“Paciência” – Lição 5

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

“Haja Paciência!”

“Paciência tem limite!”

Essas são frases que ouvimos comumente. Como falar de paciência em um mundo dominado pela rapidez e pelo individualismo? Temos dificuldade em ser pacientes na fila de um banco, dentro de um ônibus lotado, enquanto aguardamos o resultado de uma prova importante… Temos dificuldade em sermos pacientes com aqueles que sabem menos que nós, pacientes em aguardar as respostas às nossas orações… Enfim, temos dificuldades, e somos impacientes.

Sabiamente, a palavra de Deus nos diz que temos que ter paciência para podermos fazer a vontade de Deus e receber o que Ele nos promete (Hebreus 10:36). Muitas vezes somos impacientes enquanto trabalhamos no serviço de Deus, e mais impacientes ainda em aguardar os resultados e as bençãos. Mas Deus deseja nos transformar, e nos conceder o Fruto do Espírito, e fazer de nós pessoas pacientes.

A paciência é um atributo divino, e por isso temos tanta dificuldade em sermos pacientes. Assim como a paz, o amor, a alegria e os demais itens que compõem o fruto do espírito, a paciência não é algo natural a nó, humanos. Então, o primeiro passo para desenvolvermos a paciência é pedí-la a Deus!

Este atributo é necessário para a realização da nossa missão. Como levaremos pessoas a conhecer a Deus e Sua maravilhosa verdade se não tivermos paciência com estes e seus questionamentos? Como testemunharemos de Deus aos que nos cercam se formos pessoas impacientes em nosso dia a dia? Como poderemos levar ao mundo a boa nova de salvação se nossa família sofre e se desfaz por causa de nossa impaciência?

É fato que a paciência tem limites, e ser paciente não é sinônimo de tolerar tudo e todos. O fato é que geralmente toleramos e exercemos a paciência muito menos do que deveríamos! Um pai deve ter paciência ao ensinar algo ao filho, mas não deve tolerar indiscriminadamente seus erros, isso significa ensiná-lo a continuar errando sempre!

Deus tem sido paciente com você? Você tem abusado da paciência de Deus? Você consegue ser paciente com as pessoas como Deus é com você?

Quando sentir que está perdendo a paciência novamente, pare e ouça a voz que diz “Calma! Tenha paciência!”. Se ouvirmos a voz de Deus, será mais fácil vencer a impaciência e a ansiedade. Outra forma é orar a Deus quando perceber que a paciência está se esgotando, e pedir a Ele não só paciência, mas também sabedoria. Isso, porque talvez, de fato, seja a hora de esgotar a paciência, mas nem por isso devemos agir com estupidez!

Ore para que o Espírito de Deus te incomode. Pessa o batismo do Espírito Santo diariamente! É assim que iremos produzir o Fruto do Espírito!

2 Comentários


  1. É duro vc falar o que é certo pra uma pessoa, e
    ela continuar insistindo no erro.


  2. Meu Deus, como é dificil esperar… ter paciência!

    Agradeço pelo texto, Deus abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.