Para que se cumprisse o que foi dito

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

“Para que se cumprisse o que foi dito…”. Encontramos várias vezes essa frase quando estudamos a história da vida de Jesus na Bíblia. A vida de Jesus homem, desde o seu nascimento até a sua ascensão ao céu, foi o cumprimento da palavra de Deus.

Em Mateus 1:22 essa frase é escrita referindo-se ao nascimento de Cristo de uma virgem, e ao nome EMANUEL pelo qual seria chamado (Mt.1:23), profecia dada por Deus ao profeta Isaías (Is.7:14). Jesus esteve com seus pais no Egito até à morte de Herodes (Mt.2:15) e isso também aconteceu para que se cumprisse a palavra dita ao profeta (Os.11:1). De igual modo, sua vida em Nazaré (Mt.2:23; Is.11:1) seu ministério na Galiléia (Mt.4:12-25; Is.9:1,2), a salvação levada aos gentios (Mt. 12:17-21; Is.42:1-4), sua entrada triunfal em Jerusalém (Mt.21:1-11; Zc.9:9), seu costume de falar em parábolas (Mt.13:34,35; Sl.78:2), a descrença que as pessoas tiveram nEle (Jo.12:37,40; Is.53:1; 6:10), as curas que realizou (Mt.8:17; Is.53:4) a sede sentida na cruz e o vinagre a Ele oferecido (Jo.19:28,29; Sl.69:21), a preservação dos ossos de Cristo em sua morte (Jo.19:33; Êx.12:46; Nm.9:12; Sl.34:20), e muitas outras coisas, foram eventos antes profetizados.

Diversos rituais do santuário se cumpriram em Cristo. Ele era o cordeiro, Ele oferecia a libertação comemorada na páscoa. Sua vida, morte e ressurreição estavam representadas desde os tempos antigos, na realização das cerimônias e festas instituídas por Deus. A palavra de Deus se cumpriu na vida de Cristo Jesus.

Mas nem todas as profecias se encerraram em Cristo. Algumas delas não eram para o tempo da vida de Jesus Cristo aqui nessa Terra. Profecias especiais foram deixadas para aqueles que viveriam depois de Jesus.

Na época da Igreja cristã primitiva, uma profecia muito especial se cumpriu na vida daqueles que decidiram viver por Cristo. Cumprindo-se o dia do Pentecostes (At.2), os apóstolos receberam o Espírito Santo, Aquele que os habilitaria para a obra (Jo.14:12; Jl.2:28-32). E hoje? Que profecia tem se cumprido na minha e na sua vida?

O Espírito Santo de Deus é prometido para nós, hoje, também. Recebê-lo é uma oportunidade que temos hoje. O último requisito para a volta de Jesus é a pregação do evangelho a todo o mundo (Mateus 24:14). É impossível concluirmos essa obra sem o poder do Espírito Santo em nossas vidas. “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” Atos 1:8. Essa foi a promessa de Cristo.

Como isso se cumprirá em nossa vida? Estaremos no grupo que receberá o Espírito de Deus ou no grupo que se levantará contra os que receberão o Espírito Santo?

As palavras de Cristo para nós hoje é: “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” Apocalipse 3:18-21.

Iremos atender a esse conselho?

“Perguntei qual o sentido da sacudidura que eu acabava de presenciar e foi-me mostrado que fora causada pelo positivo testemunho motivado pelo conselho da Testemunha fiel, aos laodiceanos. Esse testemunho terá o seu efeito sobre o coração do que o recebe, levando-a a exaltar a norma e declarar a positiva verdade. Alguns não suportarão esse claro testemunho. Opor-se-lhe-ão e isto causará uma sacudidura entre os filhos de Deus.” Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 60.

De qualquer forma a frase “para que se cumprisse o que foi dito” se aplicará a nós. Devemos escolher hoje o que é isso que foi dito que se cumprirá em nossa vida. Podemos receber o Espírito Santo ou podemos levantar-nos contra os que o receberão. Que profecia escolheremos para que se cumpra em nós?

Que as palavras contidas no relato de nossa história, acerca dessa escolha, sejam: para que se cumprisse o que foi dito: “escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” (Lucas 10:42).

6 Comentários


  1. Graças a Deus por essas mensagens de incentivo! Que nossa vida seja plena em Cristo e teremos o poder do Santo Espírito em nós para podermos proclamar o Evangelho Eterno a todos! Que Deus te abençôe Karyne! Abraços


  2. Oi irmã KARINE
    Vida Pelo Espírito Santo!!!
    Nesta manhã, ao ter mais um privilégio, haja visto esta ser a emoção que tenho, pois, após minha meditação com nosso Deus celestial, passo seguinte, é abrir seu E-mail a mim enviado.
    Na sua assertiva “Para que se cumprisse o que foi dito”, chamou-me a atenção o que se segue: “O Espírito Santo de Deus é prometido para nós, hoje, também. Recebê-lo é uma oportunidade que temos hoje.”

    Duas referências dos próprios lábios de Jesus Cristo, a respeito do Espírito Santo, merecem, de nossa parte como filhos e filhas de Deus, uma compreensão e verdadeira atitude para com as mesmas, pois, desta atenção e atitude, depende nossa salvação eterna ou a perdição eterna.

    São elas: 1ª)”O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que Eu vos tenho dito são espírito e são vida” (João 6:63) e, 2ª) “ Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho (lhe) pedirem (Lucas 11:13)”.
    Para tanto, se faz necessário também compreendermos às tantas funções do poder do Espírito Santo em nossas vidas. Por questão de espaço, referir-me-ei a apenas algumas, dentro do contexto do Espírito de Profecia – Os Testemunhos de Jesus Cristo, a seguir:

    O Espírito “foi dado como agente de regeneração, sem o qual o sacrifício de Cristo de nenhum proveito teria sido. O poder do mal se estivera fortalecendo por séculos, e alarmante era a submissão dos homens a esse cativeiro satânico. Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira pessoa da Trindade, a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder. É o Espírito que torna eficaz o que foi realizado pelo Redentor do mundo. É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele torna-se o crente participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal, e gravar Seu próprio caráter em Sua igreja.” –O Desejado de Todas as Nações, pág. 671.

    Assim sendo, precisamos nos lembrar que em seu relacionamento – digo de Jesus – quando esteve aqui na terra – nunca forçou Sua presença sobre ninguém, e, o Espírito Santo, também não faz assim. Devemos fazer uma decisão diária de obediência para com Deus e a decisão de cooperarmos, unindo a humanidade com a divindade, de outra forma, Ele poderá fazer pouco por nós. Deus é bem claro quando dispõe esta condição em Atos 5: 32, ao referir-se o apóstolo Pedro de que, o Espírito Santo, é dado “àqueles que obedecem a Deus”.

    Atentando-se para às duas passagens acima, (João 6:63) e (Lucas 11:13), onde a Vivicação da nossa carne possa permitir que palavra de Cristo sejam espírito de vida e que Deus quer tanto dar o seu poder – Espírito Santo – porquê não o temos? Se Ele – Deus – tanto quer que tenhamos o seu Espírito Santo, onde está o problema de sua manifestação?

    De quem é a culpa? Da Igreja? De Seus Líderes? Ou será que é de cada um, líderes e membros leigos?
    Por favor me perdoem por tais perguntas. Mas o povo de Deus, sua igreja, é um todo. É claro que por mais que minhas palavras tenham o sentido de generalização, mas, não é a minha intenção.
    Se pararmos para pensar nas palavras de Jesus Cristo que se segue: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (sublinhei) Mateus 26:41.

    O Espírito Santo sempre esteve, está e estará pronto para de direito assumir seu lugar, nossos corpos, os quais é para ser templo sagrado à sua habitação (I.Corintios 6: 19) e, por conseguinte, sermos guiados por ele (Gálatas 5:18) vivermos nele e andarmos com ele (Gálatas 5: 25), identificando-nos desta forma mediante a sua atuação, como verdadeiros filhos de Deus > “Porque todos os que são guiados pelo o Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”(Romanos 8:14).

    Desta forma, verificamos que, a não manifestação do Espírito Santo em nossas vidas, em grandes profusões, tem a haver com nossas dificuldades em reconhecer o que precisamos fazer para que ele habite em nosso ser:
    Obediência incondicional a Deus (Atos. 5:32 u.p);
    Vigiar e orar (Mateus 26:41;)
    Reconhecer que o nosso corpo não é nosso para fazermos o que queremos com ele (I.Cor. 6:19);
    Permitirmos sermos guiados por ele, vivermos nele e andarmos com ele (Gal. 5:18 e 25);
    Reconhecermos que, como filhos de Deus, só devemos ser guiados por ele (Rom.8:14).

    Fugir destas responsabilidades que importam em nossa salvação eterna é andar segundo a carne e inclina-se somente para às coisas da carne, cuja inclinação da carne é para a morte, é inimizade contra Deus e não podem agradar a Deus. Assim, se não agradamos a Deus, com receberemos o Espírito Santo se ainda são somos carnais, no sentido de carnais por não procurarmos vivificar a carne em Jesus Cristo, pela sua palavra, pelos seus testemunhos?
    É esta a mensagem que o apóstolo Paulo deixa bem claro em Romanos 8: 4 a 8.

    “Portanto, meu desejo e oração é que, como filhos e filhas de Deus hoje, às nossas inclinações seja para o Espírito Santo de Deus, para que possamos compreender as coisas do Espírito Santo, tanto necessário nestes últimos momentos de nossas vidas nesta terra, pois só seremos capazes de discerni-las se estivermos em unidade com o Espírito Santo”(I.Coríntios 2: 14 e 15)e, assim habilitados a cumprirmos nosso objetivos por termos sidos libertados do cativeiro do pecado: “ANUNCIAR A VOLTA DE JESUS E A SALVAÇÃO DELE QUE SE DESTINA A TODOS QUE NELE CRÊ, NÃO VENHAM PERECER, MAS TEREM A VIDA ETERNA”


  3. olá karine obrigada pela linda mensagem. Que Deus envie o seu Santo Espirito para todos nóis, para que possamos obedecer os madamentos de Deus e para que possamos ser santos e puros como Jesus Cristo,e para ter em nossas vidas o fruto do Espirito Santo que é :caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Que Deus esteja sempre com você e toda a sua familia.


  4. Que a Luz do Senhor Jesus o Cristo esteja sobre nós.
    “Ao inicio do tempo de angustia fomos cheios do Espirito Santo ao sairmos para proclamar o sábado mais amplamente.” Primeiros Escritos Pág:85
    Para recebermos a chuva serôdia, temos que receber diariamente a chuva temporã e para isso temos que morrer diariamente para o próprio eu, consentindo que o Espírito Santo purifique e transforme nossas vidas.
    “Podemos estar certos de que quando o Espirito Santo for derramado, os que não receberam nem apreciaram a chuva temporã, não verão nem compreenderão o valor da chuva serôdia.” Testemunhos Para Ministros,Pág:399.
    “Mas não se deve negligenciar a graça representada pela chuva temporã. Só os que estiverem vivendo de acordo com a luz que tem recebido poderão receber maior luz. A não ser que nós estejamos desenvolvendo diariamente na exemplificação das ativas virtudes cristãs, não reconheceremos as manifestações do Espírito Santo na chuva serôdia. Pode ser que ela esteja sendo derramada nos corações ao nosso derredor, mas nós não a discerniremos nem a recebe mos.” Testemunhos p/ Ministros,Pág.507.
    “Foi me mostrado o povo de Deus esperando que ocorresse alguma mudança, que um compulsivo poder deles se apoderasse. Mas ficarão decepcionados, pois estão em erro. Precisam agir, precisam lançar por si mesmo mão ao trabalho, e clamar fervorosamente a Deus por um genuíno conhecimento de si próprio. As cenas que estão passando diante por nós, são de magnitude suficiente a fazer-nos despertar, levando insistentemente a verdade ao coração de todos os que quiserem escutar.” Testemunho Seleto Vol.1, Pág 88.
    “Cumpre-nos remediar os defeitos de caráter, purificar de toda contaminação o templo da alma. Então a chuva serôdia cairá sobre nós.
    É agora que devemos lavar as vestes de nosso caráter tornando-as alvas no sangue do Cordeiro. Agora é que devemos vencer o orgulho, as paixões e a indolência espiritual. Agora é que devemos despertar e fazer decididos esforços para dar simetria ao nosso caráter”. Testemunho Seleto, Vol. 2,Pág. 69, 70 e 71.
    “Se o povo de Deus não fizer qualquer esforço de sua parte, mas esperar que lhe sobrevenha o refrigério para remover suas faltas e corrigir seus erros; se dependerem disso para serem purificados da impureza da carne e do espirito, e para serem habilitados a se empenhar no alto clamor do terceiro anjo, serão achados em falta.” Test. for the Church vol.1,Pág619.
    “ Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!” Jeremias-17:5.
    “ Portanto levantai as mãos cansadas, e os joelhos vacilantes, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie, antes seja curado.
    Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus-12:12 a 14.
    “ Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo.” 1-Pedro-1:14 a 16. (Levítico-11:44).
    “Acatareis o conselho da Testemunha Verdadeira, de buscar o ouro provado no fogo, as vestes brancas e o colírio.
    O ouro é fé e amor, as vestes brancas são a purificação de caráter que é a Justiça de Cristo, vida pura; o colírio é aquele discernimento espiritual que vos habilitará a reconhecer as ciladas de Satanás e evitá-las, e a descobrir o pecado e ver a verdade e obedecê-la.(“II Testemunhos Seletos”,pág.75).
    “Se alguém destruir o santuário de DEUS,DEUS o destruirá; porque o santuário de DEUS, que sois vós , é sagrado.” I Coríntios 3:17.
    Shalom…


  5. Que a Luz do Senhor Jesus o Cristo esteja sobre nós.
    “Ao inicio do tempo de angustia fomos cheios do Espirito Santo ao sairmos para proclamar o sábado mais amplamente.” Primeiros Escritos Pág:85
    Para recebermos a chuva serôdia, temos que receber diariamente a chuva temporã e para isso temos que morrer diariamente para o próprio eu, consentindo que o Espírito Santo purifique e transforme nossas vidas.
    “Podemos estar certos de que quando o Espirito Santo for derramado, os que não receberam nem apreciaram a chuva temporã, não verão nem compreenderão o valor da chuva serôdia.” Testemunhos Para Ministros,Pág:399.
    “Mas não se deve negligenciar a graça representada pela chuva temporã. Só os que estiverem vivendo de acordo com a luz que tem recebido poderão receber maior luz. A não ser que nós estejamos desenvolvendo diariamente na exemplificação das ativas virtudes cristãs, não reconheceremos as manifestações do Espírito Santo na chuva serôdia. Pode ser que ela esteja sendo derramada nos corações ao nosso derredor, mas nós não a discerniremos nem a recebe mos.” Testemunhos p/ Ministros,Pág.507.
    “Foi me mostrado o povo de Deus esperando que ocorresse alguma mudança, que um compulsivo poder deles se apoderasse. Mas ficarão decepcionados, pois estão em erro. Precisam agir, precisam lançar por si mesmo mão ao trabalho, e clamar fervorosamente a Deus por um genuíno conhecimento de si próprio. As cenas que estão passando diante por nós, são de magnitude suficiente a fazer-nos despertar, levando insistentemente a verdade ao coração de todos os que quiserem escutar.” Testemunho Seleto Vol.1, Pág 88.
    “Cumpre-nos remediar os defeitos de caráter, purificar de toda contaminação o templo da alma. Então a chuva serôdia cairá sobre nós.
    É agora que devemos lavar as vestes de nosso caráter tornando-as alvas no sangue do Cordeiro. Agora é que devemos vencer o orgulho, as paixões e a indolência espiritual. Agora é que devemos despertar e fazer decididos esforços para dar simetria ao nosso caráter”. Testemunho Seleto, Vol. 2,Pág. 69, 70 e 71.
    “Se o povo de Deus não fizer qualquer esforço de sua parte, mas esperar que lhe sobrevenha o refrigério para remover suas faltas e corrigir seus erros; se dependerem disso para serem purificados da impureza da carne e do espirito, e para serem habilitados a se empenhar no alto clamor do terceiro anjo, serão achados em falta.” Test. for the Church vol.1,Pág619.
    “ Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!” Jeremias-17:5.
    “ Portanto levantai as mãos cansadas, e os joelhos vacilantes, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie, antes seja curado.
    Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus-12:12 a 14.
    “ Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo.” 1-Pedro-1:14 a 16. (Levítico-11:44).
    “Acatareis o conselho da Testemunha Verdadeira, de buscar o ouro provado no fogo, as vestes brancas e o colírio.
    O ouro é fé e amor, as vestes brancas são a purificação de caráter que é a Justiça de Cristo, vida pura; o colírio é aquele discernimento espiritual que vos habilitará a reconhecer as ciladas de Satanás e evitá-las, e a descobrir o pecado e ver a verdade e obedecê-la.” Testemunhos Seletos-Vol.2-pág.75.
    “Se alguém destruir o santuário de DEUS,DEUS o destruirá; porque o santuário de DEUS, que sois vós , é sagrado.” I Coríntios 3:17.
    Shalom…


  6. Que receber o espirito santo possa ser um pedido que fazemos todos os dia a Deus, e obrigada Karyne por esse blog ele tem me ajudado nos momentos de dificuldades que tenho passado.
    Um bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.