Ser Mulher

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Estive, durante o feriado de Carnaval, passando bons momentos em um Retiro Espiritual na cidade de Itaparica – PE, que foi promovido pela Igreja de Paulo Afonso – BA. Lá, tive a oportunidade de ministrar uma palestra para as mulheres que estavam participando do retiro, sobre o “Ser Mulher”. Já que hoje é Dia Internacional da Mulher, por que não falarmos um pouco sobre isso?

O que é ser mulher?

Bem.. essa pergunta obtem respostas diferentes que variam no tempo, espaço e cultura. Afinal de contas, a mulher de 3 séculos atrás não é a mesma mulher de hoje, assim como a mulher de 3 séculos atrás de Portugal não era a mesma mulher de 3 séculos atrás do Egito. As identidades são múltiplas, os papéis muitas vezes semelhantes, trazem suas particularidades, e isso tudo compõe a beleza do ser mulher.

Quem seria  a mulher de hoje?

Ela é uma mulher que conquistou espaço no mercado de trabalho, mas que em consequência tem deixado sobrar um espaço em casa. É uma mulher que sofre 2 vezes mais de Depressão do que os homens, tem 2 ou mais jornadas de trabalho, luta por seus direitos. É uma mulher que é carente ao mesmo tempo em que deseja ser independente. Ela pode ter filhos sem ter marido, e inclusive sem ter relações sexuais. Ela busca cada dia mais sua liberdade, enquanto se torna cada dia mais escrava da moda e do ideal de beleza. É uma mulher que é mãe, esposa, dona de casa, empresária. É também uma mulher que não quer ser mãe e não quer ser esposa. É uma mulher que quando jovem se faz objeto, que sofre por não ter amor próprio, cuja auto-estima anda muitas vezes reduzida! É uma mulher de poder, mas sensível. Uma mulher amaparada pela lei, mas que sofre com a morosidade da justiça. Um ser fantástico, e simplesmente Mulher.

Quem é a mulher aos olhos de Deus?

Deus olha de forma especial para as mulheres. Mulheres fantásticas são mencionadas na Bíblia, desempenhando um papel maravilhoso em sua família e no ministério de Deus, mesmo em um tempo onde as mulheres deviam se calar. Muitas vezes, nós, mulheres, achamos que nosso papel dentro do lar não é muito significativo. Na maioria das vezes contribuimos menos financeiramente para a manutenção do lar, e o trabalho que realizamos de administração e cuidado deste lar é geralmente visto como uma obrigação, ou um fardo. Pensamos que não há muito mérito em cuidar de nossa casa e nossa família, como há em sair para trabalhar fora e trazer dinheiro para a casa. Esse é o nosso pensamento, não o de Deus!

Quero compartilhar com vocês, brevemente, um pouquinho do pensamento de Deus:

 “A mulher deve ocupar a posição que Deus originariamente lhe designou, de igualdade com o marido. O mundo necessita de mães que o sejam não meramente no nome mas em todo o sentido da palavra. Podemos dizer com segurança que os deveres que distinguem a mulher são mais sagrados, mais santos, que os do homem. Compreenda a mulher a santidade de sua obra e na força e temor de Deus assuma a missão de sua vida. Eduque seus filhos para serem úteis neste mundo e para o lar no mundo melhor. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág. 77. “ O Lar Adventista, p. 231

Desafio cada uma de vocês a estudar e descobrir o que Deus tem preparado para nós mulheres, qual o papel que Ele nos designou e como podemos servir à obra de Deus! Espero contribuir com esses assuntos ao longo desse ano!

Parabéns pelo seu dia!!

14 Comentários


  1. gostei muito da mensagem “Ser Mulher”achei fantástico, parabéns.


  2. OLA QUERIDA A PAZ AMADA !
    BOM ME CHAMO ANDRESSA E TENHO 19 ANOS FAZ 06 MESES QUE ESTOU CASADA TENHO UMA FILHA(QUE NASCEU NO DIA DA MULHER ) 08/03/2010 SOU EVANGELICA E ENFIM TENHO UMA FAMILIA ABENÇOADA .
    BOM ADOREI ESSE TEXTO E ESPERO UTILIZALO NAS REUNIÔES QUE ACONTECEM TODAS AS SEXTAS CHAMAMOS DE ENCONTROS DE MULHERES .NESSES ENCONTROS FALAMOS SOBRE NOSSOS CASAMENTOS FILHOS,AMOR,IGREJA FÉ ENFIM QUE ABRANGEM VARIOS ASSUNTOS .BOM GOSTARIA SE POR GENTILEZA QUE VC ME AJUDASSE JA QUE TENHO UM DESEJO NO CORAÇÃO DE FALR DE DEUS PARA OUTRAS PESSOAS MAS COMO NÃO ENTENDO MUITO BEM DA BIBLIA GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS JA PARA MIM SERIA UMA SASTISFAÇÃO FALAR PARA MULHERES MAIS VELHAS DO QUE EU . BOM AMADA SE PIDER ME AJUDAR OU FALAR COMIGO ME MANDA UM EMAIL ……


  3. querida, Deus foi muito generoso comigo, sempre trabalhei fora desde que fiquei viuva, e criei meus filhos sozinha (07)e sempre dividi meu tempo com trabalho, meu lar, e minha igreja. ja houve tempo em que eu eu exercir 07 cargo na igreja mm ,desbravadores ,diaconiza, recepção ,decoraç;ao musica e grupo aliança. sou muito feliz em srvir a Deus e fui e sou muito abençoada.


  4. eu tenho 15 anos e tenho muitos objetivos na minha vida e 1 delas é colocar o meu DEUS em 1 lugar!emtregar o meu coração inteiramente ao Senhor JESUS!me tornar uma grande mulher de Deus,assim como Lidia foi!atos 16:14.quero levar a mensagem de DEUS a TODO ser Q respira,quero ser um objeto vivo do Senhor p/ levar epregaroseu amor a todo mundo!eu vou contar q sou critão!eu sou dr.do ministerio jovem e sou grata a DEUS por isso,desenpenhar esse pra cargo mim!amém!


  5. Oi querida,gostei muito das orientações quanto ao vestuário da mulher adventista.Precisamos mesmo de orientação e oração para que a moda deixe de entrar em nossas igrejas…
    Sejam sempre iluminadas pelo Espírito Santo.
    bj


  6. eu tambem sou mulher e tombem sou adventista e gostaria de ser um instrumento nas mão de Deus para lavar a mençaje a queles que ainda não conheçe quanto a moda na igreja isto é a nova éra infiltrando a nossa igreja não podemos fazer nada tanto vestuario como as maqueaje devemos nós cuidar para não fazer o mesmo deixe trigo e o joio se criar junto sojesus vai separa q Deus o abençoe


  7. sou da IAD de Manaus e sou mulher,mae e esposa e digo ñ é fácil mas eu sei k Deus esta me ajudando todo tempo para eu ñ cair e se cair ELE esta sempre por perto para me colocar no colo.Sou muuuuuuuuuuuuuito feliz por pertencer a JESUS !!!


  8. olá! karyne, amo seus posts! me ajudam muito.. mas gostaria de saber em relação a corte de cabelo.. como você mesmo disse, a palavra de Deus não muda, e Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente.. procurando aqui na internet um pastor da nossa igreja disse que o versículo( que não me lembro onde está) ” Se for cortar, é melhor que raspe” é dentro do contexto do histórico, ou seja isso que Jesus disse só serviu para aquela época, aquele contexto histórico.. mas e onde fica a palavra de Deus não muda?” quer dizer que quanto a guardar o sábado não faz sentido, já que ” está dentro do contexto histórico” para o povo lá de Israel.. me entende? o que acha ? obrigada! beijinhoos *-*


  9. ola gostaria de receber seus email de sugestoes!!! amei esse site perfeito


  10. quero ter contato porque trabalho em um dos departamentos de mulher de minha igreja e preciso de dicas e sugestão


  11. eu acho q deveriamos trabalhar menos fora e estar mais em casa só assim educaremos melhor nossos filhos sem correria e stress.


  12. Olá, que bom encontrar esse site com belas msg e apoio para mim iniciante no MM da minha igreja. Sou de Sapiranga, RS e fizemos um lindo programa no dia 10, claro que vcs que dão dicas aqui me ajudaram muito. Que Deus continue nos abençoando sempre. Um beijo carinhoso a todas as mulheres que passam por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.