Vitória sobre o pecado – Lição 7

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Durante essa semana, estudamos na lição da escola sabatina sobre a Vitória sobre o Pecado.

Este é um tema bastante polêmico, que causa muitas discussões entre os Adventistas do Sétimo Dia, mas é também um tema fundamental que precisa ser compreendido por todos nós!

Como cristãos, nosso caráter deve estar num processo de aperfeiçoamento constante, segundo o caráter de Cristo. A esse processo chamamos santificação. Em Romanos, Paulo escreve que “o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça”. Se é a Graça que nos livra da escravidão do pecado, ela é um item fundamental no processo de santificação. É esta mesma graça que nos dá a vitória sobre o pecado e permite que nosso caráter seja moldado à semelhança do caráter de nosso Salvador.

Gostaría que refletíssimos nesse ponto da lição.

Parte da confusão que existe em volta do tema da vitória sobre o pecado tem a ver com o fato de algumas pessoas afirmarem que se podemos vencer o pecado não precisamos de Jesus e do seu sacrifício, e já que precisamos de Jesus logo não podemos vencer o pecado. Há um grupo de pessoas, também, que defendem a vida sem pecado, e procuram viver assim, contudo por suas próprias forças ao invés de o fazer pelo poder de Deus.

O que precisamos entender é que o sacrifício de Cristo não serve só para limpar os pecados passados que cometemos, mas também para nos dar força para vencer o pecado no presente. O sangue de Jesus paga a nossa dívida, mas é olhando para a cruz de Cristo que não fazemos uma nova dívida. Lembra do lema dos desbravadores? “O amor de Cristo me constrange”. Um coração constrangido pelo amor de Deus não o desobedece.

Deus nos concede o livre arbítrio, o poder de escolha. Ele nos diz o que é certo e o que é errado, e permite que façamos nossas escolhas e colhamos os frutos destas.

Por que então acreditamos que Deus pode nos livrar das drogas, dos vícios, do adultério, do hábito de falar palavras inadequadas, mas temos dificuldade em acreditar que Deus pode nos livrar de todo tipo de pecado???? Será que não estamos duvidando do poder de Deus???

Deus não faz as coisas pela metade. Ele é ilimitado!!! Ele pode nos transformar por completo, mas essa transformação passa pela nossa escolha. Ele precisa da nossa permissão. Nossa liberdade é a única limitação que Deus possui, e isso porque Ele quer, pois se Ele quisesse de outra forma, nem esta liberdade existiria!

Eu creio em um Deus que me salvou na cruz, e que é capaz de me dar condições de viver uma vida segundo a sua vontade!! A lei de Deus nunca exigiria de nós algo que não pudéssemos fazer. Acontece que sem a Graça divina não somos nada, mas com a Graça de Deus somos vitoriosos, e livres para servir a apenas um Senhor, o Deus de Israel!!

Deus nos abençoe!

2 Comentários


  1. Amém pela mensagem, é isso mesmo Karyne!
    Um sábado muito feliz a você e a todos que passam por aqui.
    Abraços.


  2. Há coisas que parecem impossíveis ao homem, mas são possíveis para Deus, principalmente no que diz respeito a ser livre de todo o pecado.
    Deus nos dá sim esta dádiva, de andar em uma vida de santidade na presença Dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.