Ester

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A história de Ester é bem semelhante a um conto de fadas – uma menina comum que se casa com um rei! Contudo, muito mais real e poderosa do que um conto de fadas, a história de Ester é a história de uma mulher que se permitiu ser usada por Deus.

Conhecemos bem a história. Ester era órfã e fora criada por seu tio. Em um determinado momento de sua vida ela participa de um processo seletivo e acaba se tornando uma rainha! A história seria um belo “felizes para sempre” se terminasse aí. Acontece que o povo de Ester se encontrou em perigo, e ela se viu diante da necessidade de intervir.

Paremos pra pensar: Essa moça tinha perdido os pais, foi criada em uma realidade talvez humilde, e agora se encontrava em uma posição honrada – era a rainha! Ester podia se negar a colocar em risco a própria vida em favor de seu povo. Podia pensar que passou por situações tão difíceis, e agora que estava confortável, vivendo como rainha, não estava disposta a jogar tudo isso fora.

Felizmente, esse não foi o pensamento de Ester. “Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu: Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.” Ester 4:15 e 16.

Ao tomar essa atitude, Ester se colocou nas mãos de Deus para se tornar intercessora de seu povo, e como conhecemos pela história, libertadora da lei que os condenava à morte.

Temos tanto a aprender com essa moça! “O estudo do trabalho das mulheres em conexão com a Causa de Deus, nos tempos do Antigo Testamento, nos ensinará lições que nos habilitem a enfrentar emergências na obra hoje em dia. Talvez não sejamos levados a uma situação tão crítica e saliente como o povo de Deus no tempo de Ester; muitas vezes, porém, mulheres convertidas podem desempenhar uma parte importante em posições mais humildes.” E Recebereis Poder – Meditação Matinal, p. 272

Temos nós permitido que Deus nos use de forma maravilhosa como usou a Ester, ainda que em situações bastante diferentes da que ela enfrentou?

Deus nos abençoe!

2 Comentários


  1. DEUS TEM PLANOS PARA CADA UM DE NÓS, BASTAMOS NOS EMPENHA, OUVIR TUA VOZ, E SERMOS MAIS OBDIENTE NAQUILO QUE ELE MANDAR, E USAR O PODER QUE ELE NOS DAR COM AUTORIDADES EM NOME DE JESUS, NÃO USAR PARA NOSSO PROPRIO EU, SIM EM PROL DOS OUTROS, QUE COM CERTEZA VOLTARÁ PARA NÓS AS BENÇÃOS PROMETIDAS, AMEMOS MAIS UNS AOS OUTROS


  2. Gosto em particular da história de Ester, pois é muito rica em lições, mas o q mais admiro foi sua coragem e humildade. O q está bem longe da superficialidade das “superpoderosas” (imagem q se tenta vender às mulheres hj em dia).Q a gente possa colocar não só nossas vidas nas mãos de Deus,mas sempre termos a humildade de reconhecer q é Ele que atua em nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.