Capa / Reflexões / A Mulher de Provérbios 31

A Mulher de Provérbios 31

Veja que interessantes essas declarações:

A madre estéril – nunca se farta (Prov. 30:16).
A mulher adúltera: come, e limpa a boca, e diz: Não cometi maldade (Prov. 30:20).
A mulher desdenhada quando se casa; a serva quando se torna herdeira da sua senhora – fazem estremecer a Terra (Prov. 30:23).

Em Provérbios 30 vemos uma série de frases que, a princípio, parecem desconexas e sem sentido. São muitas coisas que, imaginamos, o autor aprendeu ao longo de sua vida que não deve ter sido nada comum. Trazem algumas constatações interessantes. Mas não deixam de nos intrigar.

Porém, o que mais me chama a atenção é a constante referência às mulheres. E eu queria falar bem rapidamente sobre elas, antes de prosseguir:

A mulher estéril: algumas mulheres que não conseguem ter filhos, com o tempo, acabam se tornando obcecadas com isso, a ponto de chamarem a menstruação de monstra, visto que ela representa que seu sonho não se realizou. Desentendem-se com os cônjuges, e passam a viver em função de engravidarem, apenas. Isso se torna, em muitos casos, como um deus na vida dessas mulheres, que acreditam que nunca serão verdadeiras mulheres se não forem mães. Mas notem bem os pronomes que usei: algumas e muitos.

A mulher adúltera chega a um ponto em que passa a achar certo o que faz, afinal de contas, não matou, não roubou… Mas e as vidas que prejudicou? Uma mulher que consente em se relacionar com um homem casado ou mesmo solteiro, sendo ela a casada, traz uma série de prejuízos, não só para o homem com quem está ou sua família, mas especialmente para ela. O mais interessante é a linguagem que se usa: come e limpa a boca. É como se a mulher fizesse algo bem corriqueiro, como se, para ela, aquilo nada significasse.

E por fim, a mulher desdenhada quando se casa e a serva quando herda os bens de sua senhora: fazem a Terra estremecer. Há algumas coisas piores que uma mulher irada, embora poucas, mas há algo pior que um homem ou mulher arrogante? Que se sente um verdadeiro rei ou verdadeira rainha, mesmo sem ser? E a mulher que ganha sem nada merecer, e, do nada, de pobre se torna milionária? Nem é preciso falar muito, creio que todos conhecemos a altivez de um “novo rico” ou “emergente”…

Mas o mais interessante é que, logo depois, no capítulo 31, vem a descrição de uma mulher diferente, uma mulher virtuosa, podemos dizer assim. Não se sabe quem escreveu esse capítulo, não se conhece esse rei Lemuel, alguns acreditam que esse foi o nome que a mãe de Salomão deu a ele, mas não se tem certeza se isso é fato. O que me chama a atenção é como foi colocado bem depois de um texto que fala também de mulheres. É mais ou menos como se Deus estivesse querendo dizer: “Vejam, vocês acabaram de ver características que não são apreciadas em uma mulher, mas agora vou lhes mostrar como eu gostaria que a mulher fosse”.

E ao lermos os dois capítulos, as comparações são inevitáveis:

A mulher de Provérbios 30 nunca se farta, sempre quer mais e mais, a de Provérbios 31 “abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado”.
A mulher de Provérbios 30 é adúltera, a de Provérbios 31 é fiel ao marido e louvada por ele.
A mulher de Provérbios 30 faz tremer a Terra, a de Provérbios 31 atende ao bom andamento de sua casa.

Eu quero muito ser a mulher de Provérbios 31. E você?

“Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.” – Prov. 30:28 e 29.


Texto enviado por Daniella Cláudia B. A. Virmes.
Daniella é médica, mora em Cachoeira – BA e freqüenta a IASD do IAENE.

Texto enviado para a Promoção de Aniversário de 1 ano do Blog MulherAdventista.com

Related Posts with Thumbnails

16 comentários

  1. Fantástica a mensagem e a contextualização!

  2. Muito bom! Eu também quero ser com a graça de Deus, a mulher de proverbios 31. Que a benção de Deus repouse em todas as mulheres adventistas.

  3. Excelente texto!!!
    Parabéns por ele!

  4. Oi Daniella!
    Que belo texto, belas colocações, gostei muito.
    Quando eu era adolescente me deparei pela primeira vez com esse texto de Provérbios sobre a Mulher Virtuosa. Lembro-me que orei a Deus naquele instante e pedi de todo coração que Ele me ajudasse a chegar a ser como aquela mulher um dia.
    Um beijo.

  5. Achei interessantíssima a visão da mulher adultera, eu lia e ficava sem entender o porque do autor dizer “come e limpa a boca”.

    Ótima comparação das mulheres de Provérbios 30 com a do 31.

    Excelente texto. Parabéns!

  6. Ei pessoal!!
    Vejo que gostaram do texto da Daniella!!!
    Também gostei muito!

    O mundo precisa de mulheres como a mulher de Provérbios 31. A Igreja precisa de mulheres assim!!! Essa é uma das razões do Blog Mulher Adventista Existir. Ajudar-nos a nos tornar cada dia mais a mulher de provérbios 31!!

    Que Deus nos abençoe e que as pessoas que nos cercam vejam em nós a diferença que há em sermos filhos e filhas de Deus!!

  7. Não diferentemente de cada mulher que lê provérbios 31, eu também quero ser uma mulher virtuosa. O nosso desejo deve ser permitir que Deus mude em nós o que ainda falta, a fim de que pela Sua graça sejamos como aquela mulher de provérbios 31.

    Lindo texto Daniella.

  8. Gostei muito do texto. Sejamos como a mulher de Provérbios 31! Fique com Deus

  9. roseli de sarandi pr

    gostei muito do comentário. as mulheres adventistas deveriam comentar mais a respeito das mulhres segundo a biblia

  10. Olá Roseli, fizemos uma série só sobre mulheres da Bíblia. Você pode ler sobre elas aqui: http://mulheradventista.com/category/series/grandes-mulheres-da-biblia/

  11. ola,pra todas mulheres de provérbios 31,estou aqui passando pra dar uma grande noticia,vcs ja leirom o livro da mulher v,nossa ele muito otimo,ele ensinam muitas coisas boas,como nois mulheres devemos ser.ele falar de provebios 31,no começo quando eu começei a ler,eu achavam meio chato,mais como me apeguei a ler ele,nao parei mais de ler e ja e a segunda vez que eu leio ele, e te conto uma coisa eu mundei muito em casa,o meu marido sempre me pergunta vc,ainda esta lendo aquele livro,eu respondo sim e nao paro mais de ler ele, e eu recomendo as todas as mulheres vituosas.obrigada por ler o meu comentario,ser vcs quiseres adiquirir vai numa livraria mais proxima de sua casa, e comecer a ler e vira uma grande de mulher vituosa.e ai que entra a mulher v a mulher de provebios 31.

  12. muito boa essa reflexao.amei que DEUS CONTINUE A LEVANTAR MULHERES APTA PARA ENSINAR.DEUS TE ABENÇOE

  13. Tais Helena Junqueira Castro

    Que lindo!!!
    Eu amo muito tudo que se refere a mulher de provérbios 31. Sempre leio e peço a Deus para ser como ela,principalmente ter sua força seu amor aos outro.
    Parabéns por essa linda mensagem.

  14. joceline do carmo de Oliveira

    é uma bencão ser uma mulher como a de prov.31, mas eu peco a DEus que me transforma e faça de mim uma mulher 2ºo seu coraçao.

  15. Oh Senhor grata sou pelas intruções acerca de teu plano para nossas vidas! Apesar de anteriormente a mulher não ter vez, deixaste Claro a tua preocupação para conosco. Muito obg por tão grande amor!

Scroll To Top