Reforma de Saúde e do Vestuário – o segredo da beleza da mulher adventista

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Diariamente somos bombardeadas com propagandas de dietas milagrosas. Elas prometem eliminar os quilos extras em pouco tempo através do uso de shakes, fórmulas, ingestão de alguns alimentos milagrosos (e caros) ou exclusão de alguns nutrientes da dieta (o que muitas vezes representa um grande risco para a saúde).

Particularmente, já cansei de ouvir mulheres adventistas reclamando dos pesos extras, enquanto mantém um estilo de vida incoerente com as instruções sobre saúde que temos. Algumas delas lançam mão dessas dietas milagrosas, perdem alguns quilos, mas depois voltam a engordar. Outras, colocam em jogo a saúde em busca de uma forma corporal desejada e, depois de perder alguns quilos, permanecem com um corpo debilitado e doente.

Pensando nessa realidade veio à minha mente o tema da Reforma. Em uma sociedade escravizada pela indústria da beleza, existe um povo que tem o segredo para um corpo bonito e saudável. Mas… onde estão as mulheres bonitas e saudáveis para testemunhar disso? Ah! Elas estão se enganando nas teorias mundanas de saúde e beleza, e deixando na estante os guias que Deus nos deixou.

Esse engano não é novo. Lá em Gênesis 6:2 já vemos que a beleza mundana enganava os filhos de Deus – “Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.” E cada vez mais as filhas de Deus buscam parecer-se com as filhas dos homens, copiando seus ideais de beleza, e suas práticas de cuidado com o corpo e vestimenta.

Queridas amigas, não precisamos de dietas milagrosas, não precisamos de segredos mundanos para a beleza. Precisamos de Ar Puro, Luz Solar, Água, Alimentação Saudável, Exercício Físico, Repouso, Temperança (ou Abstinência) e Confiança em Deus. Precisamos nos vestir observando os princípios da modéstia cristã. Utilizando corretamente as orientações deixadas por Deus, seremos, sem sombra de dúvida, as mulheres mais saudáveis e bonitas do planeta. Nossos irmãos de Loma Linda já estão entre os seres humanos mais longevos do planeta. Por que não podemos estar entre os mais belos também?

Hoje pela manhã, li um artigo em um portal feminino que começava assim: “A saúde dos cabelos começa pela boca. Não adianta investir em tratamentos caríssimos se você não tiver uma alimentação saudável.” Esse é um portal secular, o qual acompanho para compreender o que está sendo disseminado aí fora para as mulheres de nossa sociedade. O que estava escrito nessas poucas palavras é uma grande verdade. Até a saúde dos cabelos depende da nossa alimentação. E não há povo nesse mundo que tenha melhores instruções sobre como se alimentar bem como nós. Quer ter cabelos bonitos? Viva a mensagem que Deus deixou para você!

Queridas, quem entende de beleza é Deus. Ele criou um mundo belo! Ele criou seres humanos belos. O conceito de beleza humano é contaminado pelo pecado, é corrompido, não é perfeito. Mas o conceito de beleza divino é perfeito. Então, é ouvindo a voz de Deus que podemos ser verdadeiramente belas.

Os caminhos que o mundo oferece para se alcançar os ideias de beleza são destrutivos. Esses mesmos ideais são corrompidos. “Minhas irmãs, há entre nós necessidade de uma reforma do vestuário. Há muitos erros na moda atual do vestuário feminino. É nocivo à saúde e, portanto, pecado usarem as mulheres espartilhos apertados, ou barbatanas, ou comprimirem a cintura. Essas coisas têm efeito deprimente sobre o coração, o fígado e os pulmões. A saúde de todo o organismo depende da ação sadia dos órgãos respiratórios. Milhares de mulheres têm arruinado sua constituição, trazendo sobre si doenças várias, em seus esforços por tornar enfermo e artificial um corpo sadio e natural. Estão descontentes com as disposições da Natureza, e em seus intensos esforços por corrigi-la, e submetê-la a suas idéias quanto à beleza, derribam-lhe a obra, deixando-a simples destroço.” Mensagens Escolhidas, Vol. 2, pág. 473. Atenção!! Os nocivos métodos mundanos são pecado para Deus!!!

Leia com atenção esse outro texto do Espírito de Profecia: “Deve-se ensinar às moças que o verdadeiro encanto da feminilidade não consiste apenas na beleza da forma ou do aspecto, ou na posse de realizações; mas no espírito manso e quieto, na paciência, generosidade, bondade, e na prontidão para fazer algo pelos outros e sofrer por eles. Devem ser ensinadas a trabalhar, a estudar para algum propósito, a viver por algum objetivo, a confiar em Deus e a temê-Lo, e a respeitar aos pais. Assim, ao avançarem em anos tornar-se-ão mais puras, mais confiantes em si e amadas. Será impossível desprezar tal mulher. Ela escapará às tentações e provas que têm sido a ruína de tantos. Health Reformer, dezembro de 1877.” Orientação da Criança, p. 140.

Uma mulher que observa os estatutos divinos sobre saúde e vestuário, encontrou a verdadeira fórmula da beleza exterior. Essa mesma mulher, fazendo isso pelos motivos certos (amor a Deus, atenção à voz do Espírito Santo, Reavivamento) encontrou a verdadeira fórmula da beleza interior.

Deus nos deixou orientações para que fôssemos belas e saudáveis, por dentro e por fora. Deus nos chamou para sermos lírios, e não qualquer flor do campo. Já passou do tempo de mostrarmos ao mundo quem é que realmente entende de beleza e saúde – nosso Deus!!

7 Comentários


  1. Nossa beleza vem de dentro….

    Aquilo que comemos, bebemos, reflete diretamente na nossa saúde, nos cabelos, nas unhas, na pele..
    Enqto não entendermos isso, ficaremoa mercê de doenças, que “pegamos Pela boca”


  2. Em Isaías cap.3 vemos Deus retirando as bênçãos de seu povo por já não estarem mais em conformidade com à Sua vontade. E a partir do versículo 17 mostra bem qual era a condição da mulher, pois q esta, havia perdido a referência dos princípios Divinos. ”O Sr. fará tinhosa a cabeça das filhas de Sião, e o Sr. porá a descoberto a sua nudez”. Devemos ter sim um equilíbrio em nosso externo com aquilo q apregoamos, se não fica tudo muito incoerente e o pior, estamos desagradando a Deus, e Dele, não podemos esconder nosso coração. Principalmente a mulheres q tem uma tendência mais vaidosa q o homens devem depositar confiança no Criador. Na adolescência já sofri bullying e usei de muitos artíficios (maquiagem), retirar todos os “truques” foi retirar a máscara, ”me despir” , e me ver como sou c/ todas as imperfeições. Mas esse mergulho só foi possível quando depositei –o nas mãos de Jesus, pois só Ele tem o poder de nos restaurar. Hoje na maturidade, vejo uma mocidade tão bonita e no entanto, mais parecendo personagens de filmes vampirescos, pois desejam copiar modelos q agradam a estética do mundo, mas não, a estética de Deus. Livrar-se desses padrões é procurar estar mais próximo de si mesmo, sem subterfúgios, pra se ver como somos precisamos de humildade, mas antes de tudo, lembrar que é o nosso Deus que nos deseja assim: o mais natural possível.


  3. Que o Espirito Santo retire as escamas de nossos olhos para que posamos ver a nossa nudez…
    A palavra “joias” na Bíblia também é traduzida por atavios ou enfeites ou adornos.
    Deus pediu para o povo tirar seus atavios para que Ele não os destruísse.
    “E quando o povo ouviu esta má notícia, pôs-se a prantear, e nenhum deles vestiu os seus atavios. Pois o Senhor tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És um povo de dura cerviz; se por um só momento Eu subir no meio de ti, Te consumirei; portanto agora tira os teus atavios, para que Eu saiba o que te Hei de fazer. Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios.” (Êxodo. 33:4 a 6)
    No dia do juízo, Deus pretende remover todos costumes seculares.
    “Naquele dia lhes trará o Senhor, o enfeite dos anéis dos tornozelos, e as toucas, e os ornamentos em forma de meia-lua; os pendentes, e os braceletes, e os véus esvoaçantes; os diademas, as cadeias dos artelhos, os cintos, as caixinhas de perfumes e os amuletos; os anéis, e as joias pendentes do nariz; os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e os bolsos; os vestidos diáfanos, e as capinhas de linho, e os turbantes, e os véus.
    E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro, e por cinto, uma corda; em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, cinto de cilício; e queimadura em lugar de formosura. Teus varões cairão à espada, e teus valentes na guerra. E as portas da cidade gemerão e se carpirão e, desolada, ela se sentará no pó.” (Isaias-3:18 a 26)
    “O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de joias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranquilo, que és, para que permaneçam as coisas. Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos; como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem e não temeis nenhum espanto.”(1-Pedro-3:3 a 6)
    “Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.” (1-Timóteo-2:9 e 10)
    Devemos por mais um pouco de tempo estar no mundo, mas por hipótese alguma ser do mundo.
    “Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós.” (1-Corintios-3:17)
    “Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça.
    Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniquidade para iniquidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação.” (Romanos-6:16 a 19)
    Shalom….


  4. – Excelente este artigo sobre Beleza e Vestuário da mulher adventista.
    Basta nós mulheres colocarmos em prática.


  5. “já sabemos como lhe dar com as raposas grandes do pecado,mas, são as raposinhas(pecadinhos de estimação) que detroem a vinha em flor”.(cantares 2:15)


  6. Excelente artigo.

    Reavivamento e reforma andam juntos. É preciso mudar o estilo de vida por amor ao nosso Deus, para preparar o nosso caráter para o céu, para testemunharmos, pela nossa saúde e longevidade.

    E, para fomentar mais esta “discussão” sugiro a leitura de 2 artigos:

    O vestuário da mulher cristã – a história e os conselhos de Deus:
    http://www.tudoparavegetarianos.com.br/colunas/karina-deana/o-vestuario-da-mulher-crista-a-historia-e-os-conselhos-de-deus/

    A entrega do “eu”: Saiba como Renata Matsunaga mudou seu estilo de vida e seu vestuário:
    http://www.tudoparavegetarianos.com.br/materias/a-entrega-do-eu-saiba-como-renata-matsunaga-mudou-seu-estilo-de-vida-e-seu-vestuario/

    Fiquem com Deus.

    Abraços,

    Vanessa


  7. Vanessa,
    entrei nos dois links e achei-os ótimos.Pois sempre procuro buscar a raiz das coisas.Outro dia mesmo estava conversando c/ meu esposo sobre este assunto.Ele sempre disse q não era bíblico o uso das calças compridas,mas como vc, tentava me justificar de todas as maneiras.Viajo de ônibus todos os dias e sou professora de Arte e a roupa mais prática é a calça jeans,quer dizer,passo a semana inteira c/ o tal traje pra chegar no sábado trocar por uma saia ou vestido.Num desses dias frios falei pra ele,”que coisa mais incoerente,pq a gente não pode usar uma calça comprida bem quentinha e ir ao culto”?,se passo a semana toda de calça comprida? Foi então q passamos a conversar sobre o assunto.Fiquei c/ essa pergunta p/ mim mesma e não me senti ainda tocada pelo Espírito Santo a fazer tal mudança.Na sema- na passada mesmo, tinha comprado uma calça nova e p/ minha surpresa,li este artigo no sábado agora…fiquei c/ um “pesinho na consciência”.P/ tal mudança ocorrer reconheço da minha parte é quase impossível,ainda q sempre gostei de saias e vestidos.É mais mesmo pela praticidade.Mas os artigos foram bem fundamentados.Acredito q muitas mulheres vão refletir sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.