Dois Cimentos no Casamento – 2

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

E a mulher trate o marido com todo o respeito. Efésios 5:33

As diferenças entre homem e mulher são apenas para mostrar maneiras diferentes de pensar, sentir e agir. Nesse caso, as diferenças devem ser celebradas e colocadas lado a lado em lugar de uma contra a outra.

Em Efésios 5:21-33, encontramos uma espécie de manifesto sobre o casamento: “Homens, amem sua mulher; mulheres, respeitem seu marido.” Paulo estava falando das atitudes que os cristãos devem trazer para o casamento. O mandato dele não diz: “Respeite seu marido quando ele chegar cedo em casa ou quando for perfeito.”

Dentro do círculo familiar, o respeito deve vir acompanhado de amor. Respeito sem amor acontece na guarnição militar por causa da hierarquia; porém, não existe ali nenhuma demonstração de carinho. Marido e mulher podem até discordar em algumas coisas, como, por exemplo, sobre a educação dos filhos ou sobre como a casa está sendo dirigida; mas sempre com respeito.

A mulher deve ter em mente algumas características peculiares do homem a fim de demonstrar respeito. Os homens são competidores e “caçadores”, mas são frágeis. Ganhar, ter sucesso, superar desafios é tudo o que eles desejam. Os homens são motivados para conquista e realização. Se eles têm sucesso em uma área em particular da vida, desejarão investir tempo e energia nessa área. É por isso que eles precisam da esposa para apoiá-los. Se a esposa conquista a confiança do esposo e o anima a seguir, será de grande ajuda para ele.

Os homens são mais independentes. Desde a infância, os meninos se sentem mais livres que as meninas e escapam facilmente. Eles não gostam de se sentir vigiados ou controlados pela mulher.

Posso mostrar respeito valorizando a vontade do outro, reordenando o que quero e, por vezes, deixando de lado minha agenda e renunciando a muitas coisas pelo bem maior.

Os homens têm mais habilidade para controlar a emotividade do que as mulheres. Agem primeiro, e depois pensam. Diante do risco, tornam-se agressivos.

A mulher demonstrará respeito ao marido acreditando nele, em seus sonhos, apoiando-o permanentemente em suas decisões. E, para entender o cérebro masculino, é necessário muita paciência e amor.

Faça esta linda declaração ao seu cônjuge hoje: “Nosso amor não conhecerá limite à sua resignação, fim para sua confiança, desvanecimento em sua esperança. Nossa vida juntos terá três grandes qualidades: fé, esperança, amor. Mas a maior será o amor.”

Fonte: Meditação Matinal – 12 de maio – Momentos de Graça – CPB

10 Comentários


  1. Ola Karyne!
    Obrigada pelos conselhos inspirados por Deus para as Casadas(os) e para as que ainda não são.

    Sou leitora assidua do “Mulheradventista”. Agradeço imensamente pelos textos tão abençoados que são postados aqui.

    Um Feliz Sábado! Deus vos abençoe neste trabalho.

    beijinhos.


  2. Muito bem explicado esse tema, estou adorando esse mes que fala sobre casamento.
    Eu aprendi que para meu marido me amar do jeito que quero tenho que respeita-lo e apoia-lo como ele deseja e assim temos vivido uma união de respeito e amor de um para com o outro.


  3. Eu tb, estou amando esse mês q fala sobre casamento…temos em mente q somos diferentes um do outro….


  4. Deus os abençoe,muito obrigada por as mensagens inspiradoras que encontro aqui.


  5. Entendo que os homens são mais independentes, mas sou uma pessoa extremamente ciumenta. Estou tentando me controlar, controlar esse sentimento, mas já não sei mais como agir…


  6. Peça a Deus Fernanda para mudar este sentimento dentro de vc. Não sou especialista no assunto mas o ciumes esta ligado a desconfiança, talves a mulher ou o homem é ciumenta(o) por um trauma vivido em algum relacionamento na qual a confiança foi traida, isto traz consequencias sérias, agora se o companheiro(a) é fiel e transmite confiança e você não se controla, procure a ajuda de Deus primeiramente e de um especialista,pois onde impera o ciumes enfraquece o amor….


  7. Amados, minha namorada e eu estamos prestes a realizar o sonhos de nossas vidas, q é se casar e ter um lar Cristão. Sei q não será fácil, mas em Cristo podemos ser felizes, e quando leio matérias assim como acima, e outras neste site, sinto ainda mais forte o desejo de viver a ultima frase do texto… “Nosso amor não conhecerá limite à sua resignação, fim para sua confiança, desvanecimento em sua esperança. Nossa vida juntos terá três grandes qualidades: fé, esperança, amor. Mas a maior será o amor.”

    Um grande abraço a todos…


  8. Gostei muito dos temas. DEUS continue dando sabedoria para q conselhos como esses sejam dados.


  9. Obrigada pela linda mensagem, Karyne!! =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.