“Abigail: Senhora das circunstâncias” – Lição 5

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Durante essa semana, estudamos um pouco sobre mais uma pessoa dos bastidores que mudou o rumo da história – Abigail.

Enquanto estudamos sobre Abigail e os demais personagens que a lição tem focado, é importante pensarmos que nossas ações nunca são neutras, elas sempre falarão algo sobre nós, quem somos e a quem servimos. Como diz a música “Brilhar por Ti”, “[…] às vezes parece difícil entender que o cristão é exemplo mesmo sem o querer […]”.

No caso de Abigal, gostaria de destacar a sensatez desta mulher em contraste com a tolice do seu marido. Ela poderia não ter se metido no problema que seu marido estava prestes a ter com o futuro rei Davi, mas sabiamente decidiu fazer a coisa certa. Como conseqüência, seu marido veio a morrer e ela passou a viver como esposa de um rei!

Muitas mulheres não sabem qual o limite entre o respeito ao marido, e tomar decisões por si mesma. Acredito que com Abigail podemos aprender uma grande lição. Devemos ser submissas primeiramente a Deus. Se nossos esposos também forem submissos a Deus, else agirão bem, e poderemos confiar em suas decisões, mas quando eles não se submetem inteiramente à vontade divina, devemos como servas de Deus fazermos a nossa parte, e agir sabiamente de acordo com os preceitos divinos.

Outro detalhe importante desta história é que a justiça divina existe e devemos confiar nela. Nabal agiu mal, e Davi o entregou nas mãos de Deus. Abigail foi um instrumento usado por Deus para fazer justiça à Davi, e Nabal teve sua vida ceifada.

Deus é poderoso, justo e bom. Se fizermos a Sua vontade, desfrutaremos da Sua justiça de forma maravilhosa, contudo quando o desonramos, sua justiça se torna um peso para nós.

Deus nos abençoe!!

Feliz Sábado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.