Sugestões de roupas para diferentes ocasiões

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Olá! Faz algum tempo que não consigo sentar e escrever calmamente aqui no blog. Contudo, hoje reservei um tempinho para vir aqui contar-lhes uma novidade.

Como mulher adventista, sei das dificuldades que você enfrenta ao ter que comprar roupas. Na maior parte das vezes o que está nas vitrines não é adequado para uma mulher adventista.

No Manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia (edição de 2005) está escrito o seguinte sobre o vestuário:

Para que não chame a atenção, deverá seguir os estilos mais conservadores e apropriados da época.” (Manual da Igreja, 2005, p. 176)

O povo de Deus deve situar-se sempre entre os conservadores em matéria de vestuário, […]” (Manual da Igreja, 2005, p. 176)

Pensando nisso, estou disponibilizando na página do Facebook do Blog MulherAdventista.com algumas sugestões para que você possa se vestir bela, feminina, modesta, como Deus orienta e requer de nós. Para acessar às sugestões, basta entrar na página de fotos e procurar os albuns de sugestões de roupas.

Espero que você goste, e faça bom proveito das ideias!! =)

18 Comentários


  1. devemos te muito cuidado sobre questão da roupa principalmente para mulheres. Deuteronomio 22:5. nem a mulher usará roupa de homem nem o homem roupa de mulher. veja o que diz o Esperito de profecia. Há uma crescente tendencia de as mulheres usarem vestuario e adotarem aparencia mais semelhantes aos do sexo oposto e escolherem seus trajes bem parecidos com os dos homens. mas Deus declara que isso é abominação testimunho volume 1 pag 457.


  2. Uma sugestão de vestuário para quem vai a Cap d’Agde ou na Colina do Sol: nada


  3. MUITO BOM VOCÊ TER MENCIONADO ESSE ASSUNTO, REALMENTE É UMA GRANDE DIFICULDADE QUE TEMOS PRINCIPALMENTE AQUI NA CIDADE QUE MORO
    (SALVADOR -BAHIA),AQUI TUDO É FESTA,AQUI AS MULHERES SENTEM MAIS CALOR QUE O RESTO DO MUNDO (risos).E SÓ ENCONTRAMOS NA MAIORIA DAS LOJAS ROUPAS COM OS FAMOSOS MODELOS “TOMARA QUE CAÍA ALÇAS,E TRANSPARENCIA”,E QUANDO ENCONTRAMOS ALGUMA LOJA COM MODELO ACESSIVEL ELES CHAMAM DE ROUPA DE FESTA E O PREÇO VAI LÁ PRÁ CIMA.


  4. Olá Ana Catarina. Tem lugares que realmente é complicado encontrar roupas adequadas, mas o calor não pode ser usado como justificativa por nossas irmãs para usar roupas que fujam aos princípios da modéstia cristã. Eu conheço o calor do sudeste e do nordeste, e posso te dizer que o de Joinville consegue ser mais insuportável que o daí (rs). Meu marido é baiano, e nem ele da conta do calor daqui. rsrs
    O fato é que precisamos aprender a usar de criatividade, e adaptar algumas roupas de loja para que se tornem decentes. Também precisamos encontrar boas costureiras, para que possamos fazer nossas roupas seguindo os padrões do céu. Assim, o problema está resolvido! =)


  5. Karyne, talvez você não saiba, mas nos lugares citados as pessoas costumam usar o traje de Adão e Eva.


  6. Olá Agnaldo! Acontece que depois que o pecado entrou no mundo, a nudez deve ser reservada ao relacionamento conjugal. A Bíblia não apoia o uso da nudez em público.

    Eliane! Faz isso sim!! 🙂


  7. No Éden, Adão e Eva andavam nús. Quando o pecado entrou no mundo, eles receberam roupas e não adornos. Eles receberam aquilo que lhes era necessário, e não o supérfulo. Isso não tornava Eva menos feminina ou menos bonita que as mulheres que vieram depois dela e que iniciaram a utilização de jóias e adornos.


  8. Esta é a interpretação de uma parte dos evangélicos, mas poderia citar vários textos bíblicos em que a nudez pública foi aceita, como por exemplo a ordem ao profeta Isaías para que andasse nu durante três anos (Isaías 20:2-3). Isto é uma questão de contexto cultural, se vc chegar à uma aldeia no Xingu deve respeitar a condição em que esles vivem como natural, a prática da nudez pública lá não é imoral. Assim como em outros lugares em que estar nu não é sinônimo de desrespeito. Estou citando isto aqui não para advogar uma causa, mas para que nós crentes tenhamos uma mente mais aberta para entender e aceitar outros contextos. Afinal, o pecado não está no corpo em si, mas na forma em como fomos educados para interpretá-lo. Deus criou o corpo belo e não teve vergonha de contemplar nossos primeiros pais em sua nudez ao completar sua obra criadora. Oxalá tenhamos uma consciência mais pura e inocente, assim estaremos menos sucetíveis ao pecado!


  9. Sim Agnaldo, compreendo o que escreveu. Mas… pelo relato bíblico, assim que o pecado entrou no mundo, homem e mulher perceberam que estavam nus e isso gerou incômodo suficiente para que eles criassem uma forma de cobrir a nudez. Não havia cultura oriental, ocidental, européia ou indígena…somente Adão e Eva, mas o constrangimento da nudez à mostra já existia. Compreendo a questão dos índios, mas, temos que concordar que a maior parte das culturas não lida com naturalidade em relação à nudez. Ela é sim, alvo de pensamentos pecaminosos quando exposta no momento inadequado, diante da pessoa errada. Somente com o fim do pecado poderemos pensar na possibilidade de seres humanos andarem novamente nús, e isso ser algo belo, natural e santo! =)


  10. Karyne,
    A vergonha de Adão e Eva não se atem à questão do corpo, mas sim a nudez da alma. Após terem incorrido em desobediência o casal buscou se vestir ou se adornar com folhas de figueira. Pela lógica e pelo que o texto indica, não fizeram isto porque passaram a achar seus corpos ridículos, pois os mesmos já tinham intimidade física e sexual. Isto demonstra uma tentativa de se livrarem da consciência culpada. Se sentindo indignos diante de Deus, quiseram mudar a aparência deles na busca de uma condição mais digna. O ato de Deus em vesti-los foi uma grande representação do plano da redenção, baseado no futuro sacrifício de Cristo. Só o sangue de Jesus podia cobrir esta vergonha, ou seja, de se sentir indignos diante de Deus.
    O fato que vc colocou que a maioria das culturas não lida com naturalidade com a nudez mas só alguns povos isolados, é uma prova que este “incômodo” é aprendido, ou seja, questão de educação apenas, não há algo intrínsico na natureza humana que cause aversão à nudez. Se não for assim devemos considerar que os índios, pela naturalidade com que agem em plena nudez, não são filhos de Adão e Eva.
    Este é um dogma, ou melhor, um tabu que já deveria ter desaparecido da mente dos crentes. Em pleno século XXI manter esta mentalidade é descabido! É impróprio sim ficar pelado só onde isto cause escândalo, mas dizer que mostrar a nudez, em si, é pecado, isto não é bíblico. Em função deste tabu há muitos crentes inseguros com relação ao seu corpo, não ficam nus nem na sauna com pessoas do mesmo sexo, sentem vergonha até do médico. O amadurecimento e o bom senso conduzem à serenidade diante da nudez. Se há pessoas que não sentem qualquer incômodo em estarem nuas, nós os crentes não podemos condená-las ou dizer que estão em pecado. Muito pelo contrário fica como lição e exemplo para nós, para que busquemos ser mais inocentes e menos preconceituosos.


  11. Olá Agnaldo!

    Enquanto vivermos em um mundo de pecado teremos que nos acostumar com o fato de que a nudez deve ser coberta. Ainda que a nudez de Adão e Eva tenham um significado simbólico, ela tem também (e primeiramente) um significado literal.
    Quanto ao aprendizado, de fato a vergonha relacionada à nudez é muitas vezes aprendida, assim como a maior parte dos nossos comportamentos e sentimentos.
    Agora, não é porque eu tenho consciência de que o homem foi criado nu, que devo não ter o pudor de ficar nua diante de outras pessoas. Isso não é uma questão de preconceito, mas de pudor e segurança. Deus forneceu roupas ao homem, posteriormente (e vc pode ler isso em Êxodo e Levíticos) Ele orientou Moisés quanto aos cuidados para que a nudez não fosse exposta. Se for só uma questão de preconceito, não há porque cuidar em as mulheres se vestirem com traje decente. Decotes e saias curtas podem ser usados tranquilamente, pois a maldade está nos olhos de quem vê. Não é bem assim irmão. Não temos o direito de estimular o pecado no outro. Um grupo de amigos ficar nus em uma sauna?! Me desculpe, isso não é preconceito, mas Deus nunca autorizou ao homem depois do pecado tal prática. As orientações de Deus são no sentido de cubrir a nudez. É assim que o homem deve se portar em um mundo onde há pecado.

    Volto a repetir, concordo que a relação atual que há, em nossa cultura, com a nudez, é algo aprendido. Contudo, exatamente por ser algo aprendido é que devemos cuidar em não gerar escândalo ou conduzir outros ao pecado! O homem no Éden era coberto por luz, e perdeu isso. Até que tenhamos novamente vestes celestiais (seja qual for o material), devemos cuidar em não escandalizar, e nem induzir outros a uma sexualização indevida.


  12. Karyne

    Admiro vc ter chegado neste diálogo até aqui. Geralmente o preconceito é tão forte quando o assunto é nudez, que simplesmente se eximem de qualquer comentário. Mas vamos lá, me permita mais esta observação:

    Sobre a ordem de se fazer vestimentas aos sacerdotes. Temos que diferenciar os contextos, o Apóstolo Paulo recomendou o uso de véu pelas mulheres, mas aquilo era para aquele contexto.
    No caso dos sacerdotes, alí se tratava de uma medida preventiva, para que quando o sacerdote subisse os degraus do altar sua genitália não ficasse visível e assim não despertasse risos ou gracejos na congregação, quebrando a reverência do culto. Não podemos achar que a nudez era ofensiva a Deus, pois ordenou ao profeta Isaías que andasse nu e descalço durante três anos (Isaías 20.2). O profeta Miquéias também teve uma atitude semelhante (Miquéias 1.8). Não podemos aceitar que Deus num momento repudiava a nudez e noutro a aceitava.

    Sobre a questão de decotes e saias. É claro que a pouca roupa é muito mais provocativa, sexualmente falando, que a nudez total pura e simplesmente. A sensualidade se manifesta estando a pessoa vestida ou nua, são as atitudes que mais caracterizam um comportamento sensual.

    Vc disse:”Não temos o direito de estimular o pecado no outro. Um grupo de amigos ficar nus em uma sauna?! ” Agora vc me assustou! Que mal tem em tal ato, se o propósito não tem conotação sexual? Será que os crentes tem mais maldade na cabeça que os chamados de ímpios? Quem tem esta idéia geralmente nunca presenciou ou esteve numa ocasião destas e faz um bicho de 7 cabeças numa coisa toatalmente frugal e até saudável. O apóstolo Pedro pescava nu (João 21:)na frente dos outros discípulos e isto não era pecado!

    ” No Édem o homem era coberto de luz”. Uma lição da Escola Sabatina de tempos atrás esclareceu em sua nota, que esta luz não ofuscava completamente a nudez, caso contrário a Bíblia não poderia narrar que o homem estava nu.
    Com relação a escandalizar, eu fui bem claro que considero errado se isto causar escândalo, não somente isto mas qualquer outra coisa. Temos que respeitar os irmãos fracos.

    Sei que vc pode estar chocada, mas vc é uma mulher inteligente e já entendeu a verdade. Eu também custei a perder tais conceitos ou melhor pré-conceitos acerca da nudez. Mas hoje não tem mais como recompor minha racionalidade para acatar tanto dogmatismo obscuro sobre uma coisa que é muito simples.

    Um abraço


  13. Olá Aguinaldo! Confesso que também fico surpresa com o fato de vc dar continuidade a esse assunto.
    Preconceito ou não, se nossa sociedade não lida bem com a nudez, se andar nu escandaliza, se ficar nu na presença de outras pessoas (crentes ou não) pode ser um passo para chegar a praticar coisas que ofendem a Deus, eu não posso concordar que a nudez deve ser tratada com naturalidade em todos os momentos.
    A sexualidade é tratada de forma muito corrompida em nossa sociedade para eu acreditar que estamos livres de perigo expondo a nudez só porque não tenho preconceito contra ela.

    EGW comenta sobre o uso da nudez em reuniões (onde as pessoas achavam inclusive que estava sendo usadas pelo Espírito de Deus) e sobre a nudez como pornografia. (Veja “Maranata! – Meditação Matinal, p. 232” e “Maranata! – Meditação Matinal, p. 141”). Em nenhum desses momentos ela fala da nudez como sendo algo natural para os nossos dias. Era natural para o homem no Éden perfeito. Para o homem que vive em um mundo com cerca de 6000 anos de pecado, isso não é mais natural.

    Sendo assim, irmão, não acho saudável tratar do tema como se fosse algo muito simples, e que tudo fosse preconceito. Existe um investimento grande de Satanás para levar o homem ao pecado, e não vejo razão nenhuma para dar abertura para ele atuar nesses casos.

    Bom… o tema do post é outro. Acho que já nos alongamos muito nesse tema aqui.

    Fique com Deus! 🙂


  14. Bom dia Romeu!

    EGW é abreviação de Ellen G. White. Se o que lhe interessa é o que o Espírito Santo diz, então, tudo o que ela escreveu lhe interessa, pois ela escreveu inspirada pelo Espírito Santo, assim como os autores dos livros da Bíblia!!

    Sei que o irmão não crê é EGW. Contudo, esse é um espaço criado por uma adventista, e que se fundamenta nas verdades que Deus revelou aos Adventistas do Sétimo Dia. Gostaria de contar com sua compreensão e respeito. Se o irmão discorda de nossas crenças, é livre para não ler o que escrevemos aqui!! 🙂

    Fique com Deus!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.