Santarém – Pará

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Santarém é a principal cidade do Oeste do Pará. Conhecida como “Pérola do Tapajós”, o município está localizado numa área com mais de 24 mil metros quadrados, distante 850 quilômetros de Belém e é uma das mais fortes potências turísticas do Estado do Pará.

Logo em frente a cidade é possível ver o primeiro de vários espetáculos da natureza na região: o encontro dos rios que não se misturam. De um lado o Amazonas, com suas águas barrentas e de outro, o Tapajós com as águas azul-esverdeadas.

Por causa das águas claras do Tapajós, o município tem 1.992 quilômetros de praias exóticas e primitivas que mais parecem mar. É o caso de Alter-do-Chão, conhecida como “Caribe Amazônico”. Lá é o palco da maior manifestação folclórica da região, o Sairé, que atrai turistas do mundo todo.

Nos meses que vão de março até agosto, algumas praias chegam a desaparecer, por causa da cheia dos rios, mas no resto do ano, ressurgem com areias brancas e finíssimas, algumas de fácil acesso, outras completamente isoladas. Entre as mais conhecidas estão: Alter-do-Chão, Ponta do Cururu, Ponta de Pedras, Caraparanaí, Pajuçara, Arariá, Maria José, Salvação e Maracanã.


Essa é a minha cidade…


Texto Enviado pela Kelly Renata Santos, de Santarém-Pará, para a série “Cidades”. Ela frequenta a IASD Central de Santarém, e é secretária da Tesouraria da Missão Oeste do Pará.

31 Comentários


  1. Que lindas fotos!
    Como nosso Brasil é lindo.
    Deu vontade de conhecer um pouco do Norte, especialmente o Pará, depois dessas fotos.


  2. Nosso Brasil tem muitos lugares que são lindos mesmo,
    diferentes de outros países que as beleza que tem são criações das mãos dos homens.
    Tenho uma grnade desejo de um dia breve conhecer bem melhor o meu país, tem gente que sai para conhecer outros sem ao menos conhecer nossas belezas naturais.
    Cidade muito linda!
    Além de ter muitas pessoas super animadas,
    tenho alguns amigos porai.
    Valeu pela oportunidade de conhecer um pouquinho do Brasil.
    Fique com Deus!!!


  3. parabéns Kelly… você demonstra que ama sua cidade! Não conheço Santarém, mas só ouço falar bem dessa terra. Morei quase 4 anos em Belém e amo o povo Paraense!
    um abraço


  4. Oi Kelly!
    Que linda sua cidade.
    Parabéns, gostei de conhecer.
    Beijos.


  5. Kelly, gostei muito do seu post!! Muito bom conhecer um lugar tão distante (de minha cidade) e tão bonito dentro do nosso Brasil!! 😀
    Deve ser fantástico ver pessoalmente os rios que se encontram e não se misturam!

    Deus te abençoe!


  6. E olha q nem nasci aqui..rsss
    Mas amo a cidade onde moro…Vcs nem imaginam o que é andar de barco e vê de perto o encontro dos rios q não se misturam…Mas lembremos q td isso é obra de Deus..tds as belezas q existem nesse nosso Brasil..veio do nosso grandioso Deus.
    Sem falar da praias de areia branquinha e água morna…
    Aqui a Obra de Deus tem avançado poderosamente….Temos a presença adventista desde o seculo 19 com a vinda dos americanos q se instalaram na cidade..mas isso é outra história..rss
    Bjos.
    Ah! tambem quero ver a cidade de vcs!


  7. oi,sou da paraiba conheci santarém fiquei bastante feliz em t estado ai.abraços p vcs.


  8. Realmente, santarém é uma bela cidade….seus pontos turisticos são encantadores….em breve estarei morando nessa linda cidade….bjs a todos!


  9. Moro em Osasco-sp São Paulo um amigo tinha comentado que tinha em Santarém-Pa Pará e um amigos dele levaram para uma vila la proximo chamada Alter Do Chão ele acho la um paraiso.Nesse fim di ano fui conher a maravilhoça cidade de Santarém-pa fique em um hotel otimo Barrudada tropical hotel.Me diverti muito fui para Alter Do Chão não quis sai de la e um paraiso como ele dissia me apaixonei Santarém-Pa Turismo 100% otimo


  10. OI eo CESAR denovo descupas sobre os erros do meu comentario


  11. Oi Kelly,vc nem imagina como fiquei feliz qdo vi Santarem aki…sou paranaense,moro em Paraopeba,Mina Gerais,mas conheço a Perola de Tapajos a 25 anos,estou fazendo planos p voltar la…gostaria de ter contato com vc p saber noticias da Ig.a associaçao tem blog? vc conheçe Ailton Pantoja? somos parentes,vou te procurar no orkut ok Guida


  12. o é limda sua cidade sorte viver num páraizo assim
    MAS diz aew tem futuro viver longe de tudo e de todos
    sp


  13. OI KELLY, SOU DE SANTARÉM E MORO Á 22 ANOS EM MANAUS,
    E SE TEM ALGUMA COISA QUE ME DEIXA FELIZ É VER AS IMAGENS DESSA TERRA LINDA, TENHO MUITA VONTADE DE VOLTAR A RESIDIR AI, MAS ISSO QUEM VAI DECIDIR É O PAPAI DO CÉU. vOCÊS NEM IMAGINAM O ORGULHO QUE TENHO DE SER PARAENSE, O RESTO É O RESTO E PERTENCE A DEUS.aGORA EM ABRIL ESTAREI DE FÉRIAS DO MEU TRABALHO E IREI REVER ESSA TERRA ABENÇOADA. AMO TUDO QUE TEM AI BJS. GLAUCIA


  14. Olá Kelly, fico muito feliz em ver comentários maravilhosos de minha linda terra natal, essa maravilhosa pérola do grande Tapajós. Eu moro em Belém mas sou apaixonado por essa maravilha de Deus, e logo no proximo mês de Outubro estarei ai.
    Deus Abençoe esse povo que estão sendo movido pela fé no vendeiro DEUS.


  15. Adorei as fotos, faz a gente se fascinar pelas riquezas que são nossas mais que não as conhecemos…Parabéns pelas fotos! Sou manauara mais atualmente não moro no Amazonas, mais tenho um grande apreso pela região Norte!


  16. Olá kelly,meu esposo é de santarém mas ja fazem 17 anos que não vai lá.Estamos fazendo planos para irmos em julho de 2012.Sou louca para conhecer esse paraiso fiquei muito feliz pelas fotos até me deu água na boca e concerteza estarei no templo central eu e minha familia se Deus quizer pois tambem sou adventista.A
    té breve.


  17. realmente santaren é uma cidade muito linda.eu tambem sou sou deste estado maravilhoso mais atualmente estou morando na cidade de sorriso mt mais em breve estarei neste estado maravilhoso eu sou da cidade de itaituba.amo nosso estado do pará.


  18. oi linda nossa santarem e linda mesmo, so vejo por foto mais pretendo rervela de novo,parabens vc me deixou mais um pouco mais orgulhosa beijos de uma paraense k morra na venezuela beco


  19. bem legal… gostei das fotos… ja conheco a cidade e sempre que posso volto…fica tambem pra quem não conhece e duvida que tenha praia ainda mais e agua doce….alem da agua não se gelada.


  20. gostei muito das imagens se deus quiser no proximo ano vou votar pra nossa santarem estou com saudade


  21. Eu tenho orgulho de dizer que nasci em santarém, é uma cidade muito linda e encantadora.Adorei as fotos!


  22. Santarém a Cidade Mas Linda Do Pará. Te Amo muito +


  23. Amo essa cidade, estive aí em outubro afinal nasci aí então fui matar a saudade,há 38 anos que moro em Brasília DF,gostei muito dos comentários sobre a minha terra natal.


  24. Nossa amei as fotos, muito lindas deve ser um paraíso viver por ai, tenho vontade de conhecer. Divulgue mais coisas vale a pena mostrar adorei !!!


  25. Ola Kelly,
    muito bom ver Santaré, morei ai por o4 anos, na minha adolescencia foi um momento maravilhoso da minha vida!, sinto muitas saudades, realmente é um paraiso! a praia da maracangalha, passavamos o dia todo! era uma delicia! adorei, se vc puder coloque mais fotos vou adorar! abraços


  26. Noss q bom ver q meu post depois de mais de 1 ano ainda tem gente q lê.
    A tds vcs que comentaram muito obrigada, saudosismo da terra onde nascemos, visitamos ou moramos por alguns momentos faz bem ao coração.

    Sintam-se tds abraçados e venham rever ou ver nossa cidade!


  27. morei um tempo em santarem e amei deichei muitos amigos gostaria de poder encomtra-los novamente…morei na serra do piquiatuba e amava ir para alter do chão.. beijusss


  28. Oi kelly esse e aprimeira vez k ew to entrando no site d swa cidad, ela e mwito bonita ak na minha cidad tbm tm bastant praias, mais n tm wma coisa k a swa tm, k ew gostaria d ver sem ser por fotos, o encontro das aguas…. , e wma das maravilhas do nosso pais… Todas essas maravilhas feitas por DEUS… Bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.