Por Trás dos Tremores – Relato de uma Mulher Adventista.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

“Sexta-feira 26/02/2010 e tudo parecia normal, fizemos o culto de pôr-do-sol, e logo eu e meu esposo Rodrigo saímos para visitar e prestar solidariedade à cunhada dele, pois seu avô havia falecido pela manhã; Retornamos para casa e nos preparamos para enfim descansar, pois no outro dia despertaríamos cedo para irmos à igreja.

Durante a madrugada, às 3:34 horas levamos um susto ao perceber um tremor de leve no prédio capaz de mexer com tudo que estava dentro dele; meu esposo já estava acordado pois já havia sentindo que o apartamento estava se mexendo de leve e estava pronto para fazer o que fosse preciso; e eu como não estou acostumada, despertei assustada depois de alguns segundos quando já podíamos sentir a cama se mover.

E a primeira coisa que eu disse foi “Amor o que ta acontecendo a cama ta mexendo, o prédio vai cair” e logo ele me pediu para ficar tranqüila e não ter medo e que apenas confiasse na proteção de Deus que logo este tremor iria passar; mas não passou e começou a ficar cada vez mais forte e logo podíamos sentir o prédio balançar igual a uma árvore, as coisas começaram a cair todas, logo percebemos que deveríamos abandonar o nosso lar, e de mãos dadas tentamos sair de dentro do apartamento, e posso dizer que correr quando não se encontra o chão e com movimentos não era fácil. Foi necessário ter tranqüilidade para sair correndo a um lugar seguro sem se importar com o que havíamos deixado para trás.

Foram 3 minutos de eterna aflição, medo, pânico, e tudo que nos deixa verdadeiramente apavorados.

Quando estávamos todos juntos com a família de Marilda do lado de fora, pudemos agradecer a Deus pelo tamanho cuidado por nós.

E enquanto esperávamos o tremor passar, podia ver como os prédios balançavam pra lá e pra cá e o quanto as pessoas gritavam umas para as outras para que todos pudessem sair dali com vida antes que pudesse acontecer alguma tragédia.

O barulho dos alarmes de carros soando se juntavam aos sons de explosões em postes de energia, ambulâncias, bombeiros e policias que se misturava com os choros, gritos, pânico se transformando em um côro de tristeza em meio à escuridão total de uma madrugada.

Depois daquele tremor forte de 3 minutos intensos com grau 7 na capital, muitos voltaram aos apartamentos para buscarem chaves de carros, celulares, e roupa de frio, pois saímos do que jeito em que dormíamos; outros para buscar às pressas barracas, objetos pessoais, coisas de valor e tudo aquilo que podiam colocar em malas para esperar pelo pior. As pessoas saíam em seus carros como loucos e sem rumo outros para irem até a casa de familiares.

O que me deu mais tristeza foi perceber que assim como muitos eu não estava tão preparada quanto pensava que estava naquele momento para se juntar aos salvos quando Jesus voltar; pude sentir também um imenso vazio dentro do coração por estar longe de todos aqueles que amo, mas percebi que a mão de Deus estava sobre mim e meu esposo nos concedendo tranqüilidade, paz e plena proteção.

Também não posso negar que senti um medo inexplicável, e cheguei até a dizer ao meu esposo “Amor vamos morrer e nem pude dizer o quanto amo minha família”, e ele disse que “você não podia sentir medo de morrer, só deveria estar preparada, pois nada acontece sem que Deus permita e que seja feita a sua vontade”; as palavras dele ficavam repetindo na minha mente enquanto minhas lagrimas rolavam em silêncio.

Nós tentávamos nos comunicar com minha sogra por telefone, mas estavam todos mudos, e voltamos à Idade da Pedra, então decidimos ir até lá para averiguar se estava tudo bem, e onde passávamos víamos o rastro de destruição, como casas completas e muros ao chão, famílias gritando por ajuda, carros destruídos e um pânico em toda capital de Santiago, pois a todo momento voltavam os tremores em pequenos graus.

A falta de noticia, de comunicação, as pontes e viadutos caídos e pistas e rodovias destruídas deixaram muitos abalados por não poderem chegar ou se comunicar com os seus familiares.

De minha parte, ficamos muito preocupados por não conseguirmos nos comunicar com minha família e dizer que estávamos todos bem, mas o Senhor é tão bom que quando já estávamos cansados e aflitos por falta de comunicação, consegui enfim falar por alguns minutos com meus pais e minha irmã para tranqüilizá-los e dizer que eu os amava muito.

Todo o país ficou sem água, energia, telefone e gás, e em todas as partes as pessoas e crianças ficaram desesperadas por terem perdido tudo e estarem com sede, fome e frio, e como a ajuda não chegava tomaram a decisão de saquear todos os lugares como supermercados, farmácias, padarias e até mesmo as casas que permaneceram em pé, a fim de encontrar o que pudesse suprir as suas necessidades; todavia, existem aqueles que se aproveitam do sofrimento alheio e por fim começaram a roubar todo tipo de eletrônicos, cigarros e bebidas alcoólicas dentre outras coisas para poderem vender.

O país se transformou em um campo de guerra, onde militares deram toque de recolher a fim de conseguir a ordem pública tendo permissão de atirar em qualquer que um que desobedecesse e viesse a causar a desordem.

O caos estava em toda parte, e o que nos confortava era saber que Deus estava com nós a cada momento e que sim é possível sentir a mão de Deus nos protegendo, e novamente agradecíamos a Ele por estar ao nosso lado sempre e sempre.

Estamos vivendo estes dias com cautela sempre pedindo em nossas orações com muito fervor tranqüilidade, paz, paciência, sabedoria, proteção e ajuda para que possamos passar por mais uma provação firme e forte na promessa do Senhor. E assim meu esposo e eu mais uma vez renovamos os nossos votos com Deus, para que um dia possamos estar todos juntos com os nossos queridos no céu.

Estamos mais certos do grande dia em que o nosso Senhor Jesus virá a este mundo para nos buscar e levar-nos a celestial Canaã e que logo se aproxima cada vez mais a sua vinda, pois o mundo e as pessoas estão cada vez mais loucos e incrédulos e não abriram seus olhos para perceber que as profecias já estão há muito tempo se cumprindo e que breve chegará o dia do juízo.

“Tudo posso naquele que me fortalece.” Filipense 4:13″

  

Texto escrito e eviado por Dieniffer Iglésias Muñoz.

Dieniffer é brasileira, Adventista, bacharel em direito, e hoje vive com o esposo, Rodrigo Muñoz, em Cerrillos, Santiago – Chile, desde janeiro de 2010.

Dieniffer, obrigada  por contribuir com o MulherAdventista!
Que Deus esteja com vocês!

18 Comentários


  1. Foi um grande susto para nós que temos parentes e amigos amados por lá… mas Deus é fiel!! Oremos pelas pessoas que foram atingidas… grande bj.


  2. O que aconteceu, e está acontecendo no chile é muito triste, mas se observarmos os noticiários, com um pouco de sensibilidade, podemos ouvir a voz de Deus a nos dizer: Acordem meus filhos! fiquem alerta, não deixem que as coisas deste mundo absorva todo o seu tempo, as suas forças, os seus talentos. É só um pouco mais e estarei voltando, preparaivos. Que Deus nos abençoe, e nos ajude a coloca-Lo em primeiro lugar em nossa vida.


  3. Queridos, que Deus continue abençoando a vida de vocês. Sabemos dos momentos difíceis que todos no Chile passaram. Mas desejamos que Deus abençoe todos os moradores deste país.


  4. Sentimos muito pelo que aconteceu no Chile esse Final de Semana, e oramos para que Deus ajude aos que estão naquele país a sentir conforto e paz.

    Sem dúvida, esse é mais um sinal da Volta de Jesus, mais um sinal de que Ele está bem pertinho de chegar aqui para nos buscar. Mesmo que cientistas e jornalistas ridicularizem esse fato como uma evidência de que Cristo está chegando, nossa fé está firme no Deus que é o Autor de nossa fé!

    Oremos pelos nossos irmãos e por todos os que sofrem no Chile!


  5. Ei Gente!
    Acho que no relato da Dieniffer há uma pergunta embutida: ESTOU PRONTO??
    Jesus está GRITANDO nos sinais da natureza!
    As chuvas estão cada dia mais intensas, o sol é mais quente, os terremotos mais tremendos…até o EIXO da terra está mudando mediante a esses eventos naturais.
    O que está faltando para Jesus voltar???
    Será que Ele irá ter que mandar as “pedras anunciarem”?
    Que Deus possa realmente fazer parte da nossa vida, de tal modo que possamos apressar a volta dEle!
    E a Dieniffer e outras famílias chilenas, ficam nossas orações, já que temos a certeza que Deus não permite que passemos por sofrimentos sozinhos! ELe SEMPRE está conosco!


  6. oi gente, estamos orando pelo que aconteceu no Chile, mas nào desanimem que Deus está no controle. Estaremos pedindo a Ele que conforte a todos e guarde também.


  7. Olá, fiquei muito aliviada ao saber que minha prima querida e seu esposo estão bem. Estávamos todos preocupados. Mas, fiquei mais contente ainda ao perceber, pelo relato dela, o quanto ela cresceu e amadureceu. Ela lidou muito bem com a situação e confiou plenamente em Deus.
    Fico imaginando se teria eu essa calma toda e confiança também.
    A Natureza nos está dizendo, como disse a Lauziene, que Jesus está as portas. Estamos nós prontos?


  8. Quem já esteve lá no Chile pode afirmar que o povo é muito bom e que lá é um lindo país. É lamentavel vermos tanta dor,sofrimento e perdas humanas e não podermos fazer nada, a não ser pedir a Deus misericórdia. Ao conseguir falar com nossa filha Dieniffer e com Rodrigo lagrimas de alegria se misturaram com a dor da distância. Deus não tem culpa das catastofres, isso tudo é o sinal pois ja podemos sentir os passos de um Deus que se apoxima. Confesso que o relato aqui me fez chorar quando o li. Conservemos nossa fé , pois Jesus vem logo….um pouquinho mais.. Oremos pelo povo Chileno


  9. Eu me chamo Marilda, sou brasileira e casada com Edwin que é Boliviano, vivemos aqui em Santiago de chile a 5 anos com nossos filhos Igor(15) e Nayeli (04), somos vizinhos da Dieniffer Iglesias que prestou esse depoimento. Como vivemos aqui a 5 anos sempre sentiamos tremores e como de costume esperávamos e se parava. Infelizmente o ocorrido na madrugada de sábado foi totalmente diferente do normal. Acordei já com o tremor forte e corremos para sair de casa. O susto foi aterrador e só agradeciamos a Deus por nos livrar com vida e por nada ter passado com nosso apartamento, uma vez que predios inteiros foram ao chao com o terremoto, vidas foram ceifadas e muitos dormindo ao relento sem seus bens ou com medo de voltar para dentro de casa e a casa cair por conter rachaduras que comprometiam a segurança da mesma.
    Uma afirmaçao é certa: JESUS ESTÁ VOLTANDO! Em janeiro houve o terremoto no Haiti, logo em seguida, inundaçao em México, chuvas inundando sao paulo no Brasil, Agora em fevereiro terremoto em japao e no dia seguinte terremoto e tisunami no Chile. Tudo está acontecendo como anunciado na carta de amor de nosso Mestre. Preparemonos cada dia para que possamos encontrar com esse nosso Salvador que nos ama tanto e deixou instruçoes para que possamos estar a salvos em seus braços. Saudaçoes a todos desde Santiago de Chile.


  10. olá gente, aqui em Cabo verde ficamos triste com os acontecimentos no Chile, mas isso mas uma vez vem nos mostrar que Cristo está as portas e que devemos estar preparados. Que Deus esteja com todos nos Chile, a igreja aqui em Cabo Verde está orando por Vocês. Que Deus vos proteja e que a Sua volta seja breve.


  11. Queridos, precisamos crer que a profecia está se cumprindo, vamos intensificar nossas orações, e o nosso evangelismo… Precisamos resgatar aqueles que ainda não sabem o quanto é bom estar com o Senhor… Vamos evangelizar, vamos clamar para que nossos irmãos não fiquem perdidos!
    O nosso Deus não falha…
    Ele é O todo poderoso, Eis que estou a porta e bato…
    Se me permitires entrarei e ceiarei contigo!
    Irmãos se arrependam, é maravilhoso estar com Deus… Provem desse amor delicioso!
    O amor é benigno! Não maltratem o coração de Deus… Ele é tudo o que eu tenho!!!
    Bentitos sejam vocês, para honra e glória do Senhor!


  12. Dieniffer e Rodrigo, Bem-aventurado o homem que suporta com perseverança a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” Tiago 1.12

    Estamos muito felizes porque vocês foram acolhidos pelos braços de Jesus enquanto muitos não tinham proteção alguma. A promessa em Salmos 55:22 foi confirmada em meio o desespero, em meio a tantas tragédias, lá diz: Dieniffer, Rodrigo… Confia os teus cuidados ao Senhor, e Ele te susterá; jamais permitirá que vocês sejam abalados.

    Depois de ter lido o seu relato “estou bem certa de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

    Um grande abraço queridos, e que Deus esteja entre todas as pessoas deste País.

    Estamos orando por vocês.

    Roselita Camargo


  13. Temos que nos lembrar de quão maravilhosa é a Graça de Deus para conosco em todos os dias de nossas vidas. O alívio vem ao saber que as pessoas que amamos estão todas bem, e agradeço a Deus pelo cuidado a cada momento, mas nos lembremos que a Graça de Deus está em cada inspiração de nosso corpo, a cada minuto de nossas vidas! Deus é maravilhoso!


  14. Eu já senti o livramento do Senhor em minha vida numa ocasião, e as palavras desta mulher sobre o pensamento dela durante os 3 minutos do terremoto, me veio a cena o episódio. São muitas as catástrofes ocorridas, e o ano de 2010 está apenas começando: chuvas torrenciais com grandes destruição, terremotos, maremotos, clima estremamente quente no hemisfério sul, extremamente frio no hemisfério norte, aumento da violência e muito mais. Conclusão: Paremos com nosso ritmo desenfreado da busca pelo bem estar material na terra e busquemos a Deus enquanto se pode achar, pois o nosso dia de amanhã so a Ele pertence.


  15. Moisés, você disse algo FUNDAMENTAL: “Paremos com nosso ritmo desenfreado da busca pelo bem estar material na terra e busquemos a Deus enquanto se pode achar, pois o nosso dia de amanhã so a Ele pertence.”
    Deus quer que dediquemos não só nosso tempo, ou nossas roupas, ou nosso dinheiro a Ele…Ele quer que dediquemos TUDO! E o motivo é FUNDAMENTAL:”E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Mateus 24:14
    Estamos nós cumprindo essa MISSÂO e dedicando nossa vida a Deus??


  16. Estamos vivendo dias dificeis,as coisas estão acontecendo ao nosso redor,sabemos que td isso vai acontecer pois é profético e sera que nos estamos nos preparando para encontrar-mos com JESUS;Fiquei muito impressionada com a história de Dieniffer e confeço que a sua historia me deixou atenta alguns detalhes onde tenho que melhorar…mas que Deus continue abençoando a sua familia e que de forças para suportar as coisas que vierem em sua vida. que possamos dizer:AQUEÇA-NOS SENHOR ATÉ PASSAREM TODAS AS CALAMIDADES E GUARDA-NOS…!


  17. 16 de junho de 2010
    Tenho pensado muito se estou preparada para quando Jesus voltar . Quero ser arrebatada. Será que estou preparada?
    Temos que fazer esta pergunta com grande convicção no nosso
    aperfeiçoamento diante da palavra de DEUS. A Bíblia é o estatuto, a espada dos guerreiros em CRISTO JESUS.
    Leia e vivencie a palavra de DEUS!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.