A importância da costela

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Sempre me chamou a atenção o profundo simbolismo encontrado no fato de Deus ter tomado uma costela de Adão para criar, a partir dela, aquela que seria sua companheira – igual, mas diferente – a mulher. Ellen White escreveu que “Eva foi feita de uma costela tirada do lado de Adão, significando que ela não o deveria dominar, como a cabeça, nem ser pisada sob seus pés como se fosse inferior, mas estar a seu lado como sua igual, e ser amada e protegida por ele. Como parte do homem, osso de seus ossos, e carne de sua carne, era ela o seu segundo eu, mostrando isto a íntima união e apego afetivo que deveria existir nesta relação” (O Lar Adventista, p. 25).

As costelas são ossos longos, parecidos com arcos. A princípio, por sua ligeira flexibilidade, parecem frágeis, mas unidas ao osso esterno, formam uma verdadeira “caixa” de proteção para os órgãos vitais, como o coração. Frágeis, mas fortes. Assim são as mulheres. Ilude-se quem pensa que, pelo fato de serem delicadas e sensíveis, elas não sejam capazes de proezas de deixar qualquer homem de queixo caído. O meu cai constantemente, até porque tenho três “costelinhas” lindas e especiais: minha esposa e duas filhas.

Sempre cercado por mulheres (também tenho duas irmãs e uma mãe queridas), sei bem do que elas são capazes e que a vida seria tremendamente sem graça, caso elas não existissem. Com a graça e a elegância de um arco, e a flexibilidade e a firmeza necessárias, elas dão um toque especial a nossa vida. Têm um jeito peculiar de enxergar as coisas e reagir ao mundo, ajudando-nos a ponderar e a sentir, e a viver de modo mais profundo e intenso.

As costelas protegem o coração. Quantas vezes minha esposa serviu de “porto seguro” quando as águas em volta pareciam me submergir. O coração apertado pelas lutas diárias encontrou e encontra abrigo no aconchego de um abraço, no acariciar de mãos suaves e delicadas. A mulher – a minha mulher, minha costela – é um paradoxo em carne e osso: consegue ser forte, protetora, sábia, e delicada, suave e dependente ao mesmo tempo. Que presente maior, mais insondável e precioso eu poderia querer do Criador?

Neste dia (que não deveria ser apenas um), quero expressar minha gratidão a Deus por cercar minha vida de costelas e, de modo especial, por ter escolhido a costela que vai me acompanhar – lado a lado – por toda a eternidade.

Feliz Dia das Mulheres!

Texto enviado por Michelson Borges (um abençoado por viver protegido e amado entre “costelas”). Ele é editor da CPB, autor do blog Criacionismo e de alguns livros como “A História da Vida”, “Por Que Creio”, entre outros.

Muito obrigada Michelson, por participar dessa semana especial em homenagem às mulheres!! Deus continue abençoando a você e às “costelas” de sua vida!!

11 Comentários


  1. muito bom o texto…amei!!!!


  2. Nossa, que texto lindo, Michelson! Fiquei encantada com sua reflexão sobre a importância da costela. Que bom saber que nós, mulheres, podemos “proteger o coração, ser um porto seguro, dar um toque especial à vida”. Meu filho deve se sentir assim, como você, pois também vive cercado de “costelas”. Ele tem a mim (aliás, somos grandes amigos e quando chega do trabalho ou da faculdade corre me contar o que aconteceu enquanto esteve fora de casa), tem duas irmãs e uma sobrinha, que é a “costelinha” mais linda deste mundo. Muito obrigada e um bom dia!


  3. Mulher Adventista Me surprendendo em cada linha, paragrafo e post Palavras realmente Inspiradas Por Deus…E nessa Semana de Homenagem a Mulher Encontrando em cada post o Carinho de quem realmente faz por merecer um publico tão carinhoso como esse da MulherAdventista…Além de Encontrar respostas pra duvidas e orientações Acerca de Alguns Assuntos Pertinentes A MULHER ADVENTISTA PArabéns…Idealizadores e COlaboladores Deus continue nos usando! MorganinhaManoela. visitem o MUDANÇA=OPORTUNIDADE http://www.falamorganinha.blogspot.com


  4. Um texto lindo e emocionante, parabéns ao Michelson Borges por declarar seu eterno amor pelas suas “costelas”, um lindo testemunho de amor e dedicação pela sua esposa e filhas. É realmente muito bom saber disso e ver isso, quando o que acontece num país em que a cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas violentamente, conforme apurou uma pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o SESC.(jornal Estado de São Paulo. São Paulo, 21 fev de 2011). É muito bom nos colocarmos, estarmos nas mãos de Deus e sermos guiados pela sua direção, assim somos transformados pelo seu terno amor e conseguimos agir como Jesus agiria, a tratar o próximo com amor que vem de Deus Nosso Senhor.


  5. Michelson, você nos brindou com um texto maravilhoso, obrigado!

    Gostei muito da explanação sobre as costelas, como elas realmente são importantes e como são essenciais na proteção dos órgãos vitais, sendo um deles o coração.
    O nosso Deus é maravilhoso, faz tudo com uma perfeição imensa, pois quando paramos para meditar nos detalhes, como esse texto nos fez, vemos a grandeza e o cuidado de Deus em tudo.

    Um grande abraço ao Michelson, às suas “costelinhas” e a Karyne e toda equipe do Mulher Adventista.


  6. Amei este texto e por um momento apesar de ele estar falando diretamente para sua esposa senti como bse fosso pra mim…
    Isso me levou a pensar o quanto sou importante pra as pessoas q me rodeiam como filhos e esposo…,
    Muito sabias estas palavras muito encorajadoras e revigorantes!!!!
    Que nós mulheres poçamos repensar nosso lugar neste mundo pois somos muito importante para os que nos rodeiam e para Deus!!!!


  7. Pastor Michelson Borges, que sensibilidade mais profunda de um Homem, falar tão lindo sobre a importância de Mulher no mundo e na sua vida! Realmente, Deus é sábio em tudo, nos formar da costela do homem faz com que sejamos companheiras, amigas, auxiliadoras, secretárias assim como amadas e protegidas por eles. Obrigada por uma homenagem tão singular, só pode vir de um Ser especial escolhido e criado por Deus. Que Esse Nosso Deus Todo Poderoso, continue abençoando a sua união, as suas costelas, e dando-lhe cada dia mais fé e sabedoria para levar o trabalho de Deus com amor e dedicação. Parabéns! Felicidades.


  8. Parabens pastor Borges texto inspirado, principalmente nesses dias em que para a maioria mulher é apenas um objeto.Obrigada por me fazer lembrar o quanto sou especial para Deus e para me lembrar para que fui criada.
    Que Deus continue o iluminando nesse nossa jornada e mais uma vez obrigada pelo texto inspirador.


  9. ahhhh!!! obrigada Senhor, apena nesse momento quero te agradecer e te pedir forças para andar lado a lado com a minha parte da costela que me deixa as vezes furiosa rsrrsr bricadeira amo, quando ele me deixa assim.tome em tuas maos Senhor toda as mulheres e hoje em especial as japonesas pelo fato ocorrido no japão.


  10. Fantastico! Amei. Michelson Que Deus continue abençoando a sua vida e da sua familia.
    Parabens a todas as mulheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.