Rute

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Nossa sociedade é repleta de piadinhas sobre sogra. Você deve conhecer algumas dessas. Quando estudamos a história de Rute, porém, vemos uma contradição com o estigma que foi criado a respeito das sogras.

Noemi, mulher do povo de Deus, viúva, era sogra de Rute. Um dos mais belos exemplos de fidelidade e amor entre seres humanos, que encontro na Bíblia está relatado em Rute 1:16: “[…] Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;”.

Rute era moabita e agora viúva. Ao perder seu marido, ela poderia ter voltado a seu povo e viver a vida que sempre viveu. Poderia ter voltado para sua família e se casado com pessoas que pertencessem ao seu povo. Se olharmos com nossos olhos hoje, não seria mais cômodo voltar para casa, e voltar a viver uma vida com a qual já estava acostumada?

Contudo, Rute escolhe seguir com Noemi, e não só ir com ela mas servir ao Deus que ela servia. Quão maravilhoso é quando o Deus verdadeiro é reconhecido por aqueles que estão distantes dEle como o Deus que merece toda honra, glória e adoração!

Rute é um exemplo de pessoa que mesmo criada na idolatria decide servir ao Deus de Israel quando se encontra com o povo que serve a esse Deus! “Os filhos de Israel deviam ocupar todo o território que Deus lhes indicara. Aquelas nações que haviam rejeitado a adoração e serviço ao verdadeiro Deus, deviam ser despojadas. Mas era propósito de Deus que pela revelação de Seu caráter através de Israel, fossem os homens atraídos para Si. O convite do evangelho devia ser dado a todo o mundo. Mediante o ensino do sistema de sacrifícios, Cristo devia ser erguido perante as nações, e todos que olhassem para Ele viveriam. Todo aquele que, como Raabe, a cananita, e Rute, a moabita, tornassem da idolatria para o culto ao verdadeiro Deus, deviam unir-se ao Seu povo escolhido. À medida em que o número dos israelitas crescesse, deviam eles ampliar suas fronteiras, até que o seu reino envolvesse o mundo.” Profetas e Reis, p. 15.

Podemos aprender duas coisas muito importantes com essa parte da história de Rute:
1) Quando decidimos servir a Deus, independente da vida pecaminosa que tivemos no passado, Ele nos recebe de braços abertos em seu povo. Rute foi honrada por Deus, fazendo parte da linhagem da qual nasceu o Messias!
2) Quando o povo de Deus reflete seu caráter, pessoas como Rute, que estão em caminhos que não são os do Senhor, têm a oportunidade de conhecer ao Deus de Israel e decidir serví-lo!

Que sejamos fiéis às pessoas como Rute foi à sua sogra Noemi! Que sejamos luz para o mundo, para levar-mos muitas “Rutes” a conhecerem o Deus a quem servimos!

Deus nos abençoe!

8 Comentários


  1. BOM DIA KARYNE, ESSE TEXTO REALMENTE É MARAVILHOSO EU ME ENCANTEI QUANDO POR ACASO QUANDO EU NÃO ERA EVANGELICA ME PEGUEI LENDO ESSA HISTORIA, NA EPOCA GOSTEI TANTO QUE LE TODO O LIVRO DE RUTE, E HJ SOU UMA RUTE ESCOLHI A SERVI O VERDADEIRO DEUS ESSE Q NOS AMOU PRIMEIRO, FICA COM DEUS.


  2. quando lemos a história de Rute, muitas vezes focamos somente nela.
    Mas pensemos em Noemi!
    Que mulher maravilhosa, amorosa e de bom testemunho ela devia ser, para que suas noras a quizessem seguir.
    Se tivéssmos em situaçao semelhante, q respondam cm sinceridade quantas de nós gostaríamos de seguir nossas sogras?
    Algumas levam ao pé da letra, a história q sogra é briguenta, chata, que se mete me tudo.
    Outras são carinhosas, sabem dar um conselho na hora certa, testemunham do amor em suas famílias.

    E vc seguiria sua sogra?


  3. bom creio que não seja facil ser sogra ou nora e morando juntos mas nós principalmente que temos a diferença (CRISTO) temos que saber viver com todos sendo com caracter forte ou não, porque temos algo diferente e temos que testemunhar isso, suportanto uns e outros, não moro com minha sogra, mas caso morasse julgo que seria tranquilo.


  4. Aqui vemos uma sogra exemplar, como mulher, mãe, amiga,e ela tinha um Deus o qual amava muito e com certeza ela soube dar um bom testemunho.Seu testemunho mesmo na perda de seu marido e de seus filhos ela não vacilou permaneceu firme em seus caminhos e a sua perseverança fez com que suas noras lhe acompanha-se, mas apenas Rute foi perseverante, mostrando a sua sogra Noemi que havia aprendido a amar o Criador.Como crista penso que no momento que tiver uma nora é uma filha que estou ganhando…que Deus abençõe todas sogras, noras e genros cristãos que aprendam a ser persevante no amor de Deus.


  5. Olá!
    Lindo texto!

    Eu sempre agradeço ao Senhor por ter me dado uma sogra e uma sogro que são iguais a pais pra mim. Eles me adotaram como filha mesmo, ainda mais depois que os meus pais morreram e eu me senti muito triste.
    Os dois não medem esforços pra me ver sempre bem e ajudar em tudo que podem.

    Beijos carinhosos.


  6. Obrigada Karyne por mais uma vez nos fazer refletir que devemos ser diferentes do mundo, por me lembrare que quando deixamos Deus nos guiar transformamos vidas assim como fez Noemi. Peço em Deus que possamos ser um pouquinho iguais a Noemi.


  7. ESTA PASSAGEM DA BIBLIA É MUITO LINDA UM EXEMPLO DE AMOR A DEUS AMO ESTA MENSAGEM UM ABRAÇO A TODOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.