Porque Garotas Cristãs Postam Selfies Sedutoras

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

[box type=”info” align=”aligncenter” ]Texto de Kristen Clark, originalmente publicado em inglês no Blog GirlDefined, com o título “Why Christian Girls Post Seductive Selfies”. Tradução de Bruna Bugana, publicada no Blog Juventude Cristã Presbiteriana.[/box]

Quando eu estava no colégio, Betânia e eu decidimos que queríamos fazer uma sessão de fotos muito legal de nós mesmas. Colocamos as roupas mais modernas que poderíamos encontrar, nos cobrimos com jóias, dobramos o rímel e nos dirigimos a um lugar privilegiado – o nosso telhado. Recrutamos (imploramos) uma de nossas irmãs mais novas a ser a nossa fotógrafa. Todas nós subimos ao telhado de nossa casa e ela começou a tirar as fotos.

Sim, um telhado é um lugar aleatório para fazer uma sessão de fotos, mas nós a fizemos lá para obter a perfeita brisa de top model a soprar o cabelo apenas para a direita. Para cada imagem, que saiu exatamente do jeito que tínhamos visto as modelos profissionais fazer – com os lábios franzidos, uma sobrancelha erguida, a mão no quadril e olhos sérios. Sem ser dito como posar sedutoramente, fomos ótimas e sabíamos exatamente o que fazer. Orgulhosamente, postamos nossa sessão de fotos no Facebook e esperamos os elogios aparecerem.

Sedução é a nova norma

Infelizmente, vivemos em uma cultura que treina as nossas mentes para ver sedução como norma a partir de uma idade muito jovem. Basta dar uma rápida caminhada pelo shopping e você verá cartazes atrás de cartazes com modelos em pose sexual. Desde a invenção do Pinterest, Instagram e outros aplicativos, imagem sexuais estão em nossa frente mais do que nunca.

Como garotas cristãs, estamos sendo bombardeadas por mensagens de nossa cultura que sedução e poses sexuais são legais, descoladas e normais. Tirar selfies sedutoras não é mais atrevido… é aceitável e louvável. Por vivermos em um mundo caído, faz sentido que a cultura incentive as garotas a agirem assim.

Faz sentido que as supermodelos e meninas não-cristãs não tenham problema em postar selfies assim

A pergunta que eu tenho pra você é esta: Por que diabos as meninas cristãs estão postando selfies sedutoras?

Fico chocada, às vezes, quando eu entro no meu Instagram e vejo algumas das poses sensuais que minhas amigas cristãs estão postando. O que mais me surpreende é que eu leio os comentários de outros amigos cristãos que estão elogiando as imagens e chamando-as de “linda”. Então, o que há com isso? Parece uma epidemia ao longo dos últimos anos.

Por que meninas cristãs gostam tanto de postar selfies sedutoras?

Eu sei a resposta para estas perguntas, porque eu costumava ser uma daquelas meninas. Eu costumava ser a garota por trás do Iphone tirando aquelas poses sedutoras. Eu era a garota do telhado fazendo uma sessão de fotos para que eu pudesse mostrar os resultados para os meus amigos.

Para mim, eu postava as fotos porque queria que os caras me notassem. Eu queria que as pessoas elogiassem “o quão bonita eu era”. Eu adorava ouvir o louvor e afirmação dos meus amigos. Nunca foi por um acidente que eu postei uma foto minha. Era sempre intencional e planejado. Eu já tinha visto imagens suficientes de modelos da moda para saber o que uma imagem “quente” devia parecer.

Muitas de vocês que estão lendo este blog, sabem exatamente do que estou falando, porque você fez a mesma coisa.

A verdade é que, postar selfies sedutoras é apenas um sintoma exterior de uma questão muito mais profunda.

É um sinal de uma menina que anseia por algo mais. É um sinal de uma menina que está tentando encher o seu tanque de afirmação através dos louvores e elogios de seus amigos. Uma menina que implora por atenção de rapazes e as esperanças de que eles vão notar uma de suas fotos. Uma menina que quer aparecer confiante, mas é fraca e solitária no interior. Uma menina que gosta de enganar os caras fazendo com que eles “queiram o que não podem ter.”

Selfies sedutoras são nada mais do que imagens que gritam, “Olhe para mim!”. Elas são uma oportunidade para apontar os holofotes sobre si mesmo por um breve momento e esperar que alguém note.

Como garotas cristãs, Deus nos chama para um padrão muito mais elevado do que para jogar o jogo “selfie sedutora”.

Todo o propósito de nossas vidas é apontar outros a Cristo, não para nós mesmos. Estes tipos de fotos nunca são centrada em Cristo, mas são sempre auto-centradas. Deus nos chama a viver uma vida moralmente pura em todos os sentidos. Postando fotos sedutoras de si mesma, você não está promovendo a pureza ou santidade dentro do corpo de Cristo.

Desde aquele dia no telhado, Deus me condenou sobre a motivação e condição do meu coração. Diga-me se você acha selfies sedutoras estão bem de acordo com Efésios 5:1,3: “Portanto, ser imitadores de Deus, como filhos amados. Mas a imoralidade sexual e toda impureza ou cobiça não deve, sequer se nomear entre vós, como convém a santos “.

O que você acha?

Primeiro somos chamadas a sermos imitadoras (reflexos) de Deus para o mundo que nos rodeia. Você e eu somos filhas de Deus! Precisamos refletir o caráter e a pureza de nosso Pai também. Em segundo lugar, somos ordenadas a ficar longe de qualquer forma de imoralidade sexual e toda a impureza. Você entendeu isso? “Qualquer forma … toda a impureza.”

Selfies sedutoras não tem chance contra estes versículos

Nossa cultura nos diz que santidade e pureza é careta e que ser muito rigorosa consigo mesma levará a uma vida de tédio. Se for esse o caso, então por que há tantas meninas solitárias, tristes, deprimidas, inseguras e carentes?

Deus nos dá padrões de pureza e santidade, porque Ele sabe que é o que é melhor para nós. A verdadeira alegria e contentamento não virá através dos aplausos de seus amigos, ela só virá através de obedecer e honrar a Deus. “Bem-aventurados são aqueles cuja forma é irrepreensível, que andam na lei do Senhor! Bem-aventurados aqueles que guardam os seus testemunhos, que o buscam de todo o seu coração “(Salmo 119:1-2).

Eu sei que você quer ser abençoada por Deus. Tenho certeza! Em vez de lutar após o aplauso vazio deste mundo, se esforce para receber os aplausos gratificantes de seu Rei.

Você nunca é mais feliz do que quando você está vivendo sua vida para a glória de Deus

Como garotas cristãs, temos o dever de honrar nosso Rei, em todas as áreas de nossas vidas. Temos a responsabilidade de suportar a imagem de Cristo para o mundo perdido ao redor de nós.
Você vai se juntar a mim em rejeitar a tendência de selfies sedutoras? Você vai dizer não às postagens de fotos que auto-glorificam e colocam toda a atenção em você?

Nosso mundo tem a necessidade desesperada de meninas cristãs que estão dispostas a defender a verdade de Deus, mostrando algo muito maior do que elas mesmas.

Vamos tornar isto pessoal:

  • Você é culpada por postar selfies sedutoras? Se assim for, qual é a sua motivação por trás das publicações?
  • Você está disposta a pedir perdão a Deus por não refletir bem a sua imagem? Se assim for, confesse seus pecados e peça a Deus para criar um coração limpo e puro dentro de você.
  • Que caminhos tentam você a colocar a atenção sobre si mesma, em vez de Deus?

Mulher Adventista: Além dos pontos muito bem apresentados por Kristen no texto acima, gostaria de acrescentar algo mais. Em Gálatas 5:19 lemos “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,”. Você sabe o que é lascívia? Amiga, lascívia é sinônimo de sensualidade. Você pode consultar um dicionário e ele lhe dirá isto. E veja, segundo o texto bíblico de Gálatas 5:19, a lascívia (ou sensualidade) é obra da carne. Veja as obras da carne citadas antes de lascívia (adultério, fornicação, impureza). Se estas são obras de pecado, será que a lascívia é uma obra da carne menos ofensiva a Deus? Uma mulher adventista (na verdade, uma mulher cristã), precisa nascer do Espírito e produzir o fruto do Espírito. Esta é a consequência de se converter a Cristo e viver uma nova vida em Cristo. E veja querida amiga, sensualidade não pertence ao fruto do Espírito, citado no verso 22 deste mesmo capítulo de Gálatas. Pertence ao conjunto de obras praticados por aqueles que vivem na carne, são escravos do pecado e do Pai do pecado. Outro texto para o qual gostaria de chamar a sua atenção é o seguinte: “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,”I Timóteo 2:9. Este é um dos textos bíblicos que orienta que a mulher cristã deve ser modesta. Modéstia não combina com chamar a atenção para si. Seja publicando selfies sedutores, seja publicando dezenas ou centenas de selfies por semana, chamar a atenção para si mesma não é comportamento de uma moça que entendeu a verdadeira vontade de Deus para sua vida. É claro que eu entendo que em alguns casos há razões psicológicas por trás deste comportamento (necessidade de afirmação, ser elogiada, aplaudida, baixa autoestima, etc…). Mas, minhas amigas, para essas questões nós devemos buscar ajuda profissional. Devemos buscar, também, em Cristo, a cura para nossas debilidades emocionais. O que não devemos é, uma vez que conhecemos a verdade e assumimos o título de cristãs, permanecer nos pecados da sensualidade e falta de modéstia. Pense com carinho neste assunto. Será que você reflete a Jesus quando tira fotos sensuais, com caras e bocas, e publica em suas redes sociais? Este texto de Kristen me chamou a atenção para algo que eu vinha reparando há algum tempo, e apenas confirmou que de fato, mulheres cristãs precisam ser diferentes! Seja luz, querida!! =)

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.