Plano de estudo diário da Bíblia

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quando um novo ano se inicia, muitos lançam para si mesmos o desafio de ler a Bíblia em um ano – o famoso ano bíblico.

Se eu puder tomar como base o número de pessoas que conheço que começaram a fazer o ano bíblico e não concluíram, posso afirmar que cerca de 90% das pessoas que começam a leitura da Bíblia não a concluem. Desde criança, sempre tentei concluir meu ano bíblico, mas chegava em alguns livros e a leitura se tornava “massante” para mim, então, quando percebia, já havia desistido do desafio.

Vejo no ano bíblico um importante estímulo ao conhecimento da Palavra de Deus. Mas, mais do que isso, vejo um importante estímulo a um relacionamento mais íntimo com Deus.

É através da Bíblia que conhecemos a vontade de Deus para nossa vida. Jesus utilizou as palavras das Sagradas escrituras para combater às tentações de Satanás (Lucas 4:3-13). Ele mesmo disse: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32. Jesus é a verdade (João 14:6) e a Palavra de Deus é a verdade (João 17:17). Quantos benefícios pode nos trazer o contato diário com a Palavra de Deus?!

Mas, muito mais do que uma leitura diária superficial da Bíblia, precisamos de um estudo. Cada verso bíblico possui verdades e lições para nossa vida. Deus está, através das páginas da Bíblia, comunicando-Se conosco, transmitindo-nos sua mensagem, revelando-nos Seu querer. Mas muitas vezes a leitura é feita de forma superficial, rápida, entre um e outro pensamento acerca das tarefas do dia, e terminamos a leitura sem ter recebido o alimento que Deus desejava nos fornecer.

Por que não reservar esse ano um tempo especial para estudo da Bíblia? Leia a Bíblia, compare versos que falem de um mesmo assunto, utilize uma concordância bíblica, um dicionário (para palavras que necessitem maior eplicação), o Comentário Bíblico Adventista, consulte os livros do Espírito de Profecia acerca do tema que você está estudando e, principalmente, peça sabedoria e entendimento a Deus antes de abrir Sua Palavra.

Deus deseja moldar-nos! Ele quer transformar nossa vida. Ele se preocupou em deixar mensagens escritar para orientar nossa jornada rumo à eternidade. Que 2012 seja o seu ano de estudo da Palavra de Deus! Que ao final desse ano você possa olhar para trás e perceber com clareza quão grande transformação o estudo da Bíblia provocou em sua vida!

Deus nos abençoe!

8 Comentários


  1. Bom dia Karyne, estou feliz por Deus usar vc para levar sua mensagem obrigado mesmo, comecei a fazer o ano Biblico e vou orar cada vez mais para o Senhor me ajudar a concluir tenha um bom dia e Ore pela minha Familia.


  2. A BIBLIA SAGRADA – O MANUAL DO FABRICANTE

    “O Mandamento é lâmpada, a instrução é luz,e às advertências da disciplina são caminho que conduz a vida” Prov. 6: 23.
    Se procurarmos perceber a importância do quão necessário é uma instrução e uma disciplina em nossas vidas, principalmente, pelo fato de que tais admoestações pode nos conduzir a garantia de vida eterna, pensaríamos em dar ouvido na passagem a cima citada.
    O maior problema do ser humano, é ele estabelecer seu próprio modo de conduta, como se ele achasse que sabe o que é melhor para ele.
    Pouco se vê pessoas se importarem com “manuais de instruções”. O negócio é usar logo e não se importar com manual. Basta o cuidado, a atenção e o zelo, dizem alguns, e tudo funcionará corretamente.
    Mas, será esta aplicabilidade correta quando se trata de nós, os seres humanos?
    Quando adquirimos algo, a recomendação é ler o manual de instrução se quisermos um bom funcionamento e durabilidade do que estamos adquirindo e, apesar de estar tudo neste, de como devemos proceder, a maioria descarta-o, pois já sabem o que fazer.
    Esta é mesma atitude de muitos neste mundo em que vivemos. Fazem o mesmo com as Sagradas Escrituras – A Bíblia – o Manual de Deus, o Criador, dado a todas suas criaturas.
    O fabricante Celestial, não nos deixou sem o manual de instrução, estando neste manual às orientações necessária para uma vida tranqüila e feliz. Mas, quantos leem este manual?
    Muitos deixam de lê-lo por que sabem de tudo, de que nada faltam; que conhecem o produto fabricado e, assim, arriscam suas próprias segurança. Deixam de desfrutar do melhor da vida com o seu criador, comprometem seus futuros, tanto neste mundo como também para com a eternidade.
    Muitos correm ao manual de instrução divino, quando já estão com suas vidas totalmente destruídas e não sabem como conviverem com às consequências de suas supostas sabedorias, por que não deram a mínima importância ao manual de Deus.
    Graças a Deus por sua infinita misericórdia que ainda nos dá a sua graça, e, através dela, ainda hoje termos o privilégio de lermos a sua palavra. Precisamos ir a palavra de Deus, seu manual dado a todos os pecadores, para dEle aprendermos o que é melhor e mais seguro para nossas vidas; para que sejamos libertados de nossas próprias consecuções pessoais; para que aprendamos qual é o verdadeiro sentido da vida eterna.
    “Jesus diz: A Vida Eterna é esta: que TE conheçam como o único Deus vivo e verdadeiro, e a teu filho unigênito que TU enviaste – Jesus Cristo”João 17:3
    Só podemos conhecê-lo através de sua palavra, buscando-o na sua palavra.
    Que esta mensagem nos desperte para nossa verdadeira e maior necessidade: “Buscar a palavra de Deus, enquanto se pode achá-la, pois haverá um momento em que ela não poderá ser encontrada, pois é Deus que assim adverte àqueles que menosprezam a sua palavra; “ “Eis que vem dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem de sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. Correrão de mar em mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda a parte, procurando a Palavra do Senhor, e não a acharão” Amós 8: 11 e 12.
    Sejamos interessados hoje, agora, para com a Palavra de nosso Deus, para que os momentos acima destacados, quando atingirem este mundo, a palavra de Deus esteja guardada em nossos corações, como resultados de estudá-la e guardá-la conosco, através de sua leitura.
    Deus nos promete guardar das grandes tribulações que virá sobre este mundo, mas, sua guarda, condiciona-se em guardarmos fielmente às suas palavras hoje, é o que diz Apocalipse 3: 10. Medite nesta passagem e que Deus o abençoe ricamente.


  3. Que o Eterno Deus esteja sobre nós e o Seu nome seja Magnificado para todo o sempre…
    “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.” (2-Timóteo-3:16,17.)
    “Quando Cristo enviou os discípulos com a mensagem evangélica, a fé em Deus e Sua Palavra havia quase desaparecido da Terra. Entre o povo judeu, que professava conhecer a Jeová, Sua Palavra havia sido posta à margem para dar lugar à tradição e às especulações humanas. A ambição egoísta, o amor da ostentação e a ganância do lucro absorviam os pensamentos dos homens. À medida que desaparecia a reverência para com Deus, fugia também a compaixão para com os homens. O egoísmo era o princípio dominante, e Satanás executava sua vontade na miséria e na degradação da humanidade. Instrumentos satânicos tomavam posse dos homens. O corpo humano, feito para habitação de Deus, tornou-se morada de demônios. Os sentidos, os nervos e órgãos dos homens eram manejados por influências sobrenaturais na condescendência com as mais vis concupiscências. O próprio cunho dos demônios se achava impresso na fisionomia dos homens. O semblante humano refletia a expressão das legiões do mal de que os próprios homens estavam possuídos. Qual é a condição do mundo atualmente? Não é a fé na Bíblia hoje destruída tão eficazmente pela alta crítica e as especulações, como o era pela tradição e o rabinismo dos dias de Jesus? Não têm a ambição e a cobiça e o amor do prazer tão forte domínio no coração dos homens agora como possuíam então? No professo mundo cristão, mesmo nas professas igrejas de Cristo, quão poucos são regidos por princípios cristãos! Nos círculos comerciais, sociais, domésticos, e mesmo nos religiosos, quão poucos fazem dos ensinos de Cristo a regra do viver diário! Não é verdade que “a justiça se pôs longe, … a equidade não pode entrar. … E quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado”? Isa. 59:14 e 15. Vivemos em meio de uma epidemia de crime, diante da qual ficam estupefatos os homens pensantes e tementes a Deus em toda parte. A corrupção que predomina está além da descrição da pena humana. Cada dia traz novas revelações de conflitos políticos, de subornos e fraudes. Cada dia traz seu doloroso registro de violência e ilegalidade, de indiferença aos sofrimentos do próximo, de brutal e diabólica destruição de vidas humanas. Cada dia testifica do aumento da loucura, do assassínio, do suicídio. Quem pode duvidar que agentes satânicos se achem em operação entre os homens, numa atividade crescente, para perturbar e corromper a mente, contaminar e destruir o corpo? E enquanto o mundo se acha cheio desses males, o evangelho é tantas vezes apresentado de maneira tão indiferente, que não produz senão uma fraca impressão na consciência ou vida das pessoas. Há por toda parte corações clamando por qualquer coisa que não possuem. Anelam um poder que lhes dê domínio sobre o pecado, um poder que os liberte da servidão do mal, que lhes proporcione saúde, vida e paz. Muitos dos que uma vez conheceram o poder da Palavra de Deus têm-se achado onde não há nenhum reconhecimento dEle, e anseiam pela divina presença.”(A Cência do Bom Viver-Pág.142,143.)
    Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tiago-1:21,22.)
    Nada há mais apropriado para fortalecer o intelecto do que o estudo das Escrituras. Nenhum outro livro é tão poderoso para elevar os pensamentos, para dar vigor às faculdades, como as amplas e enobrecedoras verdades da Bíblia. Se a Palavra de Deus fosse estudada como devera ser, os homens teriam uma largueza de espírito, uma nobreza de caráter e firmeza de propósito que raro se vêem nesses tempos.” (Caminho a Cristo-Pág.90.)
    Shalom…


  4. estou formando um grupo de mulheres intercessoras, gostaria de receber materias,estudos,e informações que me ajudassem nesse trabalho, são mulheres aprendendo agora, como orar.
    obrigada….


  5. bom eu nasci no berço adventista no momento tenho 12 anos hoje eu encontro muitas dificudades para seguir a Deus eu queria que vc orasse por mim e pela minha familia.feliz 2012 pra todos vocês!


  6. Boa tarde, a todos
    que Deus abençoe cada um de nos na busca diária e que possamos colocar o nosso poder de escolha ao lado da vontade de Deus.


  7. O que leva vc ao sucesso é o comprometimento.
    Ser comprometido com Deus nos leva ao céu….
    Leia a Bíblia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.