Princípios do amor verdadeiro

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Em um relacionamento a dois, surgirão momentos de insatisfação emocional, como se os sentimentos do início da relação tivessem acabado. Daí surgem dúvidas: “Será que não gosto mais dele(a)?” “O que há de errado?” Mas tais momentos também fazem parte de um relacionamento e é a partir daí que escolhemos amar. Por isso, os sentimentos não são o guia mais seguro. Os princípios do amor verdadeiro devem estar em ação.

O amor verdadeiro vem de Deus – Se Deus é a origem do amor, quanto mais buscarmos conhecê-Lo, mais capacitados vamos estar para amar nosso cônjuge.

O amor verdadeiro nos leva a amarmos a nós mesmos – “Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mateus 22:39). “De todos os julgamentos que fazemos, nenhum é tão importante quanto o que fazemos sobre nós mesmos” (Nathaniel Branden, escritor-psicólogo).
A auto-estima que inclui confiança e respeito próprios nos capacita a lidar com os desafios da vida, sem deixar de ser feliz. A pessoa que tem uma boa auto-estima procura entender e dominar os problemas que surgem; respeitar e defender seus interesses e necessidades.
Quanto melhor estiver a nossa auto-estima, mais conseguiremos ter relações saudáveis com respeito e boa vontade. Mas não confunda “amor a si” com auto-glorificação à custa dos outros. A auto-estima não pode ser corrompida pela arrogância.

O amor verdadeiro envolve compromisso – Por inexperiência e imaturidade, muita gente faz promessas românticas que nunca serão cumpridas. Sem comprometimento, o amor verdadeiro não pode ser desenvolvido. O casamento é muito importante; é necessário que se prepare muito bem antes de se comprometer para sempre.

O amor verdadeiro é incondicional – Só num clima de amor incondicional, que conseguimos relaxar as defesas e permitir que se desenvolva a intimidade. Amar sem querer nada em troca não é natural para o ser humano, mas devemos lutar por isso. Não há nada que apele mais ao coração que amor e aceitação incondicionais.

O amor verdadeiro perdoa – Um médico-missionário chamado McMillen, afirmou que “ao Jesus dizer que devemos perdoar até setenta vezes sete, estava pensando não só em nossas almas, mas em salvar nossos corpos da síndrome de colite, da doença das coronárias, da hipertensão arterial e de muitas outras enfermidades”. Ninguém é perfeito, mas quando se perdoa, o amor é fortalecido.

O amor verdadeiro respeita a individualidade – Quando amamos alguém de verdade, deixamos esse alguém ser ele mesmo, sem tomar conta do espaço dele. Não é preciso dominar o outro; é preciso respeitar sua liberdade de pensamento e de decisões. Permita-lhe desenvolver seu potencial e sua identidade própria.

O amor verdadeiro é doador – Sua maior preocupação deve ser a de servir seu(sua) companheiro(a). Felizes são os que se preocupam mais em dar que em receber. O amor procura favorecer outros, saindo do seu caminho, para dar, fazer, ajudar, aliviar e partilhar. Não é fácil dar amor. Mesmo quando os outros falham conosco, podemos escolher amar.

Fonte: Esperança.com.br

25 Comentários


  1. os lares tem sido atacado por satanas constantemente. com, o meu, tambem não e diferente. essa mensagem veio no momento em que estou pressisando obrigado


  2. O verdadeiro Amor brota da Alma, é o reflexo de Deus em nós. Consiste em saber o que dói no outro, mais do que em si mesmo,é verdadeiramente altruísta…
    “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,
    não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;
    não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;
    tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
    ( 1-corintios-13:4a7.)
    Shalon…Antonio.


  3. O amor é ação, satanas fara de tudo para destruir as familias só com muita oração e força de vontade para sermos casais diferentes, mas apesar do esforço é gratificante quando Deus nos ensina a amar sem esgoismo…
    Senhor tenha misericordia e nos ensine a amar!!!


  4. Eu encontrei o meu grande amor + o inimigo tenta d tudo para destrui + creio em Deus que eu e o meu amor venceremos. Deus é maior


  5. O Senhor tem solução para tudo Márcia!!

    O perdão que Deus nos oferece nos motiva a perdoa! Sinta-se perdoada por Deus e perdoe quantas vezes for necessário!! 🙂

    Ore e confie!


  6. as vezes nos encontramos tao perdidos num casamento
    q parece que ta tudo errado


  7. AS vezes queremos demais do pareceiro(a) do que podemos ter.. foi no meu caso…

    Via milhoes de erros nele.. e eu era a perfeitinha nada estava errado.. e no fundo a unica errada era eu


  8. eu nuca pessei que eu ia me apaixona por uma pessoa e agora eu tom muito feliz muito abrigado meu deus por tem colocado cezar na minha vida


  9. agora que to descobrindo o que e amor,doi muito perceber que era so paixao,nao sei se continuo com ele ou se o deixo seguir,so sei que qro descobrir o amor e dar a ele seris muito bom porque ele me da sem nada em troca.me ajudem.


  10. percebi que todos os meus sintomas eram de paixao essa paixao acabou agora resta um carinho muito grande tenho medo de perde-lo,perde-lo em geral me refiro,por ele e por tbm estou começando a fazer exercicios de auto estima,para me conhecer e me amar mais dessa forma posso dar amor ao proximo ele diz que vai ficar comigo,tenho medo q durante esse processo eu o magoi porq e natural ficar desorientada,sei que daqla paixao sobrou algo que pode ser transformado em amor,por favor me ajudem,obrigada.


  11. esse site com certeça é abençoado por DEUS ele fala como eu me cito com o meu namorado.
    e esclareceu todas as minhas duvidas sobre ele.
    eu sempre achei que ele deveria ficar sempre comigo,dar atenção somente amim,mais percebi que não é só assim,ele deve continuar o mesmo,assi como eu vou continuar sendo a mesma para ele é para todos.
    muito obrigada a todos.
    e que DEUS abençoe a todos.
    bjsssssssssss
    xauuuuuuuuu
    até a próxima.


  12. Estou com problemas em meu relacionamento gostaria de saber como posso fazer para ter um relacionamento tranquilo e mais feliz com minha namorada sempre faço ela sofrer por coisas minusculas e sem sentido o que eu faço?


  13. leon vc briga por expecificamente o que?


  14. encontrei o meu amor verdadeiro, mais estamos encontrando muitas dificuldades, pois meus oais nao querem aceitar, e a eis dele nao deixa ele em paz, ja tem tantos anos que eles namoraram, eu lutei tanto por ele e nao quero perde-lo. o que devo fazer?


  15. Acredito que o amor verdadeiro, tudo suporta,tudo espera sem querer nada em troca, vence o tempo e a distancia e permanece inabalável.Parece impossível ao ser humano mas p Jesus que nosso modelo é possivel e se for permitido e aprovado p Ele, com certeza é possível ao homem.


  16. quem ama sente quem sente luta quem luta vence


  17. O amor verdadeiro é suave, vai se incorporando aos poucos. Só enaltece com a convivência. Pra merecer o amor, é preciso buscar a Deus. Porque sem Deus não há amor e quando ele quer coloca a pessoa certa na nossa vida. Não vale a pena perder tempo com a pessoa errada. A pessoa certa se encaixa em tudo da nossa vida. Ela virá, para isso precisamos merecer. Trabalhar para Deus, é sim merecer o amor.


  18. Para todas que dizem ter achado o amor verdadeiro: Não se enganes, as vezes achamos que é nosso…. pq o ser humano é egoísta… pense: se tiver de ser seu será! Todos nós estamos aqui para um objetivo, não existe o “demônio quer tirá-lo de mim”, apenas não é a hora, não é o momento…. podes crer que o que é seu está guardado! Que Deus abençoe vcs!!!


  19. Valéria: Não insiste, as vezes ele só está comprindo uma página na sua vida e forçar isso não vai fazê-los feliz. O verdadeiro amor é aquele que prefere ver a pessoa feliz, mesmo não estando do seu lado! Reflita!


  20. AMOR VERDADEIRO. Vejo muito, falarem sobre o AMOR VERDADEIRO, mas ninguem sabe o que ‘e o AMOR VERDADEIRO, so trazem uma turva visao,um conceito do que pensam ser o AMOR VERDADEIRO. Isso e’ tanta verdade que se eu neste momento mostrar para todos voces o que e’ o AMOR VERDADEIRO, ninguem irao aceitar….como aconteceu com JESUS, em Seu tempo, que o acusaram de erege…. conceitos errados sao nossos piores inimigos para entender os PRINCIPIO DA CRICAO, A QUEDA DO HOMEM E A PROVIDENCIA DE DEUS PARA A SALVACAO,….Mas aqui vai a esplicacao do que e’ AMOR VERDADEIRO: __UNICO, IMUTAVEL, ETERNO, ABSOLUTO. simple ….nao? Ista nao sao as qualidades , mas e’ o Amor em seu todo. A encarnacao do propri Deus Pais Criadores……………………


  21. O amor com certeza vem de deus nós é que estragams ou permitimos que o estrague.mas só em deus podemos romper com as adversidades que sobrevem sobre nossas vidas, sem ele isso se torna impossivel.perdoar é necessario sempre, pois o senhor a cada manhã renova seu perdao para conosco.jesus perdoou quem o traiu quem somos nós para negarmos?


  22. gostei das mensagens muito lindas
    gostaria de participar


  23. Esse texto nos faz refletir sobre muita coisa…a parte que fala da auto-estima, por exemplo…Importantísssimo….se não nos respeitarmos primeiramente, como os demais irão nos respeitar?
    PARABÉNS!!!
    Amei e me fez mto bem essa leitura…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.