Ser, estar, permanecer, ficar.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Todos lembramos dessa regra básica de português, os chamados verbos de ligação, cuja função é ligar o sujeito ao predicativo, ou seja, não indicam ação, somente fazem a ligação entre os dois termos. Porém em nossa reflexão quero trazer a importância destes versos na vida cristã.

Jesus Cristo disse: “Sede santos como eu sou santo”( I Ped. 1:16), isso mostra a importância do ser diante de DEUS. Mesmo tendo a natureza do mal, o ser humano tem a oportunidade de ser santo como nosso mestre. A santidade não acontece no repente, é resultado de uma vida de comunhão diária, onde a renuncia do eu é constante. Muitos esperam que sua vida seja um manancial de bênçãos, com ações expressas, impensadas, onde o eu é prioridade, sabemos que isso não vem de DEUS, temos que lutar para que isso acabe, seja lançado fora, que nossa vida seja luz em meio a este mundo de trevas. “O mais importante é ser do que ter” [1], como dizer isto para o mundo onde o consumismo é tido como a alavanca para o avanço da economia. Tenhamos discernimento vindo de DEUS para que sejamos cristãos verdadeiros, anunciando a volta do Messias, através de nossos atos, ações, palavras, e canções. Ser com Deus não é fácil, mas gratificante. È depor toda sua vida diariamente, na certeza de que tudo o que vier a ser feito, será conduzido de forma maravilhosa nas mãos do criador.

Estar em cristo, é esquecer as coisas deste mundo, é esquecer a velha vida, fixando o olhar no mestre, para que sejamos vitoriosos. O Espírito Santo, através do Apóstolo Paulo, nos fala que estamos firmados em Cristo hoje (Efésios 1.16-18 e 2.10-13). Fomos criados em Cristo Jesus, nascido de Deus, e por isso uma herança nos foi dada. No mundo físico, somos nascidos da nossa mãe; mas no mundo espiritual, somos “nascidos de Deus”, recriados pelo Altíssimo. Uma mudança aconteceu, nosso renascimento (II Corintios 5:17.).

“Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor (– I Coríntios 16.13-14)”. Permaneçamos naquele que nos criou para que ele permaneça em nós, que maravilha será o dia em que daquele que provem paz, amor, mansidão e todas as coisas boas da vida, fizer parte do nosso cotidiano. “Vem oh, senhor em mim habitar, pois quero ser templo teu…permaneça em mim…[2]” que esta possa ser uma oração sincera e verdadeira que brota do nosso coração.

Ficai atentos! Porque o Filho do homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”, Jesus cristo está voltando, preparemo-nos, os sinais já estão nos mostrando que não há de tardar. Está chegando a hora, onde tudo relacionado a dor é passado, o presente é de paz, alegria, harmonia e adoração. Onde o ser, o estar, o permanecer e o ficar serão para sempre, serão eternos junto àquele que criou a mim e a você. “Existirá felicidade que será conjugada num futuro muito próximo, onde a dor não é presente e o presente é pra sempre[3]”. Que Jesus possa estar ao nosso lado nesta nossa transformação.

 


[1] Cachorro vira lata  – Quarteto Athus – Álbum: Especial para crianças – 1999.

[2] Permaneça em mim – M. L. Está Escrito – Álbum: Toque minhas mãos – 2005.

[3] Felicidade – Fernando Iglesias – Álbum: Livre outra vez – 1997.

                                

Texto escrito e eviado por André Júnior de Oliveira

André é graduado em Contabilidade, pós graduado em Docência Universitária, Controladoria e Finanças. Trabalha na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) frequenta a igreja Adventista do Sétimo dia de Santa Mônica e é tenor no conjunto PERSPECTIVA VOCAL.

André, obrigada  por contribuir com o MulherAdventista!
                                          Que Deus esteja com você!

49 Comentários


  1. André, gostei da colocação do ser, estar, permanecer, ficar…. que ser e melhor que ter – apesar do mundo capitalista querermos fazer acreditar e viver ao contrario em nosso dia a dia. Seja sempre esta pena inspirada de Deus; grato pela meditação.


  2. Parabéns grande André!!!
    Que o Senhor seja glorificado pelas suas palavras.

    Um forte abraço.


  3. Parábens André por esse belo texto!!! Espero que todos que tiverem a oportunidade de ler sintam a mesma paz interior que eu senti!!!
    Grande abraço!


  4. Parabéns André! Que Deus o inspire a cada dia.


  5. Lindo o texto Andre. Parabens, que esse seu dom seja sempre aperfeiçoado e que você continue sendo benção como és.


  6. Que artigo legal meu amigo .Meus parabéns ,que Deus continue te inspirando .


  7. Ei Júnior!
    Amei o texto postado!
    “Eis que venho sem demora.Assim disse Jesus!
    Devemos mesmo nos preparar, buscando nos santificar a cada dia com a ajuda de Deus!
    E a maior riqueza de nossas vidas é a riqueza espiritual , onde nos levará na presença do todo poderoso, e seremos aprovados diante do nosso pai, nosso amigo, nosso refúgio, nosso libertador, nosso presente mais valioso:Jesus Cristo!
    Para muitos, a vida com Deus parece dar prejuízos, mas não; porque os prazeres do mundo são passageiros e bastante cruéis e cobram preço caro.
    Eu posso te dizer com toda certeza que estar na presença de Deus é a melhor escolha a ser feita. Viver integralmente na presença Dele significa ter sempre um amigo, um protetor, é Ele que nos levanta quando caímos, é Ele que nos consola quando a nossa dor e tristeza parecem não ter fim. E foi ele que nos amou e nos ama tanto que deu a própria vida por amor a nós.E não há nada nesse mundo melhor do que ter uma vida com Deus e ter ele sempre como nosso amor maior!

    Abraços!


  8. André

    Muito bom ler seu texto, ele contribui a divulgar a verdade. É sempre bom saber que existem pessoas comprometidas em Cristo.
    Parabéns!!


  9. Muito interessante o seu texto Andre parabens muitas pessoas deveriam ler parabens.. fique com Deus


  10. gostei da mensagem que meu amigo André fez!A vinda de Jesus está cada vez mais perto de nós.Devemos a cada dia nos preparar, para o grande Dia e e levar a mensagem as pessoas que não conhece a Jesus.


  11. André,

    Parabéns pelo texto … buscar ser a imagem e semelhança de Deus todos os dias , é mais que um dever … é a nossa salvação! ^^

    beijos!


  12. André, realmente é o que o mundo precisa enxergar para ter paz de verdade. Saber separar a vida cotidiana da vida espitual. Muito bom. Que Deus te abençõe.


  13. ADOREI ESSE ARTIGO MUITO BOM.


  14. Querido!!!

    Amei a mensagem!!!! Foi muito engrandecedora!!!! sou orgulhosa de vc!!! És maravilhoso!!!!
    Nosso Deus realemtne é tremendo!!! Faz muito mais que pensamos e imaginamos!!!!
    Manteiga e mel comerás até que saiba rejeitar o mal e escolher o bem!!!! (Isaías 7:14 e 15)
    Sempre andando junto ao Senhor… Buscando sua face a cada dia e nos santificando, justificamos nossos atos e palavras … a cada dia!!! nos enchendo de Deus e esvaziando no nosso “eu” e assim Deus, com sua infinita misericórdia nos eleva como reis, rainhas, príncipes e princesas do Senhor!!!Pra sermos tratados(as) como tal!!!! Gozando do que Deus tem de mehor para nos oferecer… nos colocando nos melhores lugares, com as melhores pessoas… cuidando de nós!!! Porque somos cabeça e não caldas!!!! Isso é para que se glorie em nossas vidas!!! é dom gratuito de Deus!!!! Porque somos salvos e vivemos pela fé em Cristo, nosso salvador e Senhor!!!
    glórias a Deus pela sua vida!!!!
    bjus


  15. Gostei muito André. São verdades necessárias na vida de todo servo de Deus!

    Abraços!


  16. André,

    obrigado pela oportunidade de leitura do seu texto. Foram palavras de despertar e renovação! Que Deus continue lhe inspirando a escrever textos como este!

    Grande abraço!


  17. Amigo André,
    Deus te iluminou imensamente neste artigo. Que Deus esteja sempre com vc meu irmão!
    Abraço.


  18. Parabéns Andrezinho!!!
    O seu texto é muito inspirador…
    Que Deus continue te capacitando!!!
    Bjus…


  19. Andrézinho….
    Parabéns pelo seu texto…
    este é muito inspirador!!!
    Que Deus continue te iluminado e te inspirando para transmitir palavras de paz ao meio de um mundo de turbulações!!!
    bjus…


  20. Parabens amigo fico feliz por saber que voce esta partilhando a palavra de Deus. o artigo esta otimo já estou aguardando o proximo um forte abraço, e que Deus possa continuar te usando para levar a verdade a muitos corações.


  21. Parabéns André, que texto abençoado.


  22. Andre, Parabens
    alem de varios dons, vc tbm tem o da palavra. vc escreve divinamente bem! Adorei seu artigo! Faça mais, pq irao ser publicados todos e sua palavra passara a ser lida por varias outras pessoas! nao pare.
    Parabens meu amigo!


  23. Muito bem meu amigo, esta e uma grande verdade. Amei, Deus te abencoe.


  24. Amigo
    Andre,
    Muito bom esse seu artigo, estarei divulgado o belo texto que meu amigo publicou para outros.

    Parabéns!!!!


  25. Estou abismado com o nível da mensagem. ficou ótimo amigo, espero em breve você publicar alguns artigos em nossa revista… Abração e parabens


  26. Oie, André…
    Adorei o Texto.
    ficou muito show a colocação dos verbos de ligação
    abração!


  27. Assim Deus nos fala sede santo assim como Eu Sou Santo!!! nossa vida tem que diariamente esta na estatura de cristo! Jesus é nosso modelo!!! somos pecadores mas temos a chance de remição. entao louvamos e engradecemos a Deus pelo dom da vida e nossa salvação….


  28. André meu brother,
    Parabéns pelo texto inspirador.
    Meus amigos sempre me surpreendem… Voce é show.
    Deus o abençoe sempre.
    Abraço!


  29. Parabéns pelas sábias palavras meu amigo!
    Muitíssimo interessante o artigo.
    Grande abraço


  30. Sábias palavras André. Com relação ao mundo capitalista em que vivemos, que aprendamos o seguinte: “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (São Mateus 6,24). E que estejamos sempre atentos e preparados para o dia da Sua volta.

    Abraço


  31. Momento de inspiração.
    Parabéns, Juninho.
    E que Deus continue te inspirando e abençoando..
    Beijo e um forte abraço..


  32. Amigo André,
    Parabéns pela iniciativa; seu escrito é muito provitoso para todos aqueles que sentem vontade de estar se santificando cada vez mais até alcançar estatura perfeita diante do Criador!
    Que o Messias continue iluminando sua vida para que outros textos seus possam auxiliar quem precisa.
    Abraço!


  33. aew andré fico otimo o artigo, que suas palavras toque nos coraçoes sedentos a Deus um grande abraço…


  34. Amigo você disse bem, andar com Deus não é fácil mas é muuuuuito gratificante.O nosso Deus é tão maravilhoso que mesmo na fraqueza ele pode nos tornar fortes se estivermos com ele, e isso é de +. Adoro esse Deus!!
    André parabéns pelo artigo é inspirador!

    Ilma Santana.


  35. Texto muito inspirador, cuja didática utilizada é muito interessante para todos. Alegro-me muito por poder mais uma vez identificar como Deus capacita os seus para a Sua obra. Que Deus o abençõe ricamente amigo André.
    Vou usar seu texto em minhas aulas para meus alunos refletirem sobre o assunto e como um pretexto para ensinar predicação verbal.

    Parabéns amigão, muito bom mesmo.

    Adriano


  36. Andre,
    Como é lindo falar da palavra de Deus. Quando voce fala sinto o amor em suas palavras, o amor do Cristo, aquele amor que Ele nos ensinou.
    Adorei o texto voce sabe que não comungo da mesma religião, mas nada do que disse foi contra o que acredito pelo contrario.
    Que tudo nessa vida seja feito com amor para ser possivel nossa transformação.
    sabe como é dificil para mim, mas tento todos os dias eu tento seguir com o pensamento e os atos em Deus.
    Obrigado amigo pelas palavras
    Cris


  37. André,
    este artigo é muito mais que palavras. É verdade. É uma dádiva.

    Grande abraço,
    Felipe


  38. Valeu Andre neste texto voce demonstrou de forma simples a grandeza de servir a Deus e como agradá-lo. que Deus te abencoe.


  39. Parabéns!
    Júnior gostei muito deste artigo, continue assim

    Hebreus 12 diz que devemos olhar firmemente para Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé. Este foco é essencial. Pessoas que olham para as circunstâncias procurando por direção ou inspiração não encontram nada para sustentá-las. Mas aqueles que olham para Jesus mantêm-se produtivos e continuam crescendo.
    Que Deus continue te abençoando.
    Grande abraço…
    Edna Vargas


  40. Muito bom meu amigo… mais importante é ser do que ter, é o que eu sempre digo…

    Abraço e muitas bençãos para você.


  41. “O mais importante é ser do que ter”. Ser um vencedor em Cristo Jesus, ser um participante do reino celestial, ser salvo para a eternidade. Sucesso!!!


  42. Olá André..parabéns.. muito bom seu texto.
    Lembre-se sempre que “um vencedor entende que sem Deus não poderá encontrar-se com o melhor, para sua vida.”Forte Abraço, fica em paz.
    Chris


  43. lindo, algo que traz reflexao, as vezes precisamos de textos como esse pra acordar do sono espiritual que nos acomete!
    que DEUS continue te usando ANDRÉ.


  44. Ei André

    Quem DEUS continue te abençoando para ser benção em nossas vidas.

    Parabéns!


  45. Cara, Deus é bom, mas é extra de bom com aqueles que Ele deu a oportunidade de conhecer e conviver com você. Parabêns por sua vida de comunhão.


  46. André…servo do Senhor !
    Ja faz algum tempo que postou esse texto, porém segue abençoando vidas por muitos dias…A minha foi confortada nesse instante !!
    Louvo a Deus por sua vida e por esse site que tem me abençoado ricamente .
    Fiquem na paz do Senhor Jesus .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.