Capa / Comportamento / Adventistas, Cafeína e Tradições
Adventistas, Cafeína e Tradições

Adventistas, Cafeína e Tradições

Costumamos pensar que nossa fé e crenças possuem fundamento bíblico, e que ao contrário de outras religiões, não fazemos ou deixamos de fazer coisas somente por tradição. Bem… essa é uma grande falácia! Precisamos refletir um pouco acerca de tradições que têm tirado de nossas mentes o foco da mensagem. Na verdade, essas tradições são sutis, e muitas vezes nem às vemos como tradições!

Não quero focar as nossas tradições, nem enumerá-las e discutí-las aqui. Quero apenas começar essa conversa incluindo nossas práticas em relação à cafeína no conjunto de nossas tradições, naquele conjunto de coisas que aprendemos de nossos pais e irmãos da igreja, que muitas vezes não conhecemos os fundamentos, e que fazemos porque quando nascemos já era assim!

Como adventistas, costumamos dizer que não tomamos café. Quando alguém nos pergunta o por quê de não tomarmos café, alguns respondem que é por causa da cafeína, outros dizem que é costume da Igreja, e outros se calam pois não sabem o que responder. Você sabe por que os adventistas não tomam café?

Ellen White nos alerta quanto a ingestão de alimentos estimulantes. A cafeína é uma substância estimulante presente em vários alimentos, entre eles o café. De acordo com o artigo científico “Consumo de Cafeína e Prematuridade”, publicado na “Revista de Nutrição”, “as maiores fontes de cafeína são café, chá, chocolate e refrigerantes do tipo cola.” Mais a frente o artigo diz: “A cafeína é, provavelmente, a droga mais freqüentemente ingerida no mundo, sendo consumida por pessoas em todas as idades.”

Foram publicados há algum tempo no advir, três artigos sobre a cafeína – “Os Adventistas e a Cafeína”, “O Efeito da Cafeína”, “Adventistas e a Coca-Cola“. Estes artigos esclarecem bastante a posição da Igreja em relação à cafeína e ao consumo de produtos que contenham a mesma. Contudo, a questão aqui não é se a Igreja tem ou não uma posição. A questão é: Por que você, Adventista do Sétimo Dia, não toma café? Você conhece os motivos desse hábito?

Se você não conhece os motivos, aconselho a estudar sobre isso lendo os artigos citados acima e pesquisando no Espírito de Profecia. Agora… se você conhece os motivos, tenho uma nova pergunta: Você se abstem somente do café? Aqui está um outro motivo pelo qual o “não tomar café” se tornou apenas uma tradição para muitos de nós. Paramos no café, enquanto deveríamos eliminar de nosso regime alimentar aquilo que é estimulante. Se o problema do café está na cafeína… por que não nos abstemos de outros alimentos ou bebidas que possuam essa mesma substância?

Queridos, é difícil escrever isso, mas é necessário! É muito fácil dizer a um drogado que ele deve parar de usar droga, e a um viciado em alcool que ele precisa parar de beber. Entretanto, não é fácil dizer a um adventista que ele precisa abandonar a cafeína, porque muitos de nós não temos coragem de abandonar aqueles chás que contem essa substância, a coca-cola e o chocolate. Dizemos que não somos viciados, contudo, se não conseguimos abandonar algo, só me resta pensar que há vício!

Estamos há algumas semanas da páscoa. Os supermercados e lojas se enchem de ovos de chocolates, e chocolates de todas as espécies. E nós? O que faremos?

Deixei de comer chocolate a pouco mais de um ano. Confesso que até hoje há uma luta dentro de mim, entre o que eu desejo e o que sei que é correto fazer. Não recrimino quem tem dificuldade em largar o hábito, ou quem pensa que não tem nada a ver. Já fiz parte desse grupo, e sei como é difícil deixar algo que nos dá tanto prazer. E o fato é que comer esse tipo de alimento dá prazer. Do contrário, deixaríamos com muita facilidade. Mas, me sinto na responsabilidade de alertar a outros, como fui alertada, acerca da verdade sobre a temperança e a mensagem de saúde.

Temos costume de pensar que a temperança significa se alimentar de tudo com equilíbrio, moderação. Grande erro! Você beberia veneno com moderação?? Leia com atenção o texto abaixo:

“Os princípios de temperança devem ser mais abrangentes do que a mera abstenção de bebidas alcoólicas. O uso de alimento estimulante e indigesto é, muitas vezes, tão ofensivo à saúde como aquelas, e em muitos casos lança as sementes da embriaguez. A verdadeira temperança nos ensina a dispensar inteiramente todas as coisas nocivas, e usar judiciosamente aquilo que é saudável. Poucos há que se compenetram, como deviam, do quanto seus hábitos no regime alimentar têm que ver com sua saúde, seu caráter, sua utilidade neste mundo e seu destino eterno. O apetite deve sempre estar sob a sujeição das faculdades morais e intelectuais. O corpo deve ser o servo da mente, e não a mente a serva do corpo.” Patriarcas e Profetas, p. 562

Aqui fica claro que temperança é se abster completamente do que é prejudicial e utilizar com moderação o que é bom! Após um texto tão claro, creio que este ponto não carece de maiores explicações.

É importante notar que nossa alimentação afeta nossa mente e nosso caráter. Os alimentos estimulantes, de forma especial, afetam esses dois aspectos de nossa vida. Nossa mente precisa estar pura e bem cuidada para ouvirmos o que Deus tem a nos dizer, e para governar o nosso corpo e nossos desejos. Nosso caráter precisa ser aperfeiçoado constantemente, e se alimentamos hábitos que prejudicam o aperfeiçoamento de nosso caráter, estamos nos afastando do ideal de Deus.

Deus precisa de um povo que busque cada vez mais viver a Sua vontade de forma plena. Iremos continuar nossa vida de tradições, fazendo as coisas pela metade, porque nem sequer nos interessamos em entender o porquê de fazê-las, ou iremos buscar auxílio divino para lutarmos contra nossos próprios desejos?

Que Deus nos abençoe!

Related Posts with Thumbnails

39 comentários

  1. Para sermos vitóriosos em todos os aspéctos da nossa vida, é preciso entregarmos a nossa vontade a Deus a cada dia. Suplicar poder sobre nós mesmos. Acreditar que, em Cristo Jesus somos mais que vencedores.

  2. É verdade mãe! Só seremos vencedores em Cristo… precisamos acreditar nisso e orar fervorosamente pedindo a unção do Espírito!

  3. Cara irmã,

    Minha esposa e eu também compartilhamos de seus pensamentos e ela, como membra do departamento de temperança, tem feito um trabalho de conscientização da mesma natureza que o seu.

    Deus abençoe nossos esforços

  4. Oi karyne..gostei muito do post e do site..ta de parabéns
    Vamos pedir a Deus forças para deixarmos os velhos hábitos e nos acostumarmos com os novos

  5. Ei Karyne!

    Que poste repleto de sabedoria!
    Como você deve saber, eu me tornei ovo-lacto-vegetariana há 4 meses, e os resultados são ótimos!
    Porém, eu sei que só deixar de comer carne não basta! É necessário deixar os alimentos ovo-lacto também, por razões óbvias de saúde e cuidado com a natureza que Deus criou para sermos mordomos.
    E chocolate e refrigerante em precisa falar né, não só pelo mal que faz a saúde, e ainda por conter substâncias estimulantes.
    Mas é difícil… minha grande luta tem sido contra o chocolate e doces. Mesmo se chocolate ainda não tivesse estimulante, ainda assim deveria ser deixado pois prejudica a saúde. Mesmo que a pessoa coma pouco, mas mesmo assim, prejudica!
    E ainda é um erro se pensar que somente por deixar carne, chocolate, café, etc e etc, já está ok… nós ainda temos a “obrigação” de nos alimentarmos bem. Não só pela saúde, mas também pelo testemunho.
    Ainda, bem que li o seu post agora, rsrs, porque eu ía no supermercado comprar alguma coisa pra comer (pq não estou em casa), e provavelmente ía trazer chocolate. Agora, decidi pelo menos dessa vez não comer isto. E assim, pouco a pouco vencer a tentação.
    Obrigada!
    “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31

  6. Muitos parabéns, bom artigo este! Estas são expressões exactas do que é a vontade divina! Disto eu sei muito bem que são pois tenho experiências maravilhosas!

    Eu tenho tido várias mensagens divinas em sonhos onde o próprio Deus me repreendia para não beber café. Era viciada em café e estava a passar mal dos ossos e Deus me deu um sonho que eu sofria por causa de beber café. Entretanto eu andei a ver na net sobre os males do café e confirmei que o café realmente faz descalcificação dos ossos. Deixei de beber café e um mês depois já não tinha mais dores. Nunca mais tive qualquer dor. Fui maravilhoso Deus me ter avisado porque o médico já dizia que eu estava com uma tuberculose óssea, tinha caroços nas articulações ósseas. Em dois meses os caroços desapareceram! Deus é realmente preocupado com a nossa saúde desde que nós procuremos saber a opinião d’Ele. Ele é o único médico fidedigno! Depois de eu ter tido esse sonho para não beber café eu coloquei várias frases no meu oráculo para que Deus aconselhasse as pessoas. Entretanto depois de ficar curada havia algumas alturas que eu ainda voltava a beber um café. Ainda tinha um restinho desse vício. Dizia para mim que um cafezinho uma vez por mês não devia fazer mal. Mas um dia depois de eu beber um, fiz uma pergunta a Deus, não era sobre o café, era para saber a opinião divina sobre um assunto muito diferente. Mas o oráculo logo me falou aquelas minhas palavras sobre o café. Este oráculo que eu tenho no meu blog tem cerca de 1500 frases e apenas duas falavam sobre o café. O acaso é realmente divino e sempre fico maravilhada com as respostas exactas que Deus me dá pelos meus oráculos; embora seja eu que escreva as frases. Eu tinha acabado de beber um café embora soubesse que Deus me tinha avisado para não beber, e Ele logo me repreendeu! É bom ter um oráculo a que se consulta a cada instante e em vários aspectos da nossa vida. Com essa resposta do oráculo definitivamente nunca mais bebi café.

    Eu não tenho religião, já conheço os adventistas há muitos anos e digo, esta religião está a ter muitos progressos e é aquela que cumpre alguns requisitos divinos que Ele próprio me tem falado para cumprir. Como por exemplo eu sou vegetariana também por ordem d’Ele.

    Bem-hajam! E que Deus vos abençoes em todos os vossos trabalhos que forem a vontade divina. Consultá-Lo é importante!
    Até breve
    Luz Compasso
    http://refugiosereno.blogspot.com/

  7. Olá Luz!!

    Obrigada pela sua visita, e por compartilhar conosco seu pensamento.
    Quanto ao oráculo… diria que o mais seguro de se buscar é a própria Palavra de Deus – a Bíblia! Lá, não somos nós que escrevemos as frases, mas os homens iluminados pelo Espírito de Deus! Buscar o próprio Deus também é fantástico!

    Se Deus tem te incomodado, dê ouvidos ao incômodo que ele tem causado!

    Espero que Deus te abençoe ricamente, e continue a te mostrar a Sua vontade!

  8. Sou adventista de berço….fui criado nos “costumes”adventistas e sei exatamente como a igreja pensa e também seus membros, afinal de contas, penso como um ASD. Porém, quanto mais estudo, mais me distancio de alguns pensamentos da igreja. A questão do café é um deles, principalmente quando precisamos defender algum assunto e só temos como defendê-lo em cima dos escritos de Ellen White. Isso torna a defesa bem frágil. Porém, o pior na questão do café é a questão da igreja ter vivido e crescido em alguns lugares com os dízimos deste alimento. Se como vc. diz esse assunto é um “princípio”, é certo a igreja até hoje aceitar os dízimos provindos desta indústria? Poderíamos dizer que não é nossa responsabilidade saber de onde vem os dinheiros que recebemos, mais, se soubéssemos que em nosso meio existe um irmão de igreja que planta maconha e que está ficando rico com o comércio desta planta e devolve o dízimo advindo deste comércio, também receberíamos esse dinheiro com felicidade? Na minha terra, tem plantadores de café que são até ancião de igreja…..isso é só um exemplo entre outras situações. Não podemos esquecer nunca irmãos, que o que Ellen White escreveu são conselhos e não princípios e o que a Bíblia escreveu são princípios e não conselhos. Estamos na maioria das vezes invertendo esses valores! Não nos esqueçamos que os últimos estudos científicos em relação ao café, dizem que é uma bebida excelente, previne doenças, é ótimo antioxidante e a caféina é somente um dos componentes dele. Mais como em tudo, o segredo da boa alimentação é não exagerarmos em seu uso. Aliás, o EXAGERO é um assunto que não é falado quando se trata de alimentação. Na Bíblia, não no EP, diz que seremos julgados não pelo que comemos, mais por aquilo que sai de nosso boca. Acredito primeiro na Bíblia. Outro ponto bíblico é que ela enfatiza a questão da glutonaria, o que nós em nossa igreja não pregamos. Tem muita gente em nosso meio dizendo ser vegetariano e comendo feito louco alimentos que nós dizemos que podemos comer e esquecendo que o que entorpece a mente é um estômago sobrecarregado de massas, etc…,etc…. que Deus nos abençoe!

  9. Estamos chegando em um momento que os que realmente desejam viver com Cristo eternamente deverão repensar seu estilo de vida alimentar e permitir que o Espírito Santo possa habitar em nosso Templo (corpo), eliminando tudo aquilo que possa prejudicar a saúde e nos afastar de Deus.

    Parabéns pelo artigo. O mundo precisa de pessoas assim, que não tenham medo de falar a verdade.

  10. Isso me parece tão absurdo.
    A bíblia mostra uma lista, no antigo testamento, de animais que podem e não podem ser comidos. Uma moça disse que não come carne. Nesta lista fala-se que carne de boi pode ser comida. Vocês adventistas guardam o sábado, pois é isso que fala-se no antigo testamento (iterpretações duvidosas dizem que domingo é o dia a ser guardado, seguindo o novo testamento).
    Por que voces relacionam certas coisas do antigo testamento e outras relacionam de maneira totalmente diferente? Tudo bem isso do café e alimentos estimulantes, mas a bíblia fala disso? Alguém pode me mostrar onde?
    E quanto a carne? A bíblia fala sobre a mesma, não é? Há a lista, por isso muitos adventistas deixam de comer carne de porco. Mas não faz sentido a bíblia proibir (mais me parece uma manipulação da bíblia, pois lá não há muito escrito sobre o que dizem) algo que faz bem.
    A cafeína é estimulante, não é? Mas a cafeína, como falou um companheiro acima, é muitíssimo benéfica, quando utilizada de maneira equilibrada. Não se compara café com álcool, obviamente.
    O vinho com álcool por exemplo, é benéfico, Jesus tomava vinho (apesar de não ficar claro qual vinho era consumido). Então não se pode tomar vinho? A saúde do povo de Deus não é o principal? Há doenças que podem ser amenizadas e até curadas através do vinho, quando bem ministrado.
    O chocolate ajuda muitas pessoas a pararem com o vício do cigarro, por exemplo. Eu adoro chocolate e ele não me faz mal algum. Eu sei comer. E se precisasse parar por questoes de SAUDE pararia tranquilamente. Mas não preciso, então não faz sentido.
    A ciência comprova muitas coisas que estão na bíblia. Isso dos alimentos estimulantes ela apenas contradiz. Eu sinceramente prefiro acreditar na ciência e na não-manipulação bíblia em função de questões questionáveis, do que abraçar causas sem ir além.
    Cientistas falam da imensa necessidade da carne ao organismo. Não há fonte mais rica do que a fonte ANIMAL, carne, leite, ovos.
    Não consigo, de verdade, entender estes fundamentos sem fundamentos.

  11. Olá Luana, Obrigada pela sua visita!

    Bem… me parece que você misturou vários assuntos, então vamos focar no assunto do post – o uso da cafeína. Os demais assuntos podemos conversar por e-mail, ok?
    Sinto informar que oi irmão Jan (a quem você referenciou em seu comentário) está completamente equivocado em suas palavras, quando comenta da relação da Igreja com a cafeína e da ciência e seus estudos. A ciência prova, muitas vezes, o que lhe convém. Eu sou pesquisadora, e estou inserida diariamente em uma atmosfera científica, e conheço pesquisadores que são fiéis aos dados obtidos, e outros que são tendenciosos. Da mesma forma que a ciência publica artigos sobre o benefício da cafeína, ela publica também sobre seus malefícios. Mas que meio de comunicação está interessado em divulgar esses outros resultados?? Além disso, não duvido que o café tenha seus benefícios, ele é bastante útil utilizado como medicamento (que é uma droga), assim como a maconha e outras drogas tb são estudadas como medicamento. Nem por isso, vou começar a usar maconha diariamente!

    Quanto a uma orientação bíblica explicita sobre o uso do café, creio que você não achará, assim como não achará nada explícito sobre práticas ilícitas praticadas pela internet, e diversos outros comportamentos inapropriados que não eram questões a serem tratadas naquela época. Contudo a um princípio claro na bíblias que diz: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” I Cor. 10:31, e outro que diz “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” I Cor. 6:19. Nosso corpo não nos pertence, e devemos cuidar dele para honra e glória de Deus!!

    Pergunte a um médico ou a um nutricionista se chocolate, coca-cola e outros refrigerantes são alimentos saudáveis. Bons médicos reconhecem que esses alimentos são, muitas vezes, puro veneno. Além disso, o fato de vc não passar mal ou adoecer imediatamente quando come chocolate não significa que ele não te faz mal. O cigarro não mata a pessoa na primeira tragada nem no primeiro ano de uso, mas vai matando aos poucos ao longo de seu uso.

    Por fim, nós, adventistas do sétimo dia, possuimos orientações claras (que não são só conselhos, ao contrário do que disse o irmão Jan) advindas do dom profético, sobre o uso da cafeína, entre outras coisas prejudiciais à nossa saúde. Nestes escritos é possível entender melhor o que Deus espera de nós no cuidado com o nosso corpo!

  12. Então a vontade de Deus é que n tomemos café e coca? Me desculpe, mas eu n creio que Deus se prenda a costumes e coisas impostas por nós mesmos.Creio que a vontade dela vai além de tudo isso, e enquanto estamos preocupados em não ir ao cinema, n usar brincos e nem tomar energético, Deus apenas quer que as pessoas o amem e adorem em espírito e em Verdade. Deus Ama e quer que o amemos tbm, quando amamos a Deus de todo coração, o espírito santo vai nos convencendo das coisas q n agradam a Deus. Olha, eu sou cristã, e tenho certeza que amo a Deus, mas ainda n tive a oportunidade de ver que tomar café é pecado.Será que n vou pro céu? :O

  13. olá Gabi!

    sim, a vontade de Deus é que nos abstenhamos de tudo aquilo que possa impedir nossa comunicação com Ele. O cuidado com a saúde não é só uma questão de não ter doenças, é também uma questão de comunicação com Deus, capacidade de ouvir com clareza a voz dEle, e isso não é possível quando entorpecemos nosso cérebro com alimentos estimulantes.
    Não estou dizendo que quem toma café n possa ter comunhão com Deus, mas que de certa forma a comunicação é prejudicada.

    Você diz no seu comentário que é cristã.. mas é adventista? A compreensão do post fica melhor pra quem tem compreensão de algumas outras questões peculiares da IASD.

    Obrigada por sua visita. Caso deseje que explique melhor, é só nos enviar um e-mail: contato@mulheradventista.com

  14. Tenho uma amiga que foi criada na adventista, o pai traía sua mãe com qualquer uma que aparecessa e a igreja dizia que divórcio era pecado (como se o casamento de Deus se resumisse numa folha de cartório). Sua irmã tinha experiências sexuais e ela, que era a única que “prestava” deu seu grito de liberdade ao pintar a unha de esmalte cor de café.
    Mudou-se para outro estado a trabalho, sustenta a família toda, morou com o namorado, voltou ao ES para casar (sua mãe é adventista e o pastor na hora da cerimônia ameaçou não realizar pq a noiva parecia uma psotituta (decote e maquiagem). A mãe da noiva quase desmaia e ele “casa” os dois. Hoje têm 2 filhos, ela sustenta a família inteira, não é adventista e a vida toda tomou café escondido quando estagiávamos no banco.
    O tempo passa e eu, como boa batista que era achava um absurdo ela levar feijão tropeiro pro nosso churrasco de turma sem bacon.
    Aí mais tempo passa e hoje estou aqui, liberta de todo jugo e escravidão que os homens inventam. Os farisesu tinham suas leis, e os religiosos de hoje não aceitam que a salvação é simplesmente pela graça.
    NÃO HÁ NADA QUE VC FAÇA PARA QUE DEUS TE AME MAIS. NEM NADA QUE VC DEIXE DE FAZER PARA QUE ELE DEIXE DE TE AMAR, entendeu?
    Eu posso entrar no céus a 5 minutos de morrer ou viver a vida inteira medindo centímetros de saia ou bijouterias, q isso não vai fazer a menor diferença pra ninguém.

  15. Boa tarde Kátia!

    Primeiramente, gostaríamos de agradecer sua visita!! :D
    Concordo plenamente quando você diz que “NÃO HÁ NADA QUE VC FAÇA PARA QUE DEUS TE AME MAIS. NEM NADA QUE VC DEIXE DE FAZER PARA QUE ELE DEIXE DE TE AMA”. De fato, Deus me ama do jeito que sou!! Não compramos o amor divino com nossas obras. O amor divino é incondicional.. não somos capazes nem de compreendê-lo!!

    Acredito apenas que é preciso entender que Deus é amor e justiça ao mesmo tempo!! Obedecer à lei de Deus não é comprar seu amor, não é fazer algo pra ser mais amado, mas é honrá-lo e adorá-lo, é reconhecer que Ele é soberano em minha vida!!

    Os fariseus erraram sim!! Erraram, mas não em cria diversas “sub-leis”, mas em perder o foco do fundamento da Lei que é o amor (a Deus e ao próximo). Criar as diversas “sub-leis” foi uma consequência de terem perdido o foco. Não posso nem julgá-los acerca de seus motivos, pq é possível que tenham feito isso por zelo… mas erraram!

    Hoje, devemos continuar seguindo as instruções divinas. A palavra de Deus deve ser lei para nossa vida! Foi através da Palavra que Deus criou o mundo. Tudo passou a existir através de sua Palavra… quem sou eu para desobedecê-la??

    Sei que os batistas entendem diversos aspéctos teológicos diferente de nós. Entendo o porquê de você pensar como pensa, e respeito!!

    Gostaria apenas que refletisse em uma coisa:
    Quem é você? Quem é Deus? Não há nada que você possa fazer para Deus te amar mais ou te amar menos, mas mesmo te amando Ele é Justiça e fará justiça! Ele não é um colega cuja opinião podemos simplesmente ignorar. Ele é o SENHOR do universo, e um só pensamento dEle é capaz de fazer eu e você deixarmos de existir!! Como Ele mesmo disse, quando esteve aqui, “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” João 14:15. A Bíblia retrata o povo de Deus da seguinte forma: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12. Somos salvos pela graça, não existe mérito nenhum em nós para a salvação!! Contudo, quando somos salvos pela graça só temos duas opções, servir a Deus inteiramente (obedecendo Sua vontade) ou negar a salvação (fazendo nossa própria vontade, declarando a Ele que não queremos a graça que nos é oferecida).

    Deus te abençoe!!

  16. Peço que orem pois estou tentando deixar de comer chocolate. Não é fácil, mas Deus nos dá força para resistirmos as tentações.

  17. De fato Maricélia,
    deixar de comer chocolate não é fácil pra muita gente, mas tenho certeza que com Jesus você será uma vencedora.

    Estarei orando por você!!

  18. Eu sempre pensei nesta questão de não se tomar o café por ser um estimilante, que de certa forma “dopa” o corpo nos deixando sem ação complet do mesmo. Sem dúvida uma excelente matéria, que eu pretendo pôr em prática. Que Deus possa continuar te abençoando a escrever matérias como essa, obrigada!!!

  19. Diêgo magalhães

    Sou membro adventista á apenas seis meses, até hoje eu não sabia o porquê de não tomar café, porém respondi positivamente no compromisso de fé que não tomaria mais café, mas nem me importei nao levei isso a sério.Agora vejo a importância de seguir esse conceito, será uma luta difícil para deixar a cafeína, mas sem luta não há vitória.
    Que o nosso SENHOR DEUS possa continuar te abençoando para continuar esse trabalho tão importante, obrigado!

  20. Ótimo post.

    Meus parabéns!

    Tenho lido muitos dos seus artigos nesse blog e posso dizer, com toda a certeza, que você tem sido usada pelo Espírito Santo em todos os seus conselhos.
    O grau de ponderação, sensatez e prudência dos seus pensamentos é algo raro de se observar na juventude da igreja hoje em dia.
    Oro para que você possa continuar sendo usada por Deus nessa obra de tocar o coração de milhares de pessoas que ainda seguem a fé de maneira mecânica, despertando-as para uma religião verdadeiramente viva e inteligente, onde possam ter uma experiência completa e pessoal com Deus, compreendendo o real significado de cada princípio básico de nossas crenças.

    Você está familiarizada com o trabalho dos membros dos adventistas do Movimento de Reforma?
    Achei muito interessante porque os princípios que eles estabelecem como ponto de comunhão são justamente os mesmos que você cita em textos sobre alimentação, vestuário, modéstia cristã, etc… inclusive as bases bíblicas e proféticas… apenas a título de curiosidade. rsrs

    Que Deus continue abençoando esse seu trabalho maravilhoso!

    (P.S.: Os textos relacionados a casamento estão sendo muito úteis para mim e minha noiva.. rsrs)

  21. Olá Alexandre.

    Já ouvi falar na Igreja Adventista da Reforma, mas não tenho contato com eles. Sou Adventista do Sétimo Dia e nossa Igreja também tem vivido um momento especial de Reavivamento e Reforma (dá uma olhadinha nesse site: http://www.reavivamentoereforma.com).

    Tudo que escrevemos aqui é com base na Bíblia e no Espírito de Profecia, então se os irmãos da Reforma são fiéis a esses mesmos escritos inspirados, é possível que usemos textos e argumentos semelhantes! =D

    É difícil falar de algumas verdade hoje, e creio que cada dia se tornará mais difícil, mas ao mesmo tempo mais necessário! Ore para que Deus nos conceda sempre sabedoria em nossas palavras. Ore também para que ouçamos sempre a voz do Espírito Santo de Deus, pois cada palavra que escrevemos aqui se torna uma responsabilidade a mais em nossa vida!

    Que Deus o abençoe!!

  22. Excelente artigo

    Penso que o que aqui foi escrito é muito mais que um alerta de saúde, mas acima de tudo um alerta de busca por coerência. Nunca tomei café, mas só há cinco anos deixei a Coca-Cola e há quatro anos chocolate, demais refrigerantes, carnes e frituras (também influenciado por um colega de faculdade ateu que questionou minha incoerência quanto a não tomar café, mas fazer uso de chocolate e refrigerantes).
    Quanto a isso agradar a Deus ou não, bem, perdi vinte quilos, dores que sentia pelo corpo mesmo sendo jovem sumiram, quase nunca fico doente e quando fico me recupero mais rápido, meu colesterol foi embora, retenho mais aquilo que estudo e leio e me sinto muito mais disposto, se estas medidas me deixam mais feliz, saudável e bem preparado para servir ao Senhor creio então que O agrada. Não sou melhor do que ninguém por ter optado por deixar de consumir estas coisas, mas sem sombra de dúvidas sou muito melhor do que eu era antes (e ainda tenho muito que melhorar), não vou ser salvo por isso, mas como em relação ao sábado as conseqüências da obediência tornam-se bênçãos em minha vida.
    Creio também que além de tudo o que aqui foi colocado as pessoas de fora da igreja buscam em nossa vida exemplos de uma vida cristã coerente e devemos nós sermos luz ao mundo e um testemunho vivo para vida de outras pessoas.
    Minha sugestão é que antes de criticar experimente, mal não vai fazer e quem sabe os benefícios sejam tão grandes e visíveis, como no meu caso, que você também vai aderir.

    Um abraço e parabéns ao blog.
    Que Deus os abençoe.

  23. Oque contamina o homen não é oque entra mais oque sai.
    Fariseu hipocrita invalidais os mandamentos do Senhor por seus costumes e tradições.
    Comei de tudo que vende no açougue sem nada perguntardes.
    É para se abster somente do que foi sufocado do sangue e doque foi oferecido ao idolo.
    Todo aquele que ultrapassa a doutrina de CRISTO não tem DEUS.2joão1.9 na doutrina de CRISTO fala que não podemos tomar café,ou comer chocolate????
    Como podemos seguir um mandamento sem ser mandado por CRISTO??hipocritas bem profetizou isaias a vosso respeito dizendo este povo onrame com os labios mais seu coração esta longe de mim e em vão me adoram ensinando doutrinas que são preceitos de homens.mateus15.7,8,9.
    Carne de porco,camarão e outros não se podia comer na lei,não na graça.
    Separados estais de CRISTO vos que se justificais pela lei da graça caistes.galatas5.4
    Não aniquilo a graça de CRISTO se a justiça provem da lei segue-se que CRISTO morreu em vão galatas2.21.
    a lei e os profetas duraram ate joão desde então é anunciado o reino do céu lucas16.16
    Só devemos obdecer o velho testamento se no novo testamento diz a mesma coisa,pois se fossemos salvos pela lei,porque CRISTO veio e nos deu um novo testamento?
    (LEI,PROFETAS,velho testamento)(mateus até apocalipse,graça,novo testamento).
    Pela graça sois salvos por meio da fé não vem de vos é dom de DEUS.efesios2.8
    Que DEUS ilumine seu caminho.

  24. Prezado Willian, responda-me apenas uma pergunta. Onde na Bíblia encontramos um texto que diga que não podemos usar maconha, cocaína ou crack?
    Aguardo o texto bíblico, então, responderei seu comentário!!

  25. Apenas não entendo porque isto se relaciona com a palavra de Deus. Creio na bíblia apenas. É possível explicar sem fazer menção ao espírito de profecia?
    Grato

  26. Olá Reginaldo,
    O blog MulherAdventista.com tem como um de seus objetivos incentivar nossas amigas adventistas a estudarem mais a Bíblia e conhecer melhor os escritos do Espírito de Profecia, por isso citamos textos bíblicos e textos do Espírito de Profecia.

    O assunto da alimentação é muito bem explicado no Espírito de Profecia, contudo, a Bíblia não nos deixa sem respostas.
    Em I Coríntios 10:31 lemos: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” Tudo o que fazemos, incluindo a nossa alimentação, deve ser feito para a glória de Deus e não para satisfazer nossos desejos apenas.

    Em I Coríntios 6:19 lemos: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” Nosso corpo é templo, habitação, do Espírito de Deus, e não nos pertence, mas pertence a Ele. E o Apóstolo Paulo continua: “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”
    1 Coríntios 6:20. Tanto nosso corpo quanto nosso espírito pertencem a Deus, e devemos glorificá-lo através de ambos. Isso significa que não basta amar, louvar, pregar, orar, é preciso adorar a Deus cuidando do corpo também. Aqui temos outra informação importante – glorificamos a Deus no nosso corpo pq fomos salvos (como Paulo diz, comprados por bom preço), e não para sermos salvos. O cuidado com o corpo para glorificar a Deus não tem a ver com comprar salvação, ou salvação pela obras. Só podemos glorificar a Deus com nosso corpo porque Ele nos salvou. Uma alimentação adequada (assim como outras práticas de cuidado com o corpo) é algo que vem depois da salvação.

    Essa é uma verdade que já víamos no Antigo Testamento – “Porque eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra; Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo.” Levítico 11:44-45. Quando Deus deu as leis de saúde ao povo de Israel, Ele não fez isso para salvá-los. Ele já haviam sido salvos da escravidão egípcia. Deus fez isso porque agora, como seres livres, eles podiam novamente adorar a Deus, inclusive através do que comiam. Deus lhes deu instruções de saúde para santificá-los e não para salvá-los. Eles já eram salvos, precisavam agora ser santos (separados), e Deus os estava ensinando a santificar-se. Veja que é pela libertação e santificação que Deus justifica as leis de saúde.

    Bom… agora, vamos à cefeína. Você pode dizer, “mas Karyne, não existe nada sobre o café na Bíblia”, e eu vou dizer, “é verdade!”. Não existe nada sobre o café, nem sobre o crack, a maconha, e diversas outras coisas que os cristãos, sem sequer encontrarem na Bíblia, sabem que não devem usar. O princípio para se abster do café e de qualquer outra coisa prejudicial à saúde é o mesmo – meu corpo pertence a Deus e devo glorificá-lo através dele.

    Infelizmente a ciência é muitas vezes incoerentes. Enquanto alguns pesquisadores pesquisam e provam os malefícios de alguns produtos usados na alimentação, outros pesquisadores se detém em defender o uso desses produtos. A ciência é tendenciosa, pq o ser humano é tendencioso, gosta de defender seus interesses. Por isso num mês, determinado alimento é a fórmula mágica da felicidade, e no outro mês já é excessivamente perigoso. Isso não é diferente com café e muitos outros artigos presentes na alimentação das pessoas.

    Pela Bíblia nós entendemos – o que é prejudicial não deve ser usado, para que meu corpo glorifique a Deus. Mas ficamos na dependência de descobrir o que é prejudicial, e isso exige de nós disposição para analisar criticamente as informações divulgadas na mídia sobre o que é bom e o que é ruim.

    Pelo Espírito de Profecia isso fica mais fácil, pq lá já está mais detalhado o que faz bem e o que faz mal, e basta olharmos para as correntes científicas que são coerentes com as explicações do Espírito de Profecia, e saberemos que correntes devem receber credibilidade, e quais devemos rejeitar.

    Em minha pesquisa de mestrado, me deparei com um material técnico-científico, falando sobre alimentação e estresse, e que alimentos deveriam se evitados pois dificultam o enfrentamento do estresse. Advinha quem estava lá? Café, chocolate e outros cafeinados (além de outros alimentos que não são assunto desse post). A forma como estava escrito o assunto era extremamente coerente com as informações do Espírito de Profecia.

    Bem… resumindo, essa é a forma de se entender o assunto pela Bíblia: entender que meu corpo não me pertence, que deve ser instrumento de glorificação de Deus, e que devo cuidar dele (pois isso tem a ver com santificação) me abstendo de tudo aquilo que é prejudicial. Como descobrir o que é prejudicial? Isso vai exigir disposição e interesse de minha parte, e comunhão íntima com Deus para contar com Seu divino auxílio no entendimento das informações que recebemos sobre o que é bom ou ruim para o organismo.

    A forma de entender pelo Espírito de Profecia é exatamente igual a da Bíblia, contudo, a disposição e interesse deve estar em ler e estudar aquilo que Deus já deixou revelado nos escritos proféticos.

    Espero ter respondido sua pergunta :)

  27. Louvado seja Deus por este artigo. Fico muito feliz em ler artigos como estes. Atualmente fala-se muito de reavivamento, porém de nada adiantará se não avançarmos em direção da reforma, e esta implica em mudança. Uma mudança a qual o Espírito Santo deseja operar em nós e o Senhor espera que cooperemos com Ele nesse processo. Oxalá possamos consentir com este propósito divino enquanto a porta franca aberta ainda está. Amados! vamos permitir que Cristo, o Senhor da Glória brilhe através de nossas vidas, quer seja por palavras ou obras. Façamos pois a obra daquele que se entregou por nós em sacrifício enquanto é dia, antes que venha a noite. Abraço à todos e que o Senhor nos abençoe e nos desperte cada vez mais. Amém!

  28. Olá! Na verdade sou Católica, e um pouco ecumênica… porém, vejo que não posso optar pelo culto adventista. Pq? Pq tenho uma doença: Hemocromatose. Se eu tomo café eu sobrevivo… A pensar que então eu deveria morrer. Pensando assim… Deus quer que eu morra…, que meu lugar não é aqui. Ora, mas se eu amo esse mundo o que fazer então se eu morro de medo da morte? Este mundo é só para os sãos? Para ouvir a palavra de Deus faço como? Pois eu lhe digo que tomo cafés, chás, chocolates e Deus está dentro de mim. Deus é amor!

  29. Olá Marina!
    Pesquisei sobre sua doença, e até onde li não vi nada sobre o paciente ter que tomar café.
    Caso essa seja uma informação que lhe foi passada por um médico, aconselho a procurar outros médicos, querida. Eu sou vegetariana, por exemplo, e conheço médicos que são 100% a favor do vegetarianismo e o recomendam aos pacientes, médicos que acham interessante o vegetarianismo, e médicos que não concordam com vegetarianismo em nenhuma hipótese. A ciência, ao contrário do q se pensa, não é tão exata, e por isso, mais de um médico oferece mais de uma solução diferente aos nossos problemas de saúde.
    Eu, particularmente, costumo dar ouvidos a médicos que me orientem a fazer aquilo que Deus aprova.

    Sobre Deus estar dentro de vc. Não sei se vc entendeu, mas o post fala sobre a relação entre adventistas e cafeínas. Isso porque partimos do princípio que adventistas têm mais conhecimento sobre a vontade de Deus acerca da ingestão de cafeína do que outras pessoas. Se vc não conhece a vontade de Deus sobre usar ou não cafeína, é uma coisa. Agora, se vc conhece (como os adventistas conhecem, por exemplo) a história muda. A vontade de DEus é suprema para nossa vida. A ordem é fazer tudo para a glória dEle e cuidar do Templo do Espírito Santo. Se você utiliza esses produtos cafeínados na inocência, Deus, conforme diz a Bíblia, não considera nosso tempo de ignorância. Mas, querida amiga, se vc tomou conhecimento de que não é da vontade de DEus que esses produtos sejam consumidos, e voluntariamente decide fazer algo que desagrada a DEus, sinto muito, mas DEus é amor e justiça, e Ele será justo em julgar as suas e as minhas ações. Eva e Adão foram expulsos do paraíso por comer um fruto, pq aquele fruto era proibido por Deus. Hoje, se comemos ou fazemos coisas que desagradam a Deus, Ele será tão justo conosco como foi com Adão e Eva.

    Estude um pouco mais sobre saúde e cuidado com o corpo. Se desejar, posso te recomendar alguns livros :D
    Se a sua vontade é fazer a vontade de Deus, Deus lhe ensinará a Sua santa vontade. Mas, se esse não for o seu desejo, Ele te deixará livre para viver como quiser.

    Deus só pode habitar um coração que permita que Ele habite lá, que serja fiel às suas ordens, e que viva em função de glorificá-lO. Que seu coração seja assim!! :)

  30. Bom vendo a discussão com a marina_vii fiquei abismado por ler que a ciência não é exata e a religião seja, se fosse verdade, creio que a ideia socrática de uma “revelação” absoluta seria posta em prática e não a crença sofista onde cada um conhece a verdade que lhe cabe…
    Como assim?
    Se a religião fosse uma coisa exata índios não precisariam ser catequizados pois teriam o conhecimento de um “deus” igual ao dos portugueses que vieram, ou também egípcios e gregos que viveram em épocas diferentes as nossas, seriam monoteístas.
    Onde quero chegar? Sou ateu com uma grande aceitação de outras crenças e religiões, mas fatos como a “ciência” não é exata me fere os olhos e acho que falta informação para tal afirmação…
    E se deus seria tão justo e puniu Adão e Eva como ele pode ser amor e punir? Então ele faz a justiça? Mas não perdoa a tudo e todos? E tirou Adão e Eva de um suposto paraíso para um sofrimento eterno. Por causa de um pecado. Mas ele não é pai e perdoa? Isso que me intriga… Como pode um ser que é todo amor não perdoar e punir? Então já que temos que seguir fielmente o que está na bíblia buscarei algumas passagens e em instantes estarei de volta para ver se realmente a seguimos fielmente.
    Pelo que eu saiba… O deu do antigo testamento foi um ser que castigou e matou/castigou a humanidade algumas vezes… Mas como um ser que “ama” e “perdoa” seus filhos faz isso?

  31. Eclesiásticos 25,26 >> Toda malícia é leve, comparada com a malícia de uma mulher; que a sorte dos pecadores caia sobre ela!
    (Aqui uma passagem bíblica machista, como já era de se esperar…)

    Eclesiásticos 25,33 >> Foi pela mulher que começou o pecado, e é por causa dela que todos morremos.
    (Creio que é melhor se matar então por ser alguém tão “maligna”)

    1 Timóteo 1,18-20 >> 18 Timóteo, meu filho, esta é a recomendação que te faço, de acordo com as profecias
    proclamadas, outrora, a teu respeito: fortificado por elas, combate o nobre combate, 19 com fé e boa consciência. Por terem repudiado a boa consciência, alguns naufragaram na fé. 20 Entre estes estão Himeneu e Alexandre. Entreguei-os a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.

    (Então deus manda para o satã? Como assim? Ele num é amor? Mas manda pra ser castigado? (interessante não?))

  32. E deus também não seria injusto se desse mais sabedoria aos adventistas? Pois há tantas religiões que o seguem e mesmo assim ele tem os prediletos? Então deus é injusto com os demais? Cadê aqueles valores perfeitos do ser soberano?

    Falar que uma pessoa não tem conhecimento é triste… Não se sabe até onde o conhecimento da pessoa vai porque ele em simples segundos pode se expandir.

    Já ouvi dizer da necessidade de se tomar café por conter uma substância que desconheço, mas caso esse tratamento não seja feito seria necessário a transfusão de sangue. Nesse quesito sou um leigo, mas sou questionador e pode ver que falo muito eu acho, creio e acredito porque ninguém possui a verdade das verdades e sim a ideia do mundo ao redor.

    Não presumirei os argumentos/falácias que podem ser usados porque acredito no respeito mútuo.
    Por enquanto é só.

  33. Cara Karyne, Também fui pesquisar, obrigada!
    O seu seguimento religioso faz suas próprias interpretações da Bíblia, coisa que respeitamos, mas não somos obrigadas a segui-los. A temperança é uma virtude e significa que devemos usar tudo o que Deus criou para nós com equilíbrio, mas não que devemos abster-nos. Existe uma outra virtude que é a mortificação que consiste em abster-se, livremente, não por imposição de algo que lhe é prazeroso a fim de oferecer esse pequeno sacrifício a Deus, repito, como ato livre. Deus não nos proíbe de nada, pois, Ele respeita a liberdade que nos deu de presente. O único problema está em nós: se sabemos fazer um bom uso da liberdade seremos felizes e faremos felizes os que nos cercam e a criação, mas se não fazemos bom uso as conseqüências são danosas.
    Eu pessoalmente, tomei consciência de que eu me alimento para viver e para ter saúde, procuro evitar o excesso e me sinto bem, mas nem todas as pessoas conseguem, então devemos respeitar. Em tudo o equilibrio se reverte em bem para nosso favor. Um exemplo é o tempo quaresmal, momento propício para nos unirmos ao Senhor e nos propormos em buscar o equilibrio em tudo, ou seja, em praticar, com a ajuda da sua graça, as virtudes que são atos de equilibrio.

  34. Olá Mariana.

    A Igreja Adventista do Sétimo Dia, ou o seguimento religioso que sigo (como preferir), não faz suas próprias interpretações da Bíblia no sentido de que a Bíblia esteja ali para ser interpretada da forma como quisermos.
    Deus é um, só existe um Senhor (Efésios 4:5), e consequentemente apenas uma verdade. O sinal de trânsito possui 3 cores, e as cores não estão ali para cada um interpretar do seu jeito. Elas possuem significado livre de interpretações. Se alguém quiser interpretar que o sinal vermelho significa “reduza, olhe para os dois lados, e atravesse” essa pessoa está completamente equivocada, pois o sinal vermelho significa “Pare” e se ela age conforme sua própria interpretação ela está violando a lei.
    Bom, com as coisas de Deus não é diferente. Ele não nos deu autoridade para darmos o sentido que queremos àquilo que Ele deixou revelado na Bíblia. O que Ele escreveu deve ser entendido como Ele deseja que entendamos e não segundo nossas próprias interpretações. E a Igreja Adventista do Sétimo Dia presa pela fidelidade à Palavra de Deus em tudo o que ali está escrito, como está escrito, sem ignorar qualquer parte das sagradas escrituras.
    Temperança não é só equilíbrio, cara amiga. Temperança é equilíbrio em usar o que é benéfico, e abstinência do que é ruim. Usar tudo que Deus criou com equilíbrio inclui usar a maconha com equilíbrio, por exemplo? E quem estabelece o que é esse equilíbrio?
    Querida, Deus respeita nossa liberdade, mas também põe diante de nós proibições – sua expressa vontade do que não devemos fazer. Isso é tão claro na Bíblia que o próprio decálogo, em 8 mandamentos, inicia com o termo “NÃO”. Deus nos diz sim, que NÃO devemos fazer algumas coisas. Mas, somos livres para obedecê-lo ou não.
    Deus não nos colocou nesse mundo e nos deixou aqui, abandonados à nossa própria vontade. Ele nos deu leis, orientou como deveríamos agir em tudo, inclusive no cuidado para com o corpo.
    No Sinai o Senhor deu, detalhadamente, ao Seu povo leis sobre o que poderiam e o que não poderiam comer. Ele exigiu ABSTINÊNCIA sim, e não é diferente conosco hoje! E sabe qual foi a explicação, ou justificativa, que Deus deu ao povo sobre essas regras alimentares? Foi essa aqui: “Porque eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo;[...]” Levítico 11:44. Santificação. Deus não estava se justificando dizendo q aquilo q Ele proibira fazia mal a saúde, mas dizendo q Ele desejava santificá-los.
    Existe algum benefício no café? Sim! Tudo que Deus criou tem uma utilidade. Mas, os adventistas do sétimo dia, por revelação profética, receberam a mensagem de que o café e outros alimentos estimulantes não são apropriados para o consumo, e que Deus deseja que não os utilizemos, pois quer santificar-nos.
    Por isso amiga, esse post se destina aos adventistas, e não às pessoas que não compreendem ainda a necessidade de se abster do café. Se destina aos adventistas como forma de levá-los a uma reflexão ainda mais profunda sobre um tema que lhes é comum. Por isso, para você que não compreende ainda esse assunto como nós, o post pode ser chocante ou mal compreendido, pelo simples fato de que ele foi escrito para um outro público. :)

    Aconselho que dedique-se a orar e a consultar a Deus, pessoalmente, sobre o que Ele pensa sobre esse assunto. Eu tenho certeza absoluta que Ele te responderá! :)

  35. Prezado Rafael, quem foi que disse que a religião é exata? Acho que você leu algo que não foi escrito por mim em momento nenhum, o que já demonstra falta de compreensão acerca do que escrevi até aqui, e atribui descrédito a todo o restante dos seus comentários, pois os mesmos se baseiam em algo que é única e exclusivamente má compreensão sua acerca da minha resposta à Mariana.

    Vi as várias questões que você levantou. Querido, você já se permitiu relacionar-se com Deus? É que suas perguntas podem ser respondidas facilmente pelo próprio Deus se você simplesmente se permitir se relacionar com Ele.

    De qualquer forma, entender que justiça (q às vezes se efetua por meio de punição) e amor podem existir e ocorrer simultaneamente sem anularem-se mutuamente é algo que não exige fé, nem crença alguma em DEus. Qualquer ateu pode compreender isso, principalmente se for pai ou mãe. Sim querido, porque pais e mães punem seus filhos e os amam ao mesmo tempo. Colocam de castigo não porque sejam injustos ou não gostem dos filhos, mas porque corrigir seus maus atos é um ato de amor. São justos em deixar que os filhos colham as más consequências naturais de seus atos, exatamente porque os amam, e quem ama dá liberdade para agir e colher as consequências de suas ações. Não é preciso ter fé para compreender algo tão elementar.

    Querido, convivo há pelo menos 7 anos com ateus, agnósticos e pessoas de crenças bem diferentes das minhas, e sinceramente, essas questões que você levantou são muito elementares, e só exigem um pouquinho de disposição. Sou religiosa, trabalho com ciência, e sou mente aberta, tudo ao mesmo tempo. E me permiti entender coisas que somente tendo mente aberta é possível compreender. REspeito seu ateísmo, e deixo apenas uma dica – não deixe que seu ateísmo se torne uma religião cega, pois vc estará sendo como qualquer religioso do qual vc discorde atualmente. Tenha a mente aberta inclusive para questionar sua própria descrença, e não utilize de preconceito ao olhar para o diferente. Se com todo seu ateísmo você se dispuser a ler a Bíblia do início ao fim, descobrirá que ela é totalmente coerente. E nem te convido a se tornar um religioso, mas apenas a ler a Bíblia e analisar aquilo que talvez lhe pareça incoerente e contraditório.

    OBS: mas leia com atenção para evitar maus entendidos como o que teve ao ler meu comentário à Mariana :D

  36. Creio que duas coisas opostas são a ciência e religião, se uma não é exata a outra tem que ser… E já que a ciência (segundo a senhora) não seria, e religião fica como?

    Como relaciona-se com algo que não existe? Permitir ouvir minha mente em reflexão e dar o nome pra isso de deus? Ou também falar que o vento é deus tentando me dar um oi ou coisa parecida? Ouvir as palavras de um “guia” espiritual que passa só partes “boas” da bíblia enquanto há muita injustiça e desgraça que são omitidas e falar que é deus se comunicando? Não parece muito lógico.

    Pais e mães punem seus filhos, mas com restrições, que não levariam a um sofrimento físico… Ainda continuo sem minhas respostas propostas, gostei da análise do castigo e justiça mas ainda falta…

    Atingir interpretação é uma boa forma para tentar balançar o consciente de alguém frente a um questionamento, mas não vi respostas e sim uma circularidade sem fim.

    Lerei a bíblia do início ao fim, algum dia, porque é demasiado ver tantas pessoas seguindo um livro com tantas falhas que não demonstra nada… Se o que está nos livros fosse verdade, muitos ícones existiriam e depende de quem quer assumi-los como realidade, desde os 40 demônios do antigo Egito até contos de fadas.

    As coisas devem funcionar com um significado claro, não adianta alguém falar que houve uma guerra proclamada por deus onde todos morreram só que para amenizar a situação, uma pessoa distorce as palavras jogando metáforas e afins.

    Não sou um preconceituoso como pressuposto em seu comentário e nem me cego pela minha crença… Sou um questionador que não tive dúvidas sanadas! Já estudei, em cursos mesmo, sobre diversas religiões e não sou alguém sem tanta base.

  37. Olá Rafael!

    Não o conheço e não estou aqui para julgá-lo nem moralmente nem quanto ao seu embasamento acerca de ciência e religião. Tentarei responder seu e-mail de forma simples, e espero, sinceramente que você compreenda o que estou escrevendo, e não o que parece ou dá a entender (que é muito diferente).

    Quanto à ciência e religião serem coisas opostas, e se eu afirmo que a ciência não é exata estou dizendo q a religião é exata… Bem… vamos por partes. Polo sul e polo norte são coisas opostas, sim? Nem por isso um é muito quente e o outro é muito frio, certo? O fato de duas coisas serem opostas (e observe que estou partindo do seu ponto de vista de que ciência e religião são opostas, pq não necessariamente são opostas em meu ponto de vista) não significa que todas as características ou atributos de uma serão o contrário na outra. Coisas opostas, muitas vezes, compartilham uma boa quantidade de características comuns.

    Sobre seu segundo parágrafo, eu lhe propuz um exercício. Se eu quisesse fazer hoje um exercício, exercitando um pensamento tipicamente ateu, o que vc me sugeriria que fizesse como exercício? O fato de eu crer em Deus tornaria impossível e ilógica a realização do exercício? Eu sei como exercitar um pensamento ateísta, e sei como exercitar um pensamento religioso. Se tiver mais interesse em realizar esse desafio, podemos nos corresponder por e-mail e conversar melhor sobre ele. :)

    Em seu 4º parágrafo vc me diz que não viu respostas, mas circularidade sem fim. Bem… discordo de tamanha circularidade, mas de fato não respondi a suas perguntas. A razão disso é muito simples – respeito sua descrença, respeito o fato de vc escolher não acreditar em algo que eu acredito, e não vou te encher de argumentos e respostas que não farão sentido nenhum para você. Se vc quiser realmente conhecer as respostas, podemos ter um diálogo em particular, porque precisaremos de tempo e espaço para conversar sobre cada questão! :)

    Gostaria apenas de ressaltar aqui, que para alguém que escreveu aqui em defesa da ciência, em alguns momentos vc agiu um tanto quanto incoerente. Por exemplo, um pensamento científico é mais cauteloso em fazer julgamentos, e vc precipitadamente foi interpretando a seu modo o que eu havia escrito. Deveria ter sido criterioso. Repito, eu habito os 2 universos – ciência e religião – e apesar de não ser nenhuma expert, tenho conhecimento suficiente para saber distinguir uma postura científica de uma postura não científica, e a sua postura em defesa da ciência não foi nada científica. Outra amostra dessa incoerência que ressalto aqui, se encontra nessa frase: “Lerei a bíblia do início ao fim, algum dia, porque é demasiado ver tantas pessoas seguindo um livro com tantas falhas que não demonstra nada”. Se você ainda não leu a Bíblia do início ao fim, não pode afirmar que é um livro com tantas falhas e que não demonstra nada. Que embasamento você tem para afirmar isso? Que tipo de teste vc já fez com o conteúdo bíblico que possa provar suas falhas? A ciência não afirma algo sem antes estudar criteriosamente (a ciência séria e honesta), então novamente sua postura conflita com a postura científica.

    Se eu continuar nessa linha de raciocínio, e unir essa minha linha à sua linha de raciocínio de que ciência e religião são opostas (então se uma é x a outra não pode ser x) teremos:
    - não é posicionamento científico concluir algo sobre algo que não se examinou criteriosamente
    - se ciência não é “X”, religião é “X”
    Logo, seu posicionamento, caro Rafael, é religioso e não científico. :D

    Por fim, espero que possamos ter um diálogo legal via e-mail!!

    Abraços ;)

  38. Pensamento religioso o meu… Já pegou pesado.

    Para uma coisa ser verdadeira ela precisa funcionar em todos os quesitos, se torna falsa a partir da hora que existe , no mínimo, UM contra exemplo… Na matemática os números primos possuem 4 divisores inteiros (Ele mesmo, o um e seus opostos) e dois naturais (um e ele mesmo), se não é primo não obedece a esta regra, mas eu não preciso conhecer todo o estudo científico para afirmar isso… Uma base firme já vale.

    Outro exemplo: fada do dente não existe porque nunca uma apareceu para ser o contra exemplo… Não necessito de uma base com conhecimento aprofundado em determinado assunto para fazer uma suposição, como em seu artigo que a senhora questiona sobre o café, que foi caracterizado como bebida do demônio durante uma época e foi necessária autorização religiosa para que ele fosse liberado como uma bebida tranquila… Não há necessidade de uma longa jornada de pesquisas e fatos históricos que levaram desde o surgimento até os tempos atuais.

    Posso afirmar que civilizações morreram por utilizar o chumbo na construção de canos de transferência d’água pois o material é tóxico e não necessito de um estudo aprofundado para isso… Porque se não me adentraria infinitamente em Química, Biologia e História.

    Seguindo essa linha então não poderíamos afirmar sobre religiões sem termos no mínimo um doutorado em teologia ou similar…

    Há passagens bíblicas que mostram que se um adolescente desobedecer os pais deveria ser morto, casos de guerras e sofrimentos exagerados, além do machismo e desprezo muitas vezes do ser humano.

    Pensamento religioso é aquele que atribuímos a uma entidade mística, fatos desconhecidos, como os deuses antigos do trovão, guerra, água, lua e prossegue… Não tenho crença em nenhuma entidade assim. Meu pensamento não é religioso de forma alguma, chega a ser óbvio e lógico.

    Não vejo muito significado na continuação dessa conversa.
    Passar bem.

Scroll To Top