica para você, que também deseja ser mulher virtuosa!

Já falamos aqui, em outros momentos, sobre modéstia e mordomia em relação ao vestir. Casacos e roupas boas de frio não são artigos baratos. Pelo menos para a realidade financeira que vivo, é essa a minha conclusão! Mas estamos no exato momento de adiquirir essas peças que serão tão necessárias no próximo inverno.

As lojas estão trocando a coleção outono-inverno, por primavera-verão. É possível comprar roupas e calçados por até 40% do valor que eram vendidos no início da estação. Movidos pela indústria da moda, os lojistas não têm interesse em permanecer com essas peças para o próximo ano, pois precisam apresentar aos clientes, sempre, a última tendência! Isso é uma grande vantagem para nós, mulheres virtuosas, que temos a oportunidade de providenciar com antecedência o agasalho necessário para o próximo inverno.

A Bíblia continua dizendo que a mulher virtuosa “faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura” (verso 22). Linho fino e púrpura não era qualquer roupa, mas roupa boa! É possível providenciar agasalhos, cobertas e roupas de boa qualidade para nossa família, respeitando os princípios de mordomia e modéstia cristã. Sabendo escolher o momento certo e a forma certa para realizar as compras, podemos adiquirir peças de alta qualidade por um valor acessível, sendo ao mesmo tempo mulheres virtuosas e mordomas do SENHOR!

“Mas nossas roupas, conquanto modestas e simples, devem ser de boa qualidade, de cores próprias, e adequadas ao uso. Devem ser escolhidas mais com vistas à durabilidade do que à aparência. Devem proporcionar agasalho e a devida proteção. A mulher prudente descrita nos Provérbios “não temerá por causa da neve, porque toda a sua casa anda forrada de roupa dobrada”. Prov. 31:21.” A Ciência do Bom Viver, p. 288

Deus nos abençoe!

Related Posts with Thumbnails

7 comentários

  1. Karyne, boa noite. Sou batista e há tempos acompanho seu blog. Sou sua fã!! Gostaria que voce postasse mais sobre este assunto porque também busco ser uma mulher virtuosa. Tenho uma dúvida: não posso colocar nem um brinquinho de bolinha pra ficar mais feminina?? Já uso somente maquiagem corretiva (olheiras e acne) e unha bem clarinha. Um abraço e parabéns pelos 2 anos de blog!!!

  2. Emanuelle Monteiro

    Olá Georgia! Não sou Karyne… rs, mas já tive uma experiência muito forte com isso.
    Como você, apesar de ser adventista toda minha vida, eu também tinha essa dúvida sobre o uso de jóias e bijouterias. Achava que se não fosse extravagante, não havia problema. Mas comecei a orar a respeito e foi incrível o que aconteceu. Eu pedia que Deus me dissesse se era certo ou errado usar. Certa noite, durante a madrugada ouvi uma voz: “- Pega tudo e joga fora!”. Eu tinha uma caixinha com jóias deixadas pela minha bisavó. Eram jóias de pequeno valor, mas era tentador usá-las. E durante todo o dia àquele pensamento vinha a minha mente:”- Pega tudo e joga fora!” e foi o que eu fiz. Depois daquele dia aprendi que usar jóias ou bijouterias vai além de vestir-se de maneira feminina ou não. Usar esses artigos tem a ver com quem vc adora. Se vc adora ao Deus verdadeiro ou não. O uso de jóias ou bijouterias foi introduzido no povo de Israel quando estiveram cativos no Antigo Egito. E os egípcios usavam brincos, colares e anéis como parte do culto aos seus deuses. Eles acreditavam que ao usar brincos, os seus deuses lhes fechariam as orelhas para que não ouvissem palavras de mau agouro. Os anéis e colares também eram usados como amuletos para que não pegassem ou dissessem coisas que lhes trouxesse azar. Mas, a minha dica é ore a respeito e pesquise sobre o assunto.
    Um abraço.

  3. Oi Emanuelle!! Gostei da sua experiência com Deus. No meu caso, penso em doar o que for de ouro para a reforma da igreja. Obrigada pela atenção!

  4. ME FEZ LEMBRAR QUANDO VIM DEFINITIVAMENTE PARA EUROPA, SAIR DA BAHIA SALVADOR,E CHEGAR AQUI EM PLENO INVERNO FIM DE JANEIRO E ENCONTRAR 7 GRAUS, COISA QUE EM SALVADOR QUANDO CHEGAR EM 18/19 GRAUS, JÁ ESTAMOS TODOS AGASALHADOS.MAS EMBORA AQUI JÁ ESTIVESSE ROUPAS ESPERANDO POR MIM, TROUXE MAIS ROUPAS QUE EU JA GUARDAVA ANTES MESMO DE TER A CERTEZA QUE VIRIA, TENHO UMA IRMÃ QUE MORA NA ESPANHA ENTAO PARA MIM, FOI FACIL TE-LAS ROUPAS QUE SEJA MESMO DE FRIO.MAS SE NAO FOSSE PELA TUA AJUDA, NOSSA GASTARIA TANTÃO AQUI.ATÉ HOJE AGRADEÇO A DEUS POR ESTA AJUDA, FAÇO ISSO TB, QUANDO CHEGA O VERÃO CUSTUMO COMPRAR ROUPAS DE FRIO, MAS BARATO, CONSERVO E DOU TB OUTRAS QUE A MIM JÁ NAO SERVE MESMO EM BOAS CONDIÇOES E DOU A OUTROS.

  5. Olá Emanuelle, não sabia sobre esse simbolismo todo a respeito das jóias usadas pelos egípcios. Obrigada por ter compartilhado a informação. Já fui uma verdadeira árvore de Natal, pendurando tudo que achava direito. Quando conheci os ensinamentos Bíblicos através da Igreja Adventista, meu coração já estava preparado para me despojar de tudo isso. Foi como fazer uma limpeza na alma. Um abraço e tenha uma boa semana.

  6. Oi Karyne gostei da sua dica e como vendedora de roupas falo para aproveitarem mesmo que há bastante promoção.Sobre adornos para mim também foi difícil Georgia mas pedi a Deus para tirar da minha vida tudo que não era do seu agrado e ele tem me transformado e sabe que nem sinto falta, pois sei que sou virtuosa para Jesus e é isso que importa… um bjs

  7. Tais Helena Junqueira Castro

    Sou suspeita para falar da Mulher virtuosa de “Provérbios 31″. Amo o que está relatado sobre ela na bíblia, gostaria de me tornar igual. Um exemplo a ser seguido. Parabéns

Scroll To Top