Capa / Comportamento / A Roupa da Mulher Adventista – A Calça

A Roupa da Mulher Adventista – A Calça

calça femininaTalvez o uso da calça seja uma das questões mais polêmicas quando falamos em modéstia cristã e roupa da mulher adventista. Muitas pessoas se opõem definitivamente ao uso da calça, enquanto outras acham que não tem nada a ver o uso da mesma, inclusive dentro da Igreja. Enfim… a discussão existe desde que se criaram as calças femininas e permanece até hoje.

O que a Palavra de Deus e o Espírito de Profecia dizem sobre esse assunto?

Muita gente, que é contra o uso de calça por mulheres, utiliza o seguinte texto bíblico: “Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus.” Deuteronômio 22:5. De acordo com o Pastor Yuri Ravem, no artigo publicado no Advir, denominado “O Uso da Calça Comprida Para as Mulheres”, “Este texto se refere, segundo seu contexto histórico, à roupas íntimas, pois na época o vestuário era praticamente o mesmo para ambos os sexos (geralmente a túnica). A idéia do texto é proibir o homossexualismo, e não proibir calça comprida para as mulheres ou qualquer tipo de vestuário específico. A verdade é que nesta época nem havia calça comprida como as de hoje, então, como dizer que esse verso as proíbe?”.

Os princípios presentes na Bíblia e no Espírito de Profecia a respeito da roupa, dizem respeito aos seguintes aspectos: Modéstia, Saúde e Decência.

“O amor ao vestuário põe em perigo a moral e torna a mulher o oposto da senhora cristã, caracterizada pela modéstia e a sobriedade. A roupa aparatosa, extravagante, encoraja muitas vezes o sensualismo no coração do que a usa, e desperta as paixões inferiores no coração do observador. Deus vê que a ruína do caráter é freqüentemente precedida pela condescendência com o orgulho e a vaidade no vestir. Nota Ele que o vestuário dispendioso sufoca o desejo de fazer o bem.” (Conselhos Sobre Saúde, p. 602)

“Toda peça de roupa deve ser modesta e simples, sem adornos desnecessários, para que assim possa haver pouco trabalho para lavá-la e passá-la a ferro. Deve especialmente cada peça que entra em contato com a pele ser conservada limpa e livre de qualquer odor ofensivo. Coisa alguma de caráter irritante deve tocar o corpo das crianças, nem se deve permitir que sua roupa os aperte de qualquer maneira. Caso se desse mais atenção a esse assunto, muito menos impureza seria praticada. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág. 142.” (Orientação da Criança, p. 462)

Nesse contexto, podemos entender que o problema não é usar calça, mas que calça usar. Da mesma forma como muitas saias e vestidos podem ser inadequados, a calça pode ser uma peça modesta, decente e que não gere prejuízos à saúde. Contudo é preciso sabedoria e discernimento para escolher a calça certa.

Além disso, a calça também tem seu momento e lugar. Existem atividades que não podem ser realizadas de saia, pois podem representar risco de acidente (como em uma escalada), ou e expor o corpo da mulher (como em alguns ambientes de trabalho), entre outros. Mas existem situações em que a calça também não convém, como na Igreja. Talvez a questão seja mais relacionada ao costume que trazemos em nossa Igreja, e o problema maior fosse escandalizar irmãos e irmãs que não concordam com o uso de calça na Igreja. E aqui entra um sábio conselho: “Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.” Romanos 14:13

Related Posts with Thumbnails

45 comentários

  1. Ei Karyne, ei pessoas!
    Concordo plenamente com toda a sua escrita.
    E ainda gostaria de pontuar algumas coisas..
    Quanto ao parágrafo que diz “Os princípios presentes na Bíblia e no Espírito de Profecia a respeito da roupa, dizem respeito aos seguintes aspectos: Modéstia, Saúde e Decência.”
    A modéstia, na minha opinião, é um dos pontos que mais me chamam a atenção, pois a mulher qndo modesta ela não se mostra, ela é percebida sem chamar a atenção de todos, além de ser elogiada por sua modestia e se torna ainda mais bonita do que com o uso talvez de uma roupa sensual e tals que muitas vezes acaba sendo vulgar.
    Qnto a Saúde posso dizer como futura profissional que serei, é comprovado cientificamente que o uso de roupas apertadas(a calça principalmente) é um dos principais fatores para a proliferação de microorganismos, pois a região fica sem ventilação e é aí que mora o problema.
    E a decência, nem precisa comentar né, é crucial para toda mulher que se ama e se dá valor.
    Só tenho a dizer que o post ficou muito bom
    Continue assim
    Bjos!
    Mony Norbim!

  2. Ei Simone!!!

    Muito bom seus comentários! A questão é assim mesmo!!
    Bom você ter comentado essa questão da saúde. Muitas vezes a gente não entende o porquê das coisas simplesmente porque não conhece detalhes como esse que você escreveu!

    forte abraço!

    Fica com Deus!

  3. Miraneide Alves Gomes

    Encontrei este artigo no site: Na Mira da Verdade. Em suma, o assunto é o mesmo. Vou postá-lo pra vc’s, e gostaria, sinceramente, que fizessem um comentário sobre o mesmo, pois, até onde observei: “sim, há pastores adventistas que liberam o uso de calça comprida por parte das mulheres, mas a Sra. White, ao tocar no assunto, faz o contrário e ainda aplica o texto de Deuteronômio.22:5 como sendo em relação às peças de roupa, e não em relação ao homossexualismo, que nem mesmo aparece no contexto.”

    Por favor, leiam e expliquem. Gostaria que publicassem o texto aqui, pois isto não serve apenas para mim, mas para muitas outras mulheres que têm dúvidas, mas querem servir a Deus da melhor forma possível.

    Segue o texto:

    ____________________________________________

    Querido professor Leandro,

    “Acima de tudo, louvo a Deus por teus esclarecimentos. Sou adventista do sétimo dia há 11 anos, e tenho sido enriquecido por muitos dos teus artigos. Não tenho dúvidas quanto às doutrinas adventistas, mas os teus “esclarecimentos extras” são muito abençoados. Tenho certeza absoluta de que muitos que vagavam nas sombras do erro e das dúvidas estão obtendo nova compreensão à luz da Bíblia Sagrada por si só, isso devido a atuação do Espírito Santo em tua vida. Louvado seja Deus pela existência do professor Leandro e equipe, bem como do programa na Mira da Verdade.

    Então … gostaria apenas de um esclarecimento. Veja só:
    Acabei de ler teu artigo no post “Calça comprida, corte e pintura do cabelo – Deut. 22:5 e 1 Cor. 11:3-15?. Particularmente não tenho objeções à questão de corte de cabelo, desde que feminino pra mulher e masculino para o homem, e não vejo nenhum problema em pintar o cabelo (desde que com a cor original do mesmo – as constantes variações de cores soam como vaidade)

    Psicologicamente falando, a aceitação pessoal não depende necessariamente de estética (visto as sociedades contemporâneas serem excessivamente consumistas e possuir paradigmas exacerbados em detrimento da individualidade das pessoas). O pensamento pós-moderno leva a uma insatisfação consigo mesmo, se este não estiver enquadrado dentro dos exteriotipos apresentados. Diante disso, sempre haverá pessoas insatisfeitas por coisas mínimas, e justificarão atitudes de “mudanças de hábitos” com base em “correção de defeitos devido ao pecado”. Creio que quando essas correções visam à saúde, não há problemas nelas. Mas quando o objetivo não é a saúde, tais coisas contribuem para um processo de acentuação da vaidade – e isso é um problema.

    Sei que o senhor não estava dando margens a essa liberação, mas ao ler os comentários, percebi que muitos entenderam isso. A postura oficial da IASD, seja com base na Bíblia, nos escritos de EGW e do Manual da Igreja é que o cristão deve ser despretensioso, simples, modesto, saudável, e deve abandonar o uso de jóias, maquiagens, e roupas sensuais ou indecentes (como transparências, decotes profusos, saias excessivamente curtas, etc.).

    Até aí, creio que temos um mesmo pensamento, não é verdade?!

    Mas, há uma questão neste contexto (do teu artigo), que me deixou com uma dúvida, e peço um esclarecimento ao senhor. Não o faço por ironia, mas é pra esclarecer mesmo, pois li, num livro da Sra White, um capítulo que falava do assunto, e o pensamento dela pareceu-me discordante do teu. Como sei que o teu conhecimento é maior que o meu, queria apenas um esclarecimento, pois posso ter entendido errado, ou posso não ter estudado um outro capítulo dela (EGW) que explique melhor o posicionamento dela.

    A questão é sobre o uso de calças compridas pelas mulheres:
    No livro Testemunhos para a Igreja vol.1, págs 456-466 “A Reforma do Vestuário”, a Sra. White, faz algumas afirmações diretas e bastante pesadas, como:

    “Vi que a ordem de Deus foi invertida e Suas orientações especiais menosprezadas por aqueles que adotam o traje americano (o uso de calças compridas para as mulheres, apêndice 717-718). Minha atenção foi chamada para o seguinte verso: ‘não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem veste de mulher; porque qualquer que faz isto comete abominação ao Senhor, teu Deus.’ (Deuteronômio.22:5) Deus não deseja que Seu povo adote essa pretensa reforma de vestuário. Trata-se de um vestuário ousado, completamente inadequado às mulheres modestas e humildes seguidoras de Cristo. Há uma tendência de as mulheres usarem vestuário e adotarem aparência mais semelhantes aos do sexo oposto e escolherem seus trajes parecidos com os dos homens. Mas Deus declara que isso é abominação. … Os que se sentem convocados a unir-se ao movimento em prol dos direitos da mulher (feminismo) e da suposta reforma de vestuário, podiam romper sua ligação com a mensagem do 3º anjo. O espírito que acompanha um movimento não pode estar em harmonia com outro. … Adotem esse tipo de vestuário e sua influência se perderá. … Existe ainda outro estilo de vestuário adotado pela classe das supostas reformadoras do vestuário. Imitam o sexo oposto o máximo possível. Usam bonés, calças, coletes, paletós e botas (de cano grande, ver apêndice, pág.718) … Os que defendem e adotam essa moda, levam essa pretensa reforma do vestuário a extremos muito objetáveis. Confusão é o resultado. … Nesse estilo de vestuário a ordem de Deus foi radicalmente invertida e desatendidas Suas instruções especiais: ‘não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem veste de mulher; porque qualquer que faz isto comete abominação ao Senhor, teu Deus.’ (Deuteronômio.22:5) Deus proíbe que Seu povo adote essa moda. … Deus determinou que houvesse clara distinção entre trajes masculinos e femininos, e considerou o assunto de suficiente importância para dar explícitas instruções a esse respeito, pois se o mesmo traje for usado por ambos os sexos, causaria confusão e grande aumento de crime. Se o apóstolo Paulo estivesse vivo e contemplasse as mulheres que professam piedade usando esse tipo de vestuário, daria uma severa repreensão.” (págs.457-460)

    Professor, gostaria de uma explicação sobre isso. Creio que o âmago do assunto em sí, ali tratado, não é a calça comprida, mas o que é roupa de homem e roupa de mulher em cada cultura. No caso da Sra. White, ela toca no assunto da calça, porque na cultura dela, por mais que as mulheres usassem calças, ela afirma que esse vestuário é masculino. Ellen também usou calças (pág.461), mas com saias por cima, isso apenas quando ela fazia caminhadas em dias de neve (de 3 km) diariamente. No mais, ela não usava calças.

    Mas a despeito disso, ela aplica Deuterenômio 22:5 como se fosse um princípio, e em estudos bíblicos antigos da igreja, vi, inúmeras vezes, este texto aplicado como princípio.

    Por favor, explique-me, pois tenho dúvidas, e sei que o senhor pode ajudar-me. Afinal, o uso de peça masculina por mulher, e vice-versa, é pecado ou não? A IASD mudou de postura ou eu entendi a Sra. White equivocadamente?

    Ah! Só uma observação. Sou mestrando em história (hehe) e desde a antiguidade já se observa o uso de calças compridas por parte de alguns homens em algumas culturas. Ex.: os minóicos da civilização cretense (veja as pinturas de afrescos das paredes do palácio de Cnosos, 2.550 a.C.) os pérsas (ver esculturas em alto relevo do muro de Dario, numa inscrição da montanha de Ecbátana) e a Bíblia cita os amigos de Daniel na fornalha ardente (se é que este texto não foi traduzido erradamente). Além disso, mesmo antes da Revolução Francesa do séc.XVIII, os “sansculots” também se destacaram pelo uso de calças. Mas volto a afirmar, não creio que o assunto seja a calça, em si, mas o vestuário feminino no homem e o masculino na mulher.

    Desde já, agredeço os esclarecimentos e estarei orando pra que Deus abençoe ainda mais o teu ministério. Que a graça de Jesus, o amor do Pai e a comunhão do Espírito esteja com todos os realizadores do Na Mira da Verdade.
    MARANATA!”

    ___________________________________________________

    Como o tema aqui tratado é mesmo, gostaria que me esclarecessem isso.

    Desde já, obrigada e fiquem com Deus.

  4. Olá Miraneide!
    Primeiramente… muito obrigada pela sua visita ao Mulher Adventista!

    Seu questionamento é completamente pertinente, e creio ser mais viável preparar um artigo somente para respondê-lo. Estarei estudando os textos citados por você e se possível entrando em contato com o Leandro Quadros para respondermos à sua pergunta!
    Creio que possamos fazer isso em breve!

    Forte abraço e um ótimo restante de semana!

  5. Miraneide Alves Gomes

    Obrigada, Karyne. Fico muito grata por isso. Que Deus te abençoe.

  6. Amei o assunto abordado sobre o uso de calças,por mulheres devemos sim nos preocuparmos com o assunto ,ja que somos representantes ,p´regamos o evangelho eterno ,e nossaq conduta deve ser irrepreensivel,principALMENTE EM NAO NOS TORNARMOS PEDRAS DE TROPEÇO PARA OUTROS.

  7. É verdade Vilma!
    Esses assuntos que geralmente terminam em “não tem nada a ver”, são detalhes importantes de nossas vida cristã! Temos que tomar cuidado com as pequenas coisas que podem atrapalhar a nossa salvação e a de outros!

  8. Parabéns pelo artigo muito equilibrado!!!
    Como é bom ler algo assim q não tende para o fanatismo ou para liberalismo!
    Amei o site!!!
    Q Deus continue usando vcs!!!

  9. ELISANGELAGONÇALVES DE SOUZA MASSARIOL.

    ADOREI A MATERIA DA CALÇA É ISSO MESMO .GOSTARIA DE COLOCAR ESSA MATERIA NO MEU ORKUT. É ELISANGELA GONÇALVES DE SOUZA MASSARIOL.OBRIGADA.

  10. Gostei muito por aquilo que eu li e gostaria que me ajudassem mas com muitos estudos tanto com das profecias para o tempo de fim. Eu sou adventista do setimo dia em Moçambique na provincia de Manica Cidade de Chimoio

  11. olá gente!!
    vi muita gente apoiando e demonstrando aprovação quanto ao asssunto da calça comprida.
    “A biblia e ao espirito de professia, se não falarem segundo essas palavras JAMAIS verão a ALVa.”
    Bom… é otimo ler um texto como esse, porque pra maioria que usa calça, a conduta está absolvida. Mas por quem? pelo pastor?? Deve ser… pq na biblia e nem o Espirito de Professia, há lugar para esse tipo de vestuário. Estamos deixando de andar pela vereda antiga e faz tempo. Temos que voltar, se fazer o que está escrito, é ser fanatico, é melhor ser! pq quem não for… não tem outro céu para estes. Deus ajude e abençoe aos sinceros..

  12. Olá Evelyn!
    Bem-vinda ao MulherAdventista!! :D

    Precisamos conscientizar-nos cada dia mais de que Jesus está voltando, e o céu é maravilhoso demais para trocarmos ele por um vestuário que Deus não aprova.

    Muitas calças são bastante decentes, assim como muitas sais são completamente indecentes! Como escolher o que vestir? Acredito que se pedirmos a orientação de Deus no momento em que estivermos comprando nossas roupas, e dermos ouvidos a estas orientações, nossas escolhas serão acertadas, e nossas roupas serão um testemunho!

    Que Deus te abençoe!

  13. Edson de Lucas

    Irmãos amigos, o Senhor nos deu luz tão avançada, tão cheia de verdades (usando inclusive e novamente, o dom de profecia), as quais nos tornam mais responsáveis diante dEle e do mundo! Será que nossas propensões para o mundo nos estão fazendo interpretar incorretamente a vontade de Deus? Será que temos medo que nossas igrejas se esvaziem por dizermos o que precisa ser dito? (ora relacionado ao assunto do vestuário). Porque seremos uma pedra de tropeço (ou mesmo abominação diante de Deus) para pessoas fiéis que, como diz o livro “O Grande Conflito”, estão dentro de Babilônia – iguejas caída? Essas pessoas – fiéis – muitas vezes vêem que Deus nos deu verdades para o último momento da história da terra, mas não conseguem tomar posição a favor por “notarem” que nos estamos assemelhando mais aos modos do mundo do que os de Deus! (Que Deus nos ajude… ajude nossos lideres nesse último tempo de graça!). “Na obra de reforma a ocorrer hoje, há necessidade de homens que, como Esdras e Neemias não obscureçam ou desculpem o pecado, nem se esquivem de vindicar a honra de Deus. Aqueles sobre quem repousa o fardo desta obra, não se sentirão em paz quando o erro é praticado, nem cobrirão o mal com o manto da falsa caridade. Eles se lembrarão que Deus não faz acepção de pessoas, e que a severidade para com uns poucos pode representar misericórdia para com muitos. Lembrar-se-ão também de que o Espírito de Cristo deve ser revelado naquele que repreende o mal.” – P.R. pág. 675.
    Deixo aqui também meu elogio ao programa “Na Mira da Verdade”. A despeito da dificuldade mundial quanto ao tema, tenho certeza que muitos atenderão ao conselho da “Testemuna Fiel” (Apoc. 3:18-20 – dirigido à nós).
    Por favor irmão Leandro, também te rogo que analise o caso, e seja uma mão auxiliadora. Grande abraço.

  14. Interessante em falar do uso de calças por mulheres, e não se preocupar com uso de maquiagem por parte destas inclusive em canais da igreja, onde as mulheres tanto apresentadoras quanto entrevistadas passam a imagem que vão à alguma rave ou coisa do gênero.A igreja vem perdendo sua identidade o que falar das capas de cd de nossas cantoras.no dvd desejado de todas as nações apareceu uma cantora de calça.Iveline foi a um programa de uma outra denominação com calça e toda maquiada mais maquiada que Ivete Sangalo no carnaval da Bahia.seria um ótimo assunto falar da maquiagem.

  15. referente a que roupa vai usar,pergunta p/Jesus se ele usaria essa.se sim nao temas.

  16. Ei Gielton!

    Meu marido costuma dizer algo parecido!! :D

    Ele fala que na hora de comprarmos uma roupa, devemos pedir a opinião de Deus. Ele com certeza nos responderá.
    O problema é que nós, muitas vezes não estamos nem um pouco dispostos a escutar a resposta, e tomamos nossa decisão sozinhos.

    Obrigada pela sua visita!

  17. Gostaria que vc me explicasse porque a Igreja Adventista, detentora da verdade, permite que as mulheres vão à praia e usem biquinis? Isso seria pudor e modestia?

  18. Estou organizando uma escursão para praia,gostaria que voces me ajudase na questão do vestuario principalmente a questão do bikine usar ou não- se possivel os textos da irmã wait para eu mostrar para igreja

  19. Olá Emerson,

    se quisermos justifica o uso (ou não) de determinados tipos de roupa usando os escritos da irmã White, temos que ter em mente que assim como a Bíblia, ela não citará peças específicas como biquine, mine-saia, frente única, etc… mas falará dos princípios que regem o nosso vestir.

    Vou tentar ajudá-lo preparando um material sobre isso, mas tenha em mente o que escrevi acima!

    Obrigada pela visita!

    Abraços!

  20. Quero dizer que gostei muito desta postagem, ela realmente expressa muito bom senso e tenho certeza que em algumas questões o bom senso resolveria e muito.

  21. Olá Karyne e irmãos adventistas, admiro as mensagens proféticas da irmã H.G.W., creio que são inspiradas por Deus, mas para muitos jovens membros da igreja a moda tem sido o 11º mandamento, porque a vaidade ao vestuario é visivel a todos, mas isso não me constrange,cada um dará contas de si a Deus. Noto porém que o orgulho tem sido mais danoso que o vestuario, as caracteristicas da igreja de Laudicéia se cumpre na vida de muitos cristãos, o amor ao materialismo tem se alastrado em nosso meio.Que possamos orar uns pelos outros, e permanecermos fiéis ao Deus de Israel.
    Muito em breve ao deixarmos esse mundo, já transformados, vivenciaremos as maravilhosas virtudes da vida eterna e as primeiras coisas já passaram, então seremos um só povo com vestes santas e caráter semelhantes ao do cordeiro. sejamos fiéis até o fim, para que ninguém tome a nossa corôa.Maranata!

  22. Olá Wagemacher,
    Obrigada por visitar-nos!

    Não diria que a moda tem sido o 11º mandamento. Na verdade, tem a ver com o 1º mandamento – Não terá outros Deuses diante de mim. Quando nosso “Eu” se torna mais importante do que Deus, e nossas vontades são mais importantes que a dEle, estamos cultuando a nós mesmos em lugar do SENHOR.

    Deuses não só estátuas, mas tudo que toma o lugar do único e verdadeiro Deus!

    Sem dúvida, no céu estaremos livres de toda efemeridade que hoje valorizamos, mas para chegarmos lá, precisamos aprender a ser fiéis aqui!

    abraços

  23. “Há ainda um outro estilo de vestido que é adotado por uma classe de supostas reformadoras de vestuario. Eles imitam o sexo oposto mais próxima possível. Elas usam o boné, calça, colete, casaco e botas, a última das quais é a parte mais destacavel dos trajes. os que adotam e defendem essa moda, levam a pretença reforma do vestuario a extremos muito objetáveis. Confusão será o resultado. Alguns que adotam essa fantasia podem ser correto em quaisquer observações gerais sobre a questão de saúde, mas eles seriam fundamentais para realizar muito mais bom se não levem a questão de vestir a tais extremos.

    “Neste estilo do vestido de Deus” ordem s tem sido invertida e seus sentidos especiais ignoradas.

    Testemunhos para a Igreja vol .1 pag 157

  24. Olá Angélica!

    Obrigada pela sua visita!

    Gostaria que a irmã me passasse mais referências sobre esse texto citado em seu comentário. Dei uma olhada no livro Testemunhos para a Igreja, vol. 1, p. 157, nas versões em inglês e em espanhol, também pesquisei no EllenWhite Books a partir de alguns fragmentos do texto, mas não encontrei esse texto.

    abraços!

  25. oieee
    DEsculpa digitei a pag errada é na pag 457 . o titulo do capitulo e a reforma do vestuario..

  26. MAS esse texto q citei acima esta na pag 459 no penultimo paragrafo dessa pagina. Obrigada pela correçao

  27. Bom estava lendo o comentario do Pr. Yuri, apesar dele ser o pastor da minha igreja eu nao concordo com ele porque o espirito de profecia é bem claro em relaçao a isso.
    ” Há uma crescente tendencia de as mulheres usarem vestuario e adotarem aparencia mais semenhantes aos do sexo oposto e escolherem seus trajes bem parecidos com os dos homens.Mas Deus declara que isso é abominação.”

    Testemunohs para a igreja vol 1 pag 457

    acho q agora digitei as paginas certas se voce nao encontrar me diga para conferir…

  28. tem um outro texto q acho que a igreja deveria levar em conta ….

    Testemunhos para igreja vol 4 na pag 647


    Todas as manifestações de orgulho no vestuario, proibidas na palavra de Deus devem ser motivos de suficiente para diciplina na igreja .

    e na pag 648

    Há sobre nós como um povo um terrivel pecado – termos permitido que os menbros de nossa igreja se vistam de maneira incoerente com sua fé. precisamos erguer-nos imediatamente e fechar a porta contra as seduções da moda. A menos q façamos isso nossas igrejas se tornarão desmoralizadas.

    O capitulo todo vem falando sobre a sinplicidade no vestuario.

    Se voce possuir esses livros vale a pena ler o capitulo todo se ainda nao tem a coleçao dos testemunhos vale a pena comprar é um otimo investimento. pois as vezes a traduçao na internet nao é igual ao do livro. peca pra alguem que tenha esses livros pra dar uma olhada nos textos pq do Ellen white books eh melhor usar a versao em espanhol pq parece q o tradutor do computador traduz melhor

  29. ãh esqueci de uma coisa muito importante que esta no livro Orientação da criança na pag 429

    “Nao incentiveis uma classe que centraliza sua religiao no vestuario. Cada um estude os claros ensinos os claros ensinos das Escrituras quanto à simplicidade e singeleza do vestuário e, pela fiel obediência a esses ensinos, se esforce para dar digno exemplo ao mundo e aos novos na fé. Deus não quer que nenhuma pessoa seja consciência para outra.”

    Não se esqueçam desse belo texto …

    Que Deus abençoe a todos..

  30. dei uma olhadinha no site ellen white books e vi q os testemunhos para a igreja nao esta completo o vlume 1 vai soh ateh a pag 230 e poucos e o volume 4 vai até a pag 400 e poucos nao estao completos…

    para confirir os textos voce deve dar u,a olhada nos livros mesmo ou se tiver outro site ver se eles estao completos

  31. Boa noite!

    Existe um outro assunto muito polêmico que é o fato de as mulheres tingirem os cabelos. Isso é considerado um pecado? Existe algum comentário bíblico que se possa encaixar neste sentido?

    Obrigada

  32. Sinceramente não sei tanta polemica sonbre o mesmo assunto como já foi visto Deus sempre fala ao que o busca o que estar certo ou errado e não defendendo a calça mas a pessoas que usam saias e não tem pudor na lingua,mas uma coisa é certo Deus nunca seus filhos sem resposta busque cada um a sua com Deus.

  33. Nádia Britto Panaino

    Olá, Karyne,
    Finalmente tirei um tempinho prá conhecer teu blog! E amei!!! Lembra de mim? Estamos em contato para aquele projeto na internet! Ele não morreu, tá?

    Mas, voltando ao seu blog, gostei imensamente dos artigos que relaciona a Mordomia Cristã com vestimenta. Vc acredita que tenho um sermão, que faz exatamente essa relação??? E vou aproveitar muito do que vc escreveu! Na verdade é uma série de sermões sobre Mordomia Cristã, uma semana de oração, e um dos temas é sobre a vestimenta, tanto de mulheres quanto de homens. Já reparou que os homens se vestem melhor para ir trabalhar do que para a igreja? Será que um advogado iria para o Fórum, comparecer diante do juiz, de calça jeans e tênis? E como ele comparece diante do Rei do universo, vestido dessa maneira? É tudo uma questão de foco. Estamos perdendo a noção de santidade, reverência e honra que devemos a Deus. Somos capazes de nos preocupar com a roupa com que iremos à uma audiência com o prefeito ou o governador, e colocarmos qualquer roupa para nos apresentar diante do Rei dos reis!

    Fiz uma pesquisa, e descobri que existe protocolo para vestimenta, tanto para homens, quanto para mulheres em cerimônias oficiais. E nesse protocolo, a calça comprida não pode ser usada pelas mulheres. É por isso que embaixatrizes, primeiras-damas, princesas e rainhas, em cerimônias oficiais, usam saias, roupas com mangas, decotes decentes, e as transparências não existem. Além disso, as cores também são discretas. Da mesma forma, jeans e camisetas para homens estão completamente proibidos. Reparei na prefeita da minha cidade, numa cerimônia de inauguração de uma escola. Ela estava de vestido de mangas, preto, super decente. E em pleno verão! E o culto, não é uma cerimônia oficial, de adoração ao Rei do universo? Não estou dizendo que todos os rapazes e meninos devam ir de terno à igreja, mas uma calça e um sapato social já ajudaria, não é mesmo? Muitos vão de camiseta fazendo apologia à bandas de rock, drogas, tribos (gangs) e filosofias não cristãs. Muitas vezes nem sabem o que está escrito na camiseta! Será que Deus se agrada disso?

    As consultoras de moda são muito intransigentes quando se trata da roupa que se deve vestir na entrevista do primeiro emprego; será que o culto é menos importante? O Ministério da Saúde está muito preocupado com esse assunto (entre outros, é claro), e pediu para que nós, professores o discutíssemos junto aos alunos e comunidade escolar, tamanha a importância dele, e a sua relação com DSTs/AIDS. Não podemos deixar de falar sobre isso, e vc foi inspirada pelo Espírito Santo ao tratar do mesmo! Precisamos de uma reforma urgente! Já! Não podemos perder mais tempo! Chega de “achismos”; o “Assim diz o Senhor” deve prevalecer, mesmo que não nos agrade! Veja esse texto de Ellen White: “Não brinqueis, minhas irmãs, por mais tempo com vossa própria alma e com Deus. Foi-me mostrado que a principal causa de vossa apostasia é o amor que tendes ao vestuário. Isto leva à negligência de sérias responsabilidades, e mal vos achais possuidoras de uma centelha do amor de Deus no coração. Renunciai, sem demora, à causa de vosso desvio, pois é pecado contra vossa própria alma e contra Deus. Não vos endureçais pelo engano do pecado. A moda está deteriorando o intelecto e carcomendo a espiritualidade de nosso povo. A obediência à moda está penetrando nossas igrejas adventistas do sétimo dia, e fazendo mais que qualquer outro poder para separar nosso povo de Deus. Foi-me mostrado que as regras de nossa igreja são muito deficientes. Todas as manifestações de orgulho no vestuário, proibidas na Palavra de Deus, devem ser motivo suficiente para disciplina na igreja. Caso haja continuação em face de advertências e apelos e ameaças, perseverando a pessoa em seguir sua vontade perversa, isto poderá ser considerado como prova de que o coração não foi absolutamente levado à semelhança com Cristo. O eu, e unicamente o eu, é objeto de adoração, e um professo cristão assim induzirá muitos a se afastarem de Deus.

    Há sobre nós, como um povo, um terrível pecado – termos permitido que os membros de nossa igreja se vistam de maneira incoerente com sua fé. Cumpre erguer-nos imediatamente, e fechar a porta contra as seduções da moda. A menos que isso façamos, nossas igrejas se tornarão desmoralizadas.” Testemunhos Para a Igreja, vol 4, pág. 647 e 648

    Vc está de parabéns!!!

  34. Lidia do Nascimento Barbosa Lopes

    O livro Mensagens Escolhidas volume 2 página 477 e 478,
    se refere o uso da vestimenta peculiar da mulher , como o livro Testemunho para a Igreja volume 1 páginas 456 e 457 , cita o uso da calça comprida . No livro Mensages Escolhidas diz que quando se usa os trajes ali citados ,
    inclusive ,as calças… “é levar LEVIANAMENTE em conside-
    ração as proibições de Deus.
    Devemos orar para que Deus nos o poder para abandonar,
    tudo que não é do seu agrado .Deus nos abençõe

  35. Olá Lidia! Dei uma lida no texto citado, do livro Mensagens Escolhidas, e não encontrei o do Testemunho para a Igreja.
    Comecei a pesquisar também um pouco mais sobre a realidade da época, pois o vestuário, como sabemos sofre grandes alterações no tempo e no espaço (época e cultura).
    Nos tempos bíblicos homens e mulheres usavam “vestidos”. Sem dúvida havia diferenciação entre as vestimentas feminina e masculina. Do contrário, a ordem expressa em Deuteronômio 22:5 não seria coerente!
    Me pergunto como era o vestuário no final do séc XIX e início do século XX. Pelo que vi até agora, no final do séc. XIX, quando as mulheres ocidentais começaram a usar calças, elas usavam a calça masculina, até mesmo do próprio esposo. De fato, ir a uma seção masculina para comprar roupa para nós mulheres, é inadequado em qualquer tempo.
    Hoje, no entando, a calça masculina e feminina possuem cortes diferentes, e são claramente masculinas e claramente femininas. É fato que algumas modas que estão surgindo tem tornado a calça masculina bem similar à feminina, tornando a imagem masculina mais afeminada… mas em geral, nós sabemos diferenciar uma roupa feminina de uma roupa masculina, ainda q a peça seja uma calça, uma camisa de botão, etc…

    Continuarei pesquisando sobre o assunto. Tenho certeza que o Espírito Santo de Deus me dará clareza de Sua vontade!!

    Reforço aqui suas palavras finais: “Devemos orar para que Deus nos o poder para abandonar,
    tudo que não é do seu agrado .Deus nos abençõe”

  36. Bom dia!!!
    Engraçado que já havia lido este artigo acho que no ano passado e agora, após alguns meses, acabei lendo-o novamente, mas por acaso… Sinto que Deus realmente nos quer ver transformados. Muitas de nós mulheres adventistas já cedemos aos “encantos” do mundo e esquecemos que ESCOLHEMOS não pertencer às coisas deste mundo… Sou batizada há somente 3 anos e meio, mas percebo o quanto já mudei desde o dia do meu batismo… naquele momento eu sentia a força do Espírito Santo me impressionando a buscar a simplicidade e não o materialismo. Eu não conseguia nem vestir uma calça direito para trabalhar, que passava o dia me sentindo mal… Não sou fanática, mas tenho sentido uma necessidade enorme de fazer uma reforma novamente em meu vestuário e no meu dia-a-dia. Muitas vezes somos influenciados a nos vestir (homens e mulheres) e nos comportar como o mundo, para sermos aceitos por eles; quando na verdade deveríamos buscar realmente sermos o povo separado para Deus… Desculpem o desabafo, não tenho a intenção de julgar ninguém, mas acredito que precisamos de uma reforma URGENTE, e não só no vestuário, mas em todos os sentidos… O meu desejo é todos possam ser tocados pelo Espírito de Deus, todos os dias, clamando pela sua volta e por um reavivamento e reforma! Que Jesus abençôe a todos e lhes dê um sábado maravilhoso…

  37. Tais Helena Junqueira Castro

    Essa matéria esclarece muitas dúvidas,parabéns!!!

  38. Olá Karyne, olá pessoal ! gente tô passando a maior prova em meu relacionamento, pois minha noiva também é adventista só que tratando-se de calça e modestia cristã, temos pensamentos muito diferentes.Ela só vai de saia a escola, mas acontece que ela começou a cursar um cursinho de tecnica de enfermagem, daí então ela me perguntou: amor você concorda que eu vá com uma calça que vocês mulheres chamam de acho que é LEG traduzindo uma caça acompanhada com uma blusa comprida por cima para não deixar esposto formato das partes intimas. Muito bem disse eu . concordei com ela devido ao frio pelo fato de o curso ser a noite. Ai hoje ela me perguntou: amor você concorda que eu compre uma capre para eu ir para o curso?. Observe tratando se de modestia, descencia, eu disse que não era muito a favor.
    ela me falou que isso não afetaria nada no testemunho dela. eu disse que como nós adventistas testemunhamos no falar, no se comportar diante de algumas situações , no andar e no vestir , sim porque quem é adventista e lhe conheçe sabe do seu testemunho, mas quem não é da IASD ao vê-lá nunca a identificara como uma adventista. resumindo… ela ficou chatiada pq não fui a favor daí não comprou , mas focou entufada. se ela não ia aceitar a minha opinião então pra que perguntou. caramba tem hora que vcs mulheres são super complicadas rsrsrsrs.

  39. Bom, primeiramente meu imenso Deus abençoe a todos porque vi que estão colocando argumentos com o devido respeito e peso a fim de agradar melhormente Aquele que é tres vezes SANTO. Verifico que em diversos assuntos onde postam comentários, geralmente misturam algumas malícias e baboseiras por ser ambiente virtual, mas aqui vi que é sério o negócio e só reponsabilidade. Glórias Deus nas alturas. Gostaria também de dar meu parecer sobre :
    Fui chamada para trabalhar em um mercado e meu esposo estava sem serviço na ocasião. Daí por causa da prova do desemprego consultei-o sobre a vaga versos a exigência de usar calças o qual respondeu que a exigência do SENHOR prevalece sempre eternamente. Vamos a luz da Palavra do SENHOR dos Senhores : Êxodo 28:42 mais apropriadamente Levítico 6:10. Com estas referências mostra que se trata de vestes masculinas. Depois vem Moisés em 22 de Deuteronômios 5 dizendo que é abominação o uso traje masculino na mulher e vice-versa. Bem; I Timóteo 2:9 pede para serva do SENHOR se vestir com trage honesto e não abominável. A conscientização é como se fosse uma lavagem celebral, uma vez convencida, completo a expectativa do SENHOR custe o que custar, eu quero é agradar meu SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO de todo meu entendimento. Deus preparou emprego para meu esposo e tudo de bom, mas independente disto eu quero é a Doutrina do SENHOR sempre em boa ordem nem que seja para padecer alguma necessidade. DEUS é Lindo. Amém.

  40. ate serto tempo as mulheres da igreja se vestião dessentimenti ,mas o mundo tambem se vestião dessentimente ,…porq so se considerava indessente o q o mundo considerava indessete…como ouvi mudanssa no mundo quant as veste na igreja tambem ouvi ….signifioca q a igreja aconpanhou o mundo….é bom saber q um(a) cristão(ã)sera um contraste em relação ao mundo ….as vezes corremos o risco de querer adaptar as mensagen a nossa vida…mas somos nos q temos q nus adaptar a elas…..temos q ter em mente q ñ somos desse mundo…

  41. Sua última frase é uma grande verdade Ranilson – TEmos que ter em mente que não somos desse mundo! =D

  42. quem está mudando Deus ou a igreja.pois a biblia que é inspirada por Deus diz que as mulheres se vistam com decencia e pudor mas as calças que muitas adventistas usam não estão de acordo com a palavra de Deus.e também porque a igreja até certo tempo não apoiava o seu uso?afinal as ordem de Deus mudaram. é Deus não muda então é a igreja que esta caindo no mundanismo.que Deus nos ajude a sair deste estado de sonolencia.Que Deus nos abençõe.

  43. Cláudia,

    meu conselho é que vc ore pelas pessoas que você percebe estarem alheias à vontade de Deus, e se preocupe em ser uma fiel e verdadeira testemunha de JEsus. Condenar as pessoas é tão pecado quanto não ser modesto. Precisamos amar mais, exortar por amor, e orar pelas pessoas!

    Deus te abençoe :)

  44. queridos[as]o diabo tem levado as pessoas discutir vestuário,e dons de linguas e o que pode não pode fazer,pecado,pecado tudo é pecado,põem fardos pezados nos ombros dos outros…o diabo tá levando as pesoas discutirem muitas coisas para tirar seu tempo e sua atenção,para que de tempo a ele[lúcifer principe das trevas]tirar seu tempo desviar sua atenção e quando vc se der conta vc estará perdido e sem tempo para deus…AMIGO[A]deus não quer tuas jóias,tuas calças,teus vestidos,teu cartão de crédito,teu dinheiro…[DEUS] DIZ!filho meu dáme teu coração…Deus só quer teu coração.se queres morar com Deus!não entre em assuntos polemicos,não deixa o dibo te emrolar tirando teu tempo com doutrinas de homens.estude a bíblia e pronto!pastor e igrejas inteiras irão para o imferno.vc quer ir com eles tambem?ABRE TEUS OLHOS NÃO SEJAS CRIANÇA MIMADA,DESIMFORMADAS.[EFESIOS C.4V14]NÃO DEIXA PASTOR NEMHUM dizer o que vc pode fazer ou não fazer…ou vc segue a Deus ou vc segue ao teu pastor…abraços a todos,Deus os abençõe.

  45. É verdade Elyas, Satanás se aproveita de quando tornamos a discussão sobre roupas e jóias (por exemplo) foco de nossa religião. É por isso que aqui no blog, dos 627 textos que já postamos até hoje, somente 20 são sobre modéstia cristã, e nem todos desses falam sobre roupas e jóias. Esse não é o nosso foco.
    Contudo, querido, esse é um site para mulheres (e para os homens que não se importam de ler nosso conteúdo), e muitas de nossas amigas leitoras possuem grandes dúvidas sobre a vontade de Deus no que diz respeito ao vestuário, exatamente pq essa porção de igrejas que dizem usar a Bìblia só fazem confusão na mente das pessoas, falando cada uma o que convém, e deixando cristãos sinceros perdidos sobre o que é a verdade.
    Modéstia cristã não é doutrina de homens. É Bíblica, é divina! Doutrina de homens é essa história de que Deus te aceita de qualquer jeito. “Ele só quer seu coração. Se vc se prostitui, se você usa drogas, se você rouba, se você usa roupas inapropriadas, se você come coisas que desagradam a Deus, você pode continuar fazendo tudo isso, porque Ele só quer seu coração.” Isso é o que muitos pregam hoje, mas isso é MENTIRA.
    A palavra do Senhor diz que em Cristo somos novas criaturas (2 Cor. 5:17). Podemos (e devemos) ir a Deus como estamos, mas é impossível entregarmos nosso coração a Ele e continuarmos como estamos. Nossas roupas, assim como muitas outras coisas de nossas vidas mudam quando entregamos nosso coração a Deus.
    De fato, não é pastor que deve determinar o que devemos fazer ou não, é o próprio Deus. Por isso, aqui no blog só falamos do que Deus diz. Não seguimos nenhum pastor que não seja o SENHOR. Por isso argumentamos com base no que está escrito na Bíblia e no Espírito de Profecia.
    Tudo em nossa vida pertence a Deus. Ele nos comprou por alto preço!!!

Scroll To Top