Ler e investigar

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim. João 5:39

Somos muito gratos porque temos a segura palavra profética, de modo que nenhum de nós precisa ser enganado. Sabemos que no tempo presente há heresias e fábulas em nosso mundo, e precisamos saber o que é a verdade. Compete-nos estudar diligentemente por nós mesmos, para que possamos obter esse conhecimento. Não podemos fazê-lo com a simples leitura das Escrituras, mas precisamos comparar uma passagem com outra.

Precisamos examinar as Escrituras por nós mesmos, para que não sejamos desencaminhados; e embora muitos sejam desencaminhados porque em nosso mundo há doutrinas de todo o tipo, existe uma só verdade. Muitos poderão aproximar-se de vocês e dizer-lhes que têm a verdade, mas é seu privilégio examinar as Escrituras por si mesmos. “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva” (Is 8:20). Precisamos conhecer as Escrituras por nós mesmos, para que possamos compreender a verdadeira razão da esperança que há em nós.

O apóstolo nos diz que devemos dar a todo aquele que nos pedir, a razão da esperança que há em nós, com mansidão e temor. “A revelação das Tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples” (Sl 119:130). Não basta ler meramente; mas a Palavra de Deus precisa penetrar em nosso coração e em nosso entendimento, para que sejamos firmados na bendita verdade. Se deixarmos de examinar as Escrituras por nós mesmos, para sabermos o que é a verdade, então, se formos desencaminhados, seremos responsáveis por isso. Precisamos examinar as Escrituras diligentemente, para que saibamos todas as condições que o Senhor nos deu; e se a nossa capacidade mental é limitada, examinando diligentemente a Palavra de Deus podemos tornar-nos poderosos nas Escrituras e explicá-las a outros. […]

Cada igreja que será construída […] deve ser educada em relação a essa verdade. “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Lc 10:2). Os professores que devem apresentar a verdade não podem permanecer ao seu lado para se certificarem de que vocês não sigam os erros que estão inundando a nossa terra; mas se estão firmados nas Escrituras, sentirão a responsabilidade, e examinarão as Escrituras por si mesmos, de modo que sejam um auxílio para outros (RH, 3/4/1888).

Fonte: Ellen White, Meditação Matinal Jesus Meu Modelo, 16/04/2009

1 comentário


  1. Oi Karine! Deus abençoe!!!

    ” A lei e ao Testemunho”
    O grupo que ostenta a bandeira do Príncipe Emanuel tem um Comandante que ordena: “Perfilai-vos! Tomai posição vós, que sois leais aos mandamentos de Deus e ao testemunho de Cristo.” Como sabemos, o testemunho de Cristo é o Espírito de Profecia. Se não vivermos de acordo com as seguras admoestações divinas, não nos encontraremos na igreja no dia de seu triunfo final.
    “A igreja está atravessando um período de sério conflito, mas a despeito do perigo muitos estariam dispostos a confiar sua direção a pessoas que certamente a fariam soçobrar.” Test. Seletos, Vol. 2, pág. 17.
    Há pessoas que se acomodam tanto ao pecado que só se sentem felizes quando as pessoas que estão na direção de sua igreja alisam o pecado, não vivendo nem ensinando os escritos do Espírito de Profecia.
    Quando Jesus disse: “Examinai as Escrituras,” impôs a cada cristão o dever de buscar diligentemente a salvação em Cristo. Se aqueles que estão liderando o grupo a que pertencemos não fazem menção direta às mensagens do Espírito de Profecia, temos a responsabilidade de o fazer, não para levantar contendas e facções dentro da igreja, mas como uma pesquisa acompanhada de ferventes orações e de bom e humilde sentimento cristão, para que redunde em nossa própria salvação e na de outros.
    Sinto como que um desfalecimento espiritual quando encontro jovens adventistas do sétimo dia jogando futebol em pleno sábado, com colegas mundanos. Até certo ponto somos responsáveis pela salvação desses jovens. A irmã White diz que Jesus era escrupuloso nas mínimas coisas, por isso não caiu em graves erros. Quando abrimos a porta a pecados aparentemente pequenos, damos boa margem ao triunfo dos grandes.
    “Quando Deus diz uma coisa, quer dizer isso mesmo. … Se andarmos contrariamente a Deus, Ele andará contrariamente a nós. Nosso único procedimento seguro é prestar obediência a todas as Suas ordens, sejam quais forem as custas.” — Mensagens aos Jovens, págs. 441 e 442.
    Nossos pioneiros lutaram para desenvolver nossas doutrinas básicas ao estudarem fervorosamente a Palavra de Deus. Como resultado, nossa fé repousa sobre uma firme base teológica. Temos plena certeza da salvação através de Cristo; de que o Espírito Santo nos fortalece diariamente para vivermos como testemunhas vitoriosas por nosso Senhor; e de que Ele virá em breve.
    Não há razões para nos preocuparmos com fábulas ardilosamente compostas. Do santuário à santificação, do sábado ao estado dos mortos e os temas escatológicos, estamos firmados na Palavra de Deus.
    Nosso desafio, hoje, não é teológico. É pessoal. Nossa teologia não tem efeito algum se, individualmente, não a incorporamos em nossa vida diária através de persistente estudo. A serva do Senhor continua nos advertindo:
    ‘”Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna”. Cada ponto da verdade sustido por nosso povo terá que suportar a inquirição dos maiores intelectuais; os mais elevados dos grandes do mundo serão postos em contato com a verdade, e consequentemente todas as nossas interpretações devem ser examinadas rigorosamente e aferidas pelas Escrituras…. “Temos que, individualmente, saber por nós mesmos o que é a verdade, e estar preparados para, com mansidão e temor, dar a razão da nossa esperança não com orgulho, vanglória ou pretensão, mas no espírito de Cristo.” – Evangelismo, págs. 68 e 69.
    Se estivermos dispostos a palmilhar com Jesus na fidelidade, palmilharemos também com Ele na graça, no poder, no amor e no triunfo.
    É o meu desejo e oração. Amém!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.