Capa / Saúde e Beleza / Saúde / Alergia: cuidados para com as mãos!

Alergia: cuidados para com as mãos!

Imagine se você fosse um professor de colégio com uma terrível alergia a giz. Você simplesmente não conseguiria dar aula, para desespero seu e felicidade dos alunos menos aplicados. Ter mãos sensíveis e propensas a alergias é um grande inconveniente. Qualquer pessoa pode desenvolver essa sensibilidade, em qualquer momento da vida. Existem pessoas mais expostas, como, por exemplo, quem mexe com água e detergente, caso das donas de casa. Ou então os que, pela profissão, entram em contato com substâncias químicas irritantes, como médicos, enfermeiros ou dentistas que usam diariamente luvas de látex. Ou o professor, o dia todo com um giz na mão.

Quando expostas ao elemento que desencadeia a sensibilidade da pele, as mãos desenvolvem uma reação chamada eczema: ficam avermelhadas, coçam, descamam, e surgem pequenas bolhas e rachaduras na pele.

O primeiro conselho que se dá a uma pessoa com eczema de mãos é evitar contato com o agente causador da sensibilidade. Mas na maioria das vezes esse conselho é difícil de ser posto em prática. Afinal, como evitar contato com água e detergente se o trabalho de casa tem que ser feito? Por isso, além dessa orientação geral, existem outras recomendações para quem tem mãos sensíveis. Aqui estão algumas delas:

1. Ao lavar as mãos, use água fria e sabonete sem perfume e para pele sensível. Seque com delicadeza: em vez de esfregar as mãos na toalha, dê tapinhas na toalha. E, com as mãos levemente úmidas, passe hidratante.

2. Deixe na pia um pote de hidratante específico para mãos propensas a alergia, para usar depois de lavar suas mãos. Um bom ingrediente para o hidratante de mãos sensíveis é vaselina. Assim como o sabonete, o hidratante também deve ser sem perfume. Passe uma camada fina, para suas mãos não ficarem excessivamente engorduradas. Se você estiver usando algum creme de tratamento, ele deve ser aplicado antes do hidratante.

3. Deixe no local de trabalho seu sabonete e seu hidratante de mãos. Assim você evitará o uso de sabonetes agressivos e poderá reaplicar o hidratante várias vezes ao dia.

4. Durante uma crise alérgica, evite usar álcool gel nas mãos. Mesmo fora de crise, use o produto apenas se necessário.

5. Ao fazer o trabalho doméstico, use luvas de borracha. As luvas devem evitar completamente o contato com a água. Se entrar água na luva, interrompa seu trabalho, seque suas mãos e troque de luvas. Se o uso de luvas de borracha também agredir sua pele, use luvas de algodão embaixo das luvas de borracha. Pode ser incômodo no início, mas dá para se acostumar a trabalhar dessa maneira. Use água fria ou morna também na cozinha, evitando água quente.

6. Se você é profissional da saúde e tem alergia a luvas de látex, use luvas hipoalergênicas e sem talco.

7. Se você é professor e desenvolveu sensibilidade a giz, procure giz anti-alérgico, ou use dedais de borracha. E vá em frente com sua aula.

8. Se a causa de sua alergia for uma incógnita, converse com seu dermatologista sobre a possibilidade de fazer um teste alérgico de contato. O teste apontará os prováveis culpados pelo incômodo.

Fonte: Veja

M.A.: Cuidar do corpo não é só uma questão de vaidade. Muita gente, na tentativa de se afastar da vaidade, torna-se relapsa em relação ao seu corpo. “Deus não é honrado quando o corpo é negligenciado ou maltratado, ficando assim incapacitado para Seu serviço.” A Ciência do Bom Viver, p. 322. Cuidemos de nossas mãos, para que elas estejam sempre em condições de servir ao Senhor!!

Related Posts with Thumbnails

3 comentários

  1. Sou diretora do depto dos Ministérios da Mulher na minha igreja e tava dando uma busca na net, material para usar com as meninas(nem tanto), mas amei o site, tem muito do que eu procurava, estou feliz e a minha igreja vai gostar muito do que vou levar. Puxa, que bom! Obrigada.

    Um abraço, sua irmã em Cristo.

    Selma Guimarães.

  2. Olá Selma,

    Obrigada pela sua visita!! Fico feliz por ter conseguido algum material no site!! :D

    Estamos programando criar um espaço só para sugestões para Diretoras e Equipes do Ministério da Mulher, aqui no blog. Espero que ajude tb!! :D

    Indique o Blog para os amigos de sua Igreja!! Ficaremos felizes com a visita deles!
    Deus te abençoe!

  3. nadia marisa janke

    tenho alergia ao acrilico de montagem para fazer proteses,gostaria de saber que tipo de luva posso usar

Scroll To Top