Tire uma hora para ler!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Há algum tempo atrás, recebemos a seguinte pergunta de uma de nossas leitoras: “Por que é tão difícil fazer o Ano Bíblico?“. Para respondê-la, publicamos um post tendo como título a sua pergunta. Nesse post, apontamos 5 motivos que podem levar uma pessoa a desistir de fazer o ano Bíblico.

Hoje, gostaria de dividir com vocês uma experiência que venho tendo com a leitura da Bíblia ao longo do mês de Abril.

Apesar de quase não assistir TV, eu passava em média 1 hora por dia assistindo a algum seriado ou outro programa secular após o almoço. Como, algumas vezes, meu esposo assistia esses programas comigo, no início do mês de Abril conversei com ele e disse que eu não queria mais assistí-los. Ele ficou feliz em ouvir o que eu disse, pois estava pensando na mesma coisa.

De imediato, parei de assistir aos seriados, e com isso ganhei cerca de 1 hora no meu dia. O que fazer com essa uma hora? Bem… serviço é o que não falta!! Mas eu queria algo que não me gerasse stress, pois já vivo um ritmo bastante corrido, e o momento que eu tinha com a TV servia de descontração. Precisava de algo que tornasse esse “tempo livre” em uma hora de tranquilidade no meu dia.

Decidi então que passaria essa uma hora lendo a Bíblia. Essa foi uma grande decisão! Nunca consegui completar meu ano Bíblico. Conheço muito da Bíblia, mas sempre estudando assuntos específicos. Como sou analista do comportamento, e me conheço o bastante para saber o que poderia me causar desânimo frente a essa decisão, resolvi que leria a Bíblia durante uma hora, todos os dias, assim que acordasse, e por livros (fora da ordem em que se encontram, começando preferencialmente pelos menores).

O primeiro livro escolhido foi Atos. Depois dele, li outros 19 livros, um total de 176 capítulos. Tendo em vista que em um Ano Bíblico comum a média de capítulos lidos diariamente é 3, li mais capítulos da Bíblia do que leria se estivesse fazendo o Ano Bíblico tradicional.

Reconheço a importância de se ler a Bíblia do Gênesis ao Apocalipse, na ordem em que os livros se encontram, mas o método de leitura que tenho adotado ao longo desse mês tem sido ótimo para minha vida espiritual, e gostaria de deixá-lo como dica para aqueles que, como eu, já começou e parou muitas vezes o Ano Bíblico!

Meu alvo é concluir a leitura da Bíblia até Julho. Não sei se será possível, mas pretendo aumentar meu tempo de leitura gradualmente! Marco textos importantes, confiro relações entre textos, é verdadeiramente uma hora de estudo, uma hora ouvindo Deus falar comigo! Tem sido maravilhoso!!

Agradeço a Deus por tornar essa a melhor hora do meu dia!

4 Comentários


  1. Palavras Vivas
    Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;
    para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra. 2º-Timóteo-3:16,17.
    As Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos devem ser unidas na obra de preparar um povo para subsistir no dia do Senhor. Aproveitai diligentemente vossas oportunidades de hoje. Tornai a Palavra do Deus vivo o vosso modelo. Caso isto houvesse sido sempre feito, alunos hoje perdidos para a causa de Deus seriam agora missionários. Jeová é o único Deus verdadeiro, e deve ser reverenciado e adorado. Os que respeitam as palavras de autores incrédulos e levam os alunos a considerar esses livros como essenciais em sua educação, diminuem sua fé em Deus. O tom, o espírito, a influência desses livros são deletérios aos que deles dependem quanto ao conhecimento. Tem-se exercido sobre os alunos influências que os levaram a desviar os olhos de Cristo, a luz do mundo, e os anjos maus se regozijam de que os que professam conhecer a Deus O neguem como Ele tem sido negado em nossas escolas. O Sol da Justiça tem brilhado sobre a igreja para dissipar as trevas e chamar a atenção do povo de Deus ao preparo essencial aos que devem brilhar como luzes no mundo. Os que recebem essa luz, compreendê-la-ão. Conselhos sobre Educação. Pag:152.
    Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; mas não quereis vir a mim para terdes vida! João5:39,40.
    Shalon-Antonio.


  2. interessante sua proposta Karyne, faz tempo que não faço o ano biblico ate começo mas nunca termino vou ver se com a sua ideia eu consigo ler ela toda….obrigada


  3. a gente começa e aparece a preguiça….
    mas qdo é outro livro seja qual for, a gente não quieta enqto não termina….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.