Capa / Cozinha Vegetariana / Dicas de Cozinha / Açaí é bom!!!

Açaí é bom!!!

Não sei você, mas eu gosto muuuuito de tomar açaí!! Açaí com morango, kiwi, castanha e granola me deixa feliz d+!!

Mas esse alimento não é só gostoso. Ele tem ótimos valores nutritivos!

Segundo a Embrapa, “O açaí é considerado alimento de alto valor calórico, com elevado percentual de lipídeos, e nutricional, pois é rico em proteínas e minerais. Nas áreas de exploração extrativa, o açaí representa a principal base alimentar da população, notadamente dos ribeirinhos da região do estuário do Rio Amazonas.”

“O óleo extraído do açaí é composto de ácidos graxos de boa qualidade, com 60% de monoinsaturados e 13% de poliinsaturados. Com relação às proteínas, possui teor superior ao do leite (3,50%) e do ovo (12,49%), enquanto o perfil em aminoácidos é semelhante ao do ovo.

O açaí possui elevado teor de antocianinas, contendo cerca de 1,02 /100 g de extrato seco. As antocianinas são pigmentos naturais, pertencentes à família dos flavonóides, sendo estes responsáveis pela cor do açaí. Além disto, possuem função antioxidante, que assegura melhor circulação sanguínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placas de depósito de lipídeos, causadores da arteriosclerose.

O consumo diário de um litro de açaí do tipo médio, com 12,5% de matéria seca, contém 65,8 g de lipídios, o que corresponde a 66% da ingestão diária requerida; 31,5 g de fibras alimentares totais, o que equivale a 90% das recomendações diárias e 12,6 g de proteínas, o que corresponde de 25% a 30% da quantidade nutricional diária necessária. O açaí é rico em minerais, principalmente potássio e cálcio e, dentre as vitaminas, pode ser destacada a vitamina E, um antioxidante natural que atua na eliminação dos radicais livres.”

É importante ressaltar que é um alimento calórico, e precisa ser ingerido com moderação, principalmente por quem tem facilidade de engordar!!

Related Posts with Thumbnails

9 comentários

  1. kelly godinho santos

    Aqui no Pará tem açaí td dia…principalmente na minha casa.
    Em Santarém onde moro, cada esquina da cidade tem um ponto de venda de açaí vai de 5 a oito reais o litro, depende da espessura, da cor, e da safra.
    tem épocas do ano q cheag a 10 reais, pq vem de belém, mas é uma delicia, tomamos aqui cm farinha tapioca, gosto de adoçar cm leite condensado.
    Meu filho de 2 anos já toma…é rico eme ferro a médica disse q pode tomar sem restrições.
    Sempre compro d msm pessoa, pq já sei da higiene e da procedencia.
    Até na igj ja fizemos o festival do açaí, tinha mousse, sorvete, com tapioca, com granola, com frutas, foi muito legal.

    Amo açaí….!!!!!

  2. kelly godinho santos

    Só pra colaborar:
    Uso do açaí
    Da palmeira, tudo se aproveita: frutos (alimento e artesanato), folhas (coberturas de casas, trançados), estipe (ripas de telhado), raízes (vermífugo), palmito (alimento e remédio anti-hemorrágico).
    Seu sumo é muito consumido como suco ou pirão e cujo gomo terminal constituí o palmito. Assim pode ser consumido na forma de bebidas funcionais, doces, geleias e sorvetes. O fruto é colhido subindo-se na palmeira com o auxílio de uma trançado de folha amarrado aos pés – a peconha.
    Para ser consumido, o açaí deve ser primeiramente despolpado em máquina própria ou amassado manualmente (depois de ficar de molho na água), para que a polpa se solte, e misturada com água, se transforme em um suco grosso também conhecido como vinho do açaí.
    A forma tradicional na Amazônia de tomar o açaí é gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Há quem prefira fazer um pirão com farinha e comer com peixe assado e mesmo os que preferem o suco com açúcar (ainda assim, bem mais grosso que qualquer suco servido no sudeste).
    As sementes limpas são muito utilizadas para o artesanato.Quando descartadas, servem como adubo orgânico para plantas.
    Nas demais regiões do Brasil, o açaí é preparado da polpa congelada batida com xarope de guaraná, gerando uma pasta parecida com um sorvete, ocasionalmente adicionando frutas e cereais, o que não é bem visto pelos habitantes da região Norte, que encaram a mistura como um desperdício de açaí. Conhecido como açaí na tigela, é um alimento muito apreciado por frequentadores de academias e desportistas.

  3. nunca experimentei…taí um bom motivo pra fazer isso!!!!
    tomara que eu goste….

  4. Na primeira vez que provei açaí gostei muuuuito. Gostei muito das informações karyne!! Certamente continuarei saboreando essa delícia, com moderação é claro!!

  5. Ótimas informações Kelly!!!

    E ótima idéia essa de fazer festival do açaí na Igreja! srrs :D

  6. Eu tenho lido sobre o Açaí e gostaria de experimentar.Já vi algumas lojas vendendo por aí, mas fico preocupada se é puro mesmo do Pará.Então, alguém poderia informar como eu posso comprar o açaí puro?Sou do sudeste,e, por isso não quero o Açaí industrializado,congelado ou em pílulas.Agradeço a atenção e Feliz Ano Novo para todas as mulheres, homens e crianças Adventistas!

  7. Açaí é muito ótimo! Aqui as pessoas gostam é de açaí com farinha, mesmo. Por ser paulistana, não me acostumei com o gosto, acho forte pra ser consumido assim, mas feito suco, ou mesmo com outras frutas, feito doces… É ótimo!
    A parte mais gostosa é ter os dentes e a boca toda ‘preta’ de açaí! hehehehehe

  8. Meninas ,amo açaí estava morando em itaboraí Rj e na praça d e lá tinha um açaí maravilhoso!!! agora há tres meses morando em salvador não encontrei nada igual, consegui comprar uma barra congelada e estou fazendo em casa mesmo todos ficam felizes aqui quando tem açaí até a caçula d e 2 anos!! se alguem souber d e algum segredinho pra fazer açaí por favor me passem ,gosto dele bem pastoso quase em ponto de sorvete… ahh que delíciaaaaaaaaaaa!!!

  9. Camila Nepomuceno

    Olá Mônica, rs.. Bom, sobre açaí eu entendo um pouquinho… Aqui em vitória ES tem desse açaí bem cremoso que vc tanto ama. A loja Galpão do açaí oferece o melhor açaí da região. rs..
    A dica é que vc tente adicionar à polpa do açaí um pouquinho de pó para sorvete, vai te ajudar a chegar no ponto que vc quer.

    Espero que essa dica te ajude, Bjok!!

Scroll To Top