Entrevista com Karyne Lira

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Nome completo: Karyne Mariano Lira Correia (fica grande depois que a gente casa, né? rs)
Profissão: Pesquisadora e psicóloga (por formação e paixão). Considero que palestrante, blogueira e editora de conteúdo para internet também sejam minhas profissões.
Nome do Esposo: Marquinh05

1, Karyne, fale um pouco de você e de onde você é.
Bem, eu nasci em Vitória – ES (mas só nasci mesmo), e sempre morei em Vila Velha – ES. Em abril desse ano, meu esposo foi contratado por uma empresa de Joinville – SC, e nos mudamos para cá.

Sou apaixonada pela minha família, meus amigos, e pela IASD. Sou sonhadora e criativa. Amo poder fazer algo pelas pessoas. Sou um pouco ansiosa (já fui mais, mas a profissão me ajudou a diminuir essa ansiedade para um nível saudável), organizada demais e apaixonada pelos estudos. Não sei se posso dizer que amo ler, mas aprendi a gostar bastante de ler há aproximadamente 6 anos atrás, (quando me vi obrigada a ler cerca de 300 páginas por semana, para acompanhar as aulas na faculdade). Apesar de detestar estudar gramática (rs), sempre fui apaixonada por escrever (isso posso afirmar com certeza). Amo música, sou pianista, já fui professora de piano e regente de coral, e gosto muito de cantar.

2. Como você harmoniza a vida pessoal e profissional?
Nossa! Minha vida profissional consiste, hoje, em realizar as pesquisas do mestrado, escrever artigos científicos, ouvir problemas e ajudar as pessoas a encontrar soluções, trabalhar com modificação de comportamento, acolher quem precisa de suporte, falar para grande e pequeno público (sobre assuntos nem sempre fáceis), manter 3 blogs, 1 site profissional, colaborar com um portal e escrever conteúdo para outros sites e blogs (sob “encomenda”)… isso porque não estou contando ser esposa, madrasta e dona de casa como profissão, né?! (rsrsrs)

Quando faço essa lista, parece muita coisa, e de fato é. A impressão que me dá é de que eu precisaria ser pelo menos 3 para dar conta de tudo. Mas o fato é que amo todas as atividades que faço, e as faço com muito amor. Vivo com minha agenda (companheira inseparável), que é quem me auxilia a organizar meu dia, e a colocar limites de horários para cada atividades, para que a temperança seja mantida.

Procuro não descontar o stress do meu trabalho nas pessoas que me cercam, e divido muito com Deus cada luta que enfrento em cada atividade desenvolvida por mim. Saio com os amigos (até mês passado saía mais, agora ainda estou conhecendo a cidade e os novos amigos) e procuro cuidar de mim mesma e fazer coisas para mim (quando a gente trabalha ajudando as pessoas, precisamos ajudar primeiramente a nós mesmos, né?!)

3. Quais suas realizações mais importantes?
Eu me realizo muito no que faço… talvez possa escolher algumas coisas que foram mais marcantes para mim.

Na área da música, creio que minha maior realização foi ter escrito letras de músicas em parceria com amigos especiais – Hernandes Monteiro e Douglas Lira (que ficaram responsáveis pela melodia e arranjo). Com o Hernandes escrevi a música “Sei que orou por mim” em homenagem à minha mãe, e a música “Já posso sentir”, que é usada na doxologia da IASD do Ibes. Com o Douglas, escrevi a música “Minha vida pertence a Ti” que está sendo gravada esse ano.

Ter me formado em Psicologia foi a realização de um sonho e de uma decisão que tomei aos 12 anos de idade. (Concluir meu mestrado, dentro de poucos meses, também será uma grande realização, que não vejo a hora de acontecer rsrsrs, preciso de férias!! rsrs)

A criação do Blog MulherAdventista, além de uma grande realização é também um chamado de Deus para mim, e sem dúvida está entre as coisas mais importantes que fiz.

Por fim, creio que casar com um homem maravilhoso e cristão é uma realização não só importante, mas um presente de Deus. =D

4. Quando não está escrevendo, o que gosta de fazer nas horas livres?
Gosto de estar com a família, conversar com o marido, sair, comer (gosto muito rsrs, mas procuro fazer só na hora certa), assistir TV Novo Tempo (não tenho muita paciência para assistir outros canais), viajar (amooooo, tenho espírito de turista, rsrs).

5. Como surgiu a ideia do Site Mulher Adventista?
Eu estava lendo o livro História da Redenção (sou apaixonada por esse livro), e me deparei com a história de Moisés. Fiquei tão apaixonada pela história de Moisés, que resolvi estudar mais. Percebi então que minha paixão não era por Moisés, mas pela mãe dele – Joquebede. Ela era a personagem principal da história dele (apesar de ser tão pouco falada). Então decidi fazer um livro sobre essa mulher. Até comecei a escrever o livro, mas em um determinado momento, o Espírito de Deus falou ao meu coração que eu precisava escrever não só sobre Joquebede mas sobre outras mulheres, e para mulheres. Com um livro eu não conseguiria levar a mensagem a tanta gente (nem todos têm hábito de ler livros), mas talvez com um blog isso seria possível (posts são mais fáceis de serem lidos que livros, não têm a burocracia que um livro enfrenta para ser publicado, são gratuitos e não possuem fronteiras físicas – alcançam pessoas do mundo inteiro). Como eu já era blogueira na época, conversei com meu esposo (que entre outras coisas é programador), e pedi que ele criasse um novo blog para mim, o MulherAdventista.com. E, desde então, temos desenvolvido o trabalho que vocês acompanham nesses pequeno espaço na internet.

6. Como são escolhidos os artigos (posts) do Site Mulher Adventista?
Depois da ideia do livro sobre Joquebede, já tive muitas ideias de livros, que acabaram virando posts. Creio que dificilmente chegarei a ser escritora de livro, porque sempre transformo minhas ideias de livros em posts (rsrs), com linguagem simples e acessível.

Essas ideias vêm de minha devoção pessoal com Deus, meu estudo da Bíblia e Espírito de Profecia, as lições práticas que Ele me ensina diariamente através de provações que vivo e pessoas que conheço. Muitas ideias de posts surgem a partir de conversas com amigos, aconselhamentos que dou, reportagens que leio, minha própria profissão, e perguntas enviadas por nossos leitores.
Alguns posts são enviados pelos leitores também (homens e mulheres), e passam por uma avaliação relacionada às doutrinas de nossa igreja e correção ortográfica, antes de serem publicados.

Nossas colaboradoras têm liberdade para escolher o assunto que irão trabalhar em seus posts. Às vezes, quando tenho uma ideia cujo assunto não domino, peço para alguma delas, que domina melhor o assunto, escrever também. Assim, geramos o conteúdo do blog.

7. Até que ponto o site é reconhecido dentro e fora do Brasil?
Graças a Deus o MulherAdventista.com é acessado por pessoas em todo o mundo. Somente neste ano de 2011, já recebemos visitantes de 85 países. A maior parte de nossos leitores estão concentrados no Brasil, em seguida vem Portugal, Estados Unidos, Angola, Alemanha, Moçambique, Japão, Reino Unido, entre outros.

Tenho um desejo particular de tornar o conteúdo acessível na língua inglesa, para facilitar ainda mais o acesso por pessoas de outros países, mas ainda não sei como viabilizar essa ideia.

8. No seu ponto de vista, quais os maiores desafios encontrados hoje, pela Mulher Adventista?
Creio que o maior desafio seja comum para homens e mulheres – ser fiel até a morte! Satanás tem usado todas as armas para dificultar que vivamos uma vida de fidelidade a Deus (seja no comer, no vestir, na forma de tratar as pessoas, no dízimo e ofertas, etc…). Permanecer fiel, e dizer (como diz o hino “Fé dos nossos pais”, do hinário adventista) “antes morrer do que pecar”, é um desafio.

Penso que encontrar a real felicidade em Cristo, fundamentar nossa autoestima em bases sólidas, é um grande desafio atual também! O mundo nos enche os olhos com padrões de beleza inalcansáveis, realidades sociais que só são possíveis no mundo fictício da TV, e muitas vezes sofremos buscando construir nossa autoimagem, nosso autoconceito e nossa autoestima em bases efêmeras estabelecidas pelo mundo, quando Deus já nos disse o que realmente somos em I Pedro 2:9 – geração eleita e nação santa.

9. O site também tem um espaço para Homens Adventistas?
Sim! Muitos homens visitam e comentam no site. Eles podem enviar seus textos também para publicarmos. Nosso propósito é crescimento espiritual, e sem dúvida eles têm muito a contribuir e aprender conosco!! =D

10. Deixe uma mensagem para os leitores.
A equipe do Blog MulherAdventista.com é composta por pessoas falhas, cheias de qualidades e defeitos, que apesar de suas limitações são usadas por Deus para levarem mensagem de esperança, motivação e até mesmo advertência aos que lêem o blog. Ore por essa equipe!! Todas precisamos muito das orações de cada um de vocês! E lembrem-se que todos recebemos um chamado – Ide! Jesus está voltando, o tempo de agir, pregar e viver cada pregação é hoje! Que Deus nos abençoe, que a graça de Cristo nos alcance e que possamos receber diariamente o Batismo do Espírito Santo!

post escrito por Daniela Oliveira

11 Comentários


  1. Karine estou encantada com tudo que tenho visto aqui.
    Que Deus continue abençoando teu trabalho.Bj


  2. Karyne, que legal conhecer mais um pouquinho de vc! Uma coisa é certa: Quando fazemos algo c/ amor e esta estiver de acordo c/ a vontade de Deus, isso dará bons frutos e prosperará. Uma vez assisti uma palestrante do meio adventista, dizer q só estava ali, pois seu esposo era de acordo c/ a sua missão. Então fiquei pensando… quantas pessoas estariam deixando de ser beneficiadas c/ as suas palestras, enfim, c/ todo o seu trabalho missionário em ajudar casais, pais, enfim; famílias todas tão carentes em relacionamentos? E como seria a vida dessa mulher ,enterrando seus dons? Parabéns a vc e ao Marcos nessa jornada de serem luzeiros na vida de muitas pessoas!Bjs.Selma.


  3. È bom saber um pouco mais sobre vc sempre acompnaho o seu blog e amo ler cada texto e gostei sobre o que partilhou de sua vida.Vc é muito nova mas tem muitas qualidades que vc continue sendo usada por Deus.


  4. Parabens….

    Que Deus seja louvado


  5. Como pode, um Blog em tão pouco tempo, fazer um sentido enorme na sua vida?
    Eu não sei explicar, só sei que eu descobri esse blog em um momento que estava precisando muito
    Tenho certeza que tudo que acontece na nossa vida serve para o nosso crescimento espiritual.
    E tenho aprendido a cada dia com cada texto postado aqui….essa equipe já faz parte da minha vida!!!
    E eu não vejo a hora de Jesus voltar para vivermos eternamente Juntos!!!!
    Que Deus abençoe vcs….
    Ale


  6. Olá queridas!! Muito obrigada pelo carinho!!
    Não se esqueçam de orar por mim, e pelo trabalho com o Blog!! 😀

    Sou humana e falha, mas quero ser vencedora, pelo poder de Cristo, junto com vocês!! Que o Espírito de Deus encha nossas vidas de sabedoria e poder para terminarmos a obra que o Senhor nos confiou!

    Grande beijo a todas que comentaram aqui!


  7. Gostaria de receber informação sobre o tratamento pra vitiligo.Grata.


  8. olá Karyne estou namorando um teologando e faço Enfermagem as vezes fico com preocupada por causa da minha profissão. Fico pensando será que vai da certo?
    Preciso de ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.