Relacionamentos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Nós, seres humanos, somos seres sociais. Desde a criação deste mundo Deus nos permitiu viver em sociedade. Lemos em Gênesis 2:18 “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.”. Fomos criados por Deus como seres afetivos, que carecem de relacionamentos, e que são formados enquanto humanos em suas relações.

Nosso caráter e personalidade são formados em nossos primeiros relacionamentos – os relacionamentos familiares. Nossa auto-estima é formada nos relacionamentos que adquirimos ao longo de nossas vidas. É em sociedade que aprendemos sobre como nos comportar nas mais diferentes situações, e é a própria sociedade que nos cobrará estes comportamentos.

Não fomos feitos para viver só, e portanto precisamos aprender a nos relacionar de forma saudável! Se nosso caráter, personalidade e auto-estima são formados a partir de nossos relacionamentos, isso significa que eu faço parte da formação do caráter, da personalidade e da auto-estima de alguém! Isso significa que meus comportamentos influenciam diretamente a vida de alguém!

Como cristãos, precisamos levar isso muito a sério!! Grandes problemas emocionais e comportamentais vividos pelas pessoas, deve-se aos seus relacionamentos. Então podemos nos perguntar: de que forma tenho afetado a vida das pessoas ao meu redor?

Passamos por centenas de pessoas diariamente, entramos em elevadores e ônibus lotados, ficamos em filas de bancos e supermercados, e às vezes nem percebemos que por agir com indiferença, quando poderíamos sorrir e usar palavras de cortezia, podemos afetar negativamente pessoas que estão ao nosso lado, cujos nomes nem sabemos.

Como podemos testemunhar de Cristo ao mundo se tratarmos o mundo com indiferença em nosso dia a dia. Não adianta sairmos uma vez no ano para entregar livros e folhetos, sorrir para as pessoas e dizermos palavras de esperança, se todos os demais dias forem dias de indiferença! Enquanto vivermos assim, faremos um trabalho muito pequeno para Deus!!

Precisamos nos relacionar melhor com nossa família, com nossos irmãos da Igreja, com nossos amigos (cristãos ou não). Atendendo à ordem que diz ““Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas” Mateus 7:12. Somente com esse espírito de união e amor ao próximo poderemos viver uma vida Cristã que testemunhe do amor de nosso Salvador!

Que nossos relacionamentos sejam abençoados por Deus e que nossas vidas sejam reflexo da atuação divina em nós!

3 Comentários


  1. Oi Karyne!
    Lindo texto querida. Eu também penso assim, precisamos todos os dias sermos pessoas que olham pras outras e as enxergam. Não podemos ser indiferentes, como dissestes, e um dia no ano sair para entregar folhetos e falar de esperança. Nossa vida diária deve ser marcada pela vivênica saudável com os familiares, amigos e irmãos.
    Beijos e um ótimo dia pra você e pra todos que passam por aqui. Que o Senhor fale aos corações.


  2. minha mae sempre diz q o ser humano tem a capacidade de amar e ser indiferente na mesma proporção.
    Muitas vezes pessoas q encontramos não querem palavras, querem apenas um abraço, um sorriso, um aperto de mão…em algumas situações palavras se tornam desnecessárias.
    No final de 2009, passei por uma grande tristeza com a mudança de uma amiga minha pra outra cidade, eu sabia q ela tbm estava desolada com a grande reviravolta q a vida dela estava passando, quando a encontrei no corredor de onde trabalhávamos eu apenas a abracei e ficamos abraçadas sem falar nada uma pra outra, choramos e no final eu disse: Eu amo vc!
    Se com amigos somos assim, pq não com quem não temos íntima amizade, aquela pessoa cabisbaixa q muitas vezes encontramos no onibus, o q fazemos, passamos de largo…e isso é feio!
    É nessa hora q um folheto, uma palavra de esperança ou simplemesmente um sorriso renova as forças daquela pessoa.
    O amor nos faz melhores pessoas!


  3. É isso mesmo Cida e Kelly!!

    O amor nos torna pessoas melhores, e é a partir de nossos comportamentos diários que levaremos esperança aos que nos cercam!!

    Desejo que Deus as abençoe muito e que vocês sejam instrumentos poderosos em Suas mãos!

    abs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.