Falhas na comunicação

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Com certeza você já deve ter vivido uma experiência em que houve falha na comunicação! Quando criança, costumava brincar de “telefone sem fio”. Nessa brincadeira, a mensagem é transmitida de uma pessoa para outra, e quando chega ao final, geralmente já está distorcida.

Às vezes vamos ao restaurante, pedimos algo, e o pedido vem errado. É comum que conversas na internet sofram falhas também. Aquilo que lemos não é, necessariamente, o que a outra pessoa escreveu, já que o tom que damos à leitura nem sempre é o tom que a pessoa usou ao escrever.

Infelizmente, a nossa comunicação com Deus não está livre dessas falhas. Não que Deus tenha dificuldade de compreender o que realmente estamos dizendo. Na verdade, nós é que não conseguimos entender, muitas vezes, o que Ele está nos falando.

Existem vários motivos para essa distorção na comunicação com Deus. Talvez o principal motivo seja o fato de que nossa mente está, muitas vezes, despreparada para ouvir a voz de Deus com clareza. O alimento que fornecemos para a nossa mente muitas vezes provoca ruídos nessa comunicação. Aqui, chamo de alimento tanto aquilo que comemos para nutrir nosso corpo (inclusive o cérebro) como aquilo que nossa mente absorve através dos órgãos do sentido (o que vejo, o que ouço, etc..).

Veja o que Ellen White escreveu sobre a alimentação no sábado, por exemplo: “Não devemos preparar para o sábado mais liberal provisão de alimento, nem maior variedade que nos outros dias. Em lugar disto, a comida deve ser mais simples, e menos se deve comer, a fim de a mente estar mais clara e vigorosa para compreender as coisas espirituais. Um estômago abarrotado quer dizer um cérebro pesado. As mais preciosas palavras podem ser ouvidas e não apreciadas devido à mente estar confusa por uma alimentação imprópria. Comendo demais no sábado, muita gente faz mais do que julga para se tornar incapaz de receber o benefício de suas sagradas oportunidades.” A Ciência do Bom Viver, pág. 307.

Deus se comunica conosco através de nosso cérebro. Precisamos ter mente e cérebro saudáveis, para entendermos com clareza Sua mensagem. “Os nervos cerebrais que se comunicam com todo o organismo, são os únicos meios pelos quais o Céu se pode comunicar com o homem, e influenciar sua vida mais íntima. Seja o que for que perturbe a circulação das correntes elétricas no sistema nervoso, diminui a resistência das forças vitais, e o resultado é um amortecimento das sensibilidades da mente. Em atenção a isto, como é importante que pastores e povo que professam piedade se apresentem limpos e imaculados quanto a este vício degradante da alma!” Conselhos sobre Saúde, p. 616.

Como temos cuidado de nossa mente e de nosso cérebro? Será que temos compreendidos corretamente o que Deus nos tem falado? Hoje é o dia de ouvirmos a voz de Deus, e não endurecermos o nosso coração! Preparemos nossa mente para esta divina comunicação!

2 Comentários


  1. Oi Karyne! Com toda a vida secular q levamos hj em dia, Satanás tem feito de tudo p/ nos enredar, principalmente cauterizando nossos sentidos. Sejam através dos estímulos visuais, da falta de temperança, do abraço formal, do próprio ouvir e escutar. Na Igreja, ouvimos a voz melodiosa de alguém cantando, o sermão muito bem desenvolvido ;porém, muitas vezes o coração se perde em meio a burburinhos, quando a reverência ao nosso Deus deveria ser plena. Ouvimos, mas não escutamos. E se não escutamos, corremos o risco maior de não sentirmos a presença de Deus atuando em nossas vidas. Então, que possamos orar mais pedindo a presença do Espírito Santo afins de realizarmos à verdadeira vontade do Pai. A conexão da Internet pode falhar, mas a conexão com Deus, pode fazer c/ q sejamos desligados para sempre da Videira.Tenha um ótimo fim de semana na Paz de Deus!


  2. Otimo texto Karyne temos tantas explicações de como Deus deseja que comomemos mas quase nunca seguimos, depois que me casei meu marido pega no meu pé e ja estamos mudando muitos de nossos habitos e depois que mudei tenho percebido que consigo entender as coisas com mais facilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.