“Justificação e a Lei” – Lição 5

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Vimos, mais uma vez, durante essa semana, que a Salvação é inteiramente pela graça e que nós, seres humanos pecadores, não podemos fazer nada para sermos salvos. Como então entender o lugar que a lei ocupa nessa história toda?

Muitos cristãos nos criticam porque guardamos o sábado, não porque eles acham que isso é bobeira, ou que não tem “nada a ver”, mas porque em sua compreensão o Sábado faz parte de uma Aliança Antiga, que foi substituída pela Nova Aliança, que não o contém.

Acontece que muitos de nós, adventistas do sétimo dia, não entendemos o que são essas alianças, porque elas vieram a existir, e acabam guardando a lei e defendendo-a como se estivesse nela a chave para a nossa Salvação.

Vamos pensar num exemplo prático então: Podemos ser salvos de algo que não existe? Não! Se uma pessoa coloca o cinto de segurança pra dirigir, a lei de trânsito está salvando ele de alguma forma? Não… ele não está condenado a nada. Se não existe condenação, também não existe salvação. A única coisa que a lei pode fazer é condená-lo caso ele venha a descumprir a lei. Nesse caso, há um preço a ser pago! Não é obedecendo às demais regras do trânsito que a culpa será tirada, mas pagando uma multa ou outra penalidade.

Conosco ocorre algo parecido. Contudo, pecamos, e estamos condenados. Precisamos de um Salvador. A lei não pode nos salvar, ela nos condena, revela nossos erros e faltas. Quando já estamos condenados, obedecer a lei não nos salva da condenação que já temos.

Acontece que pela graça de Cristo somos salvos da escravidão do pecado, pois o sacrifício do Cordeiro de Deus paga o preço que devemos. E salvos por Cristo, temos condições de viver de acordo com a Sua lei. É pela graça de Cristo que podemos guardar a lei, única e exclusivamente, e aqui está a chave para o entendimento da relação lei e justificação.

A lei não nos justifica, mas condena, contudo, por sermos justificados por Cristo é que há possibilidade de se viver segundo à Sua Lei, porque o mesmo Deus que instituiu a lei nos dá poder para viver segundo as suas ordens.

Guardar a lei é uma escolha e um exercício de fé. Contar com a lei para ser salvo é confiar em si mesmo. Precisamos confiar inteiramente em Deus!!

Somos julgados pelas obras e justificados pela Graça!!

Deus nos abençoe!

5 Comentários


  1. é isso ai. A lei não nos salva, só é um espelho para que possamos ver em nós mesmo a mancha do pecado. Sendo assim, nos arrependemos pedimos perdão (SINCERAMENTE) DEUS nos perdoa e somos salvos. Simples assim.
    DEUS não é complicado. Somos nós que complicamos ELE.
    DEUS O ABENÇOE


  2. romeucaraujo@gmail.com

    Maiky: Tudo certinho. A lei é um espelho.

    E que estas esperando para te arrepender e pedir perdão e Deus te perdoar e ser salvo? Toma uma decisão na tua vida. Até quando! Se voce ja ja foi se arrependeu voce ja esta salvo e esta sem pecado, agora a lei não serve mais para voce, agora voce é guiado pelo Espírito Santo e nao pela lei. Esta escrito: os verdadeiros filhos de Deus são guiados pelo Espírito Santo. Sabias?


  3. romeucaraujo@gmail.com

    voces dizem com boca cheia que são justificados pela graça. Esta muito bem, para que esta palavra se real é preciso crer. somente crer.

    guardar a lei é não acreditar na justificação pela graça, contraditorio nao é mesmo.

    Pregar uma coisa e praticar outra o que ´significa?


  4. romeucaraujo@gmail.com
    Estas são suas palavras:
    Conosco ocorre algo parecido. Contudo, pecamos, e estamos condenados. Precisamos de um Salvador.

    Veja bem; Somos aceitos ou sou aceito pelo crer.
    Quando voce diz: contudo, pecamos e estamos condenados. precisamos de um salvador. Voce precisa disso porque não acredita na obra que Jesus realizou na cruz do calvario e se sente pecadora.

    A lei não pode nos salvar, ela nos condena, revela nossos erros e faltas.

    Exatamente: a lei não salva, a lei condena ao pecador, revela nossos erros não, os erros e faltas dos pecadores. em nosso caso não porque somos perdoados e salvos. Não existe cristão pecador, ou santo pecador.
    Deus é santo e os que são de Cristo crucificaram suas paixoes e desejos juntamente com ele assim somos santos. basta somente crer.

    Quando já estamos condenados, obedecer a lei não nos salva da condenação que já temos.

    Precisas de um salvador urgente. Urgentissimo.
    Voce não pode dizer ” estamos condenados” voce deve estar.
    Eu não estou porque creio na obra redentora de Cristo.
    Basta somente crer na obra. creia somente.

    Guardar a lei é uma escolha e um exercício de fé.
    Não! a lei não vem da fé. esta escrito.
    Ter fé na lei é obras. E tudo que não é de fé é pecado.
    por favor.


  5. Prezado Romeu, o irmão está errado! “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” Romanos 3:31
    Quando somos perdoados por Jesus, de fato estamos limpos, sem pecado, e é o Espírito Santo que nos guia. Contudo, o Espírito Santo nos guia a uma vida segundo a vontade de DEus. Isso significa irmão, que o Espírito Santo nos guia a viver em conformidade com a lei.
    Quando uma pessoa rejeita viver em conformidade com a lei de Deus, e se diz ser guiada pelo Espírito Santo, ela está mentindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.