Cantar ou Louvar

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Existe um equívoco muito grande no meio cristão no tocante à adoração através da música. Neste sentindo, quando nos reportamos à Bíblia, vamos notar que quando isso acontecia o objetivo era de adoração a Deus. O livro de Salmos, foi escrito em forma de música, e era muito usado nas reuniões (festas) como louvor de adoração. O próprio Jesus fez referência: “E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos” Lucas 24:44. A adoração em salmos apontava para Jesus e a eternidade.

O apostolo Paulo também faz referencia a salmos: “Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” (Efésios 5:19) e “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração”(Colossenses 3:16).

Considerando os comentários de Jesus, do Apóstolo Paulo e dos salmistas, noto que a verdadeira essência da música tem se desviado de quase todos que estão envolvidos neste meio. Portanto posso deduzir que cantar não é o mesmo que louvar. São muitos os que cantam, mas são poucos os que louvam em nossos dias.

Toda a Escritura ressoa com cânticos de louvor. Na Criação, “as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus” (Jó 38:7). O salmista escreveu: “Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus durante a minha vida” (Salmo 104:33). O primeiro anjo de Apocalipse 14 conclama o povo de Deus: “Temei a Deus e daí-lhe glória;… e adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” (Apo. 14:7).

No início do movimento adventista, relata Tiago White, “havia um poder que se tornou conhecido como Cântico Adventista, tal qual não se via em outras comunidades religiosas.” (Life Incidents, pág. 94; Introdução do Hinário Adventista)

Muitos têm contribuído para desvirtuar a musica sacra. Em algumas situações com o objetivo de comercializar e para isso alteram letras, acrescentam rítimos, inserindo muitos instrumentos como acompanhamento, levando o som ao excesso, ofuscando a poesia da letra.

Heje (16.10.2010) me senti inspirado a escrever essas considerações após encerrar o culto em minha igreja, e considerando a véspera do aniversário de minha preciosa filha, a quem tenho muito apreço. Por ser o primeiro aniversário dela que estaremos à distancia, e sabedor que ela tem um grande respeito na adoração a Deus, então dedico a poesia do hino 437 do Hinário Adventista:

Vitória em Cristo

Ouvi da bela história que Jesus desceu da glória. E no Gólgota enfim morreu por quantos como eu.

Ouvi de seus gemidos, de Seu sangue e dos remidos; E ao fim, contrito me prostrei, vitória nEle achei.

Vitória em Cristo, eterna vitória!

Buscou-me, salvou-me, na cruz por mim morreu.

Que paz e alegria! Raiou um novo dia!

Vitória Jesus me deu, no sangue que verteu!

Ouvi que Ele cura, sim, a todo que o procura; Que o coxo fez andar, então, e ao cego deu visão.

Orei, clamei: “Meu Mestre, vem, restaura minha vida.” E logo Cristo me atendeu, e a mim vitória deu.

Filha, Cristo está voltando, e eu quero te convocar a se preparar a cada dia para juntos podermos cantar o hino da vitória. Feliz aniversário, e que Deus te abençoe e te de muitos anos de vida.

Beijos do papai coruja.

Texto enviado por Davi Lira

4 Comentários


  1. Ei paizinho!

    Este sem dúvida será um aniversário “diferente” e até mesmo “estranho”. É ruim ficar longe de vocês em dias comuns… imagine em um dia especial!

    Mas quero agradecê-lo pelo carinho e cuidado de sempre. Pela mensagem do hino oferecido acima, e por ser um pai tão especial!!

    Que Deus abençoe-nos sempre! Que tenhamos sempre um hino de louvor em nossos corações, e muito em breve, que possamos louvar ao senhor junto ao coro de anjos!!

    Beijos!! TE AMO!


  2. Feliz Aniversário Karyne!!!
    Que o Senhor conceda muitos anos de vida com muita saúde, amor e força para continuares levando a Sua palavra.

    Se o teu pai não conta né? irias ficar bem quietinha…hummmm….mas ainda bem que o papai couja entregou…rsrsrs.

    Beijos e felicidades querida!

    Quanto ao post quero dizer que também acho lindo os hinos do hinário, são lindas poesias, as quais adoramos ao Senhor e falamos das Suas maravilhas.
    Abraços.


  3. Puxa!Outubro é um mês cheio de datas especiais mesmo,
    não?Parabéns pelo aniversário e que o amor de Deus acom-
    panhe vc sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.