Débora

“E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.” Juízes 4:4

A Bíblia relata, de forma não muito demorada, um pouquinho da história de Débora. Contudo, este pouquinho é testemunho suficiente para as mulheres cristãs atuais.

No verso de Juízes 4:4 vemos que Débora era uma mulher casada, como muitas de nós, e que tinha duas funções importantes em Israel – profetisa e juíza. “Habitava em Israel uma mulher, famosa por sua religiosidade, e por meio dela o Senhor escolheu livrar o Seu povo. Seu nome era Débora. Era conhecida como profetisa, e na ausência dos costumeiros juízes, o povo se dirigia a ela em busca de conselho e justiça.” E Recebereis Poder, p. 261.

Conhecemos bem, de acordo com os relatos Bíblicos, que a condição da mulher nos tempos antigos era bastante diferente da nossa condição atual. Débora, vivendo nesse período, foi um grande instrumento nas mãos de Deus! Prova de que o Senhor não valorizou as mulheres apenas no Novo Testamento, mas desde sempre olhou para elas com um olhar especial.

Débora recebeu instruções divinas e passou-as a Baraque. No verso 8 do capítulo 4 de Juízes lemos: “Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.” Você consegue imaginar um homem dos tempos bíblicos dizendo isso a uma mulher?

O relato bíblico que temos sobre Débora é um relato de vitória. Mais do que uma vitória contra a opressão sofrida pelo povo de Israel, é um relato da vitória feminina sobre os estigmas. Nós, hoje, olhamos para as mulheres do passado e muitas vezes lamentamos sua condição. Nos esquecemos que condição alguma é barreira para sermos usadas por Deus.

Deus usou Débora para libertar Israel de uma condição opressora, e ao mesmo tempo usa sua história para nos mostrar que unidas a Ele estamos livres de opressões e estigmas que possam existir sobre nós. Uma mulher nas mãos de Deus é uma mulher valorizada, independente da época em que vive. Uma mulher nas mãos de Deus é mais corajosa que um homem, e é capaz de liderá-lo.

Não estou defendendo a revolução feminista. Nada disso! Quero apenas provocar a seguinte reflexão: Não importa o que o mundo pense sobre você, não importa se seu salário é menor que o do seu colega de trabalho só porque você é mulher, não importa o quando o mundo ainda nos oprima! Somos valiosíssimas nas mãos do Deus que nos criou!!

Deus nos abençoe!

Related Posts with Thumbnails

7 comentários

  1. SÓ O FATO DE SER VALIOSA AOS OLHOS DE DEUS, ISSO E SER CAPAZ TB DE GERAR FILHOS, SÃO GRANDES PRESENTES

  2. kelly godinho santos

    Somos valiosas aos olhos de DEUS!
    Nosso valor é inestimável….

  3. Lindo texto, Karyne! Que possamos nos entregar nas mãos de Deus, nosso Criador, porque ninguém melhor que Ele pra cuidar de nós. Somos valiosíssimas aos olhos de Deus e o podemos ser também para o mundo se formos dirigidas por Ele.

  4. BOA TARDE KARYNE, MAIS UMA VEZ AMEI O TEXTO E COM ELE APRENDI MAIS DE MIM COMO MULHER, TRABALHO EM UMA EMPRESA COMO DESPACHANTE,MAIS FOI DIFICIL ATE PQ A EMPRESA NUNCA IMAGINOU UMA MULHER PARA ESSE CARGO, MAIS QUANDO DEUS ESTA NO CONTROLE DE TUDO A VITORIA É CERTA, ME DERAM O EMPREGO, E HJ FAZ 1 ANO QUE ESTOU LÁ E JA CONTRATARAM MAIS DUAS MULHERES PARA O MESMO CARGO QUE A 1 ANO ATRAS SO QUERIA SE FOSSE UM HOMEM, E TODO DIA AGRADEÇO A DEUS POR MEU EMPREGO AMÉM.

  5. Queridas!! Que possamos ser instrumentos nas mãos de Deus!! É assim q obtemos nosso real valor!

  6. Que esse texto motive cada mulher a ver o valor que temos para Deus e como precisamos confiar para que ele nos use como instrumento, assim como usou Debora…
    Que Deus nos abençoe e que posssamos permitir que nos use!

  7. quero saber quem era os pais de bebora

Scroll To Top