“Amor e lei” – Lição 12

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A relação entre o Amor e a Lei de Deus é bastante interessante. Vejam:

Deus nos ama, e por isso nos deu a lei, que são orientações de como viver uma vida feliz;
O homem desobedeceu a vontade de Deus (Sua lei) e por Amor Jesus Cristo veio cumprir a lei de Deus e nos oferecer salvação;
Quando o homem aceita o sacrifício de Cristo, e ama a Deus, ele obedece a Sua lei.
A lei é o reflexo do caráter de Deus – Amor.
A lei é composta de ordenanças que têm como fim relações de amor (com Deus e com nosso próximo).

Não há como pensar em Lei de Deus sem pensar em Amor. Assim também, não é possível amar a Deus e não obedecer a Sua lei!

Na introdução da lição dessa semana há um parágrafo que diz: “A epístola aos Romanos não contém nenhuma sugestão de que essa obediência sobrevenha automaticamente. O cristão precisa ser iluminado quanto a quais são esses requisitos; deve estar disposto a obedecer-lhes; e, finalmente, o cristão deve buscar o poder sem o qual essa obediência é impossível.”

Para buscar o poder divino que nos permite viver em completa obediência à vontade de Deus, é preciso renunciar o amor que temos por nós mesmos e, como se diz em alguns lugares, ao nosso umbigo, e termos nosso coração e nossa mente cheios de amor por Deus. Aí sim, distantes do velho homem, revestidos do poder do Espírito de Deus, poderemos viver uma vida de obediência.

Há muitos cristãos hoje que vêem a relação entre amor e lei da seguinte maneira: Depois da morte de Jesus só existem 2 mandamentos – Amor a Deus e amor ao próximo. E defendem que a lei de Deus, mais especificamente o sábado, não precisa mais ser guardado. É certo que esta é a lei – amor a Deus e ao próximo. Contudo, essa é a lei que já existia desde sempre. “Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças” Deuteronômio 6:5, “[…] amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR” Levítico 19:18.Essa é a mesma lei escrita em tábuas. Essa é a lei que Deus deseja escrever em nosso coração.

1 comentário


  1. romeucaraujo@gmail.com

    A lei é somente condenar. Por isso Deus mandou seu filho para tirar nossos pecados e não mais ter a condenação da lei.
    basta somente crer e estas sem pecado que a lei nao te condena. A lei só condena ao pecador. Voce não é mais pecadora. E isso não é eu que digo, Deus disse e voce deve acreditar.

    Quando o homem aceita o sacrifício de Cristo, e ama a Deus, ele obedece a Sua lei.
    Não!!!!!
    Quando o homem pecador aceita e crê no sacrificio de Cristo ele é guiado, ele obedece, ele é ensinado pelo Espírito Santo.

    A lei cumpriu seu papel que é de mostrar pecados ao pecador e condenar. Quanto aos santos, a lei vai mostrar o que? vai condenar porque? Ele esta em Cristo.

    Até a proxima, que Deus te ilumine.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.