Com mais de 30 e solteira

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Mulheres cristãs, lindas, inteligentes, bem sucedidas em suas carreiras profissionais, independentes, com 30 ou mais de 30 anos e… SOLTEIRAS.

Isso não seria um problema se não fosse cada vez mais latente, nessas mulheres, a necessidade de se ter ao lado um companheiro, alguém com quem dividir a vida e as suas conquistas, ter filhos e constituir uma família. Essa necessidade é extremamente natural e com o passar dos anos a idade começa a se tornar um peso, deixando a necessidade ainda maior. Mas saiba que essa necessidade é uma necessidade divina!

O amor é essencial para a sobrevivência do ser humano e o amor matrimonial é plano de Deus. No Éden, Deus mesmo celebrou solenemente o primeiro casamento. Assim como Adão foi o “filho de Deus”, também, Eva era a filha de Deus; e como Pai dela, estando ela pronta, Deus a levou a Adão e a entregou a ele, como na cerimônia de casamento que conhecemos hoje.

Mas, a pergunta que fica é: por que mulheres com tantas qualidades permanecem solteiras? A resposta que ouvi foi: “Está faltando homem!”.  Confesso que essa resposta me fez rir. Eu tenho uma visão um pouco diferente dessa situação e gostaria de compartilhá-la com vocês.

A primeira coisa que precisa ser dita e entendida é que Deus te vê, te conhece e cuida de você. Ele conhece suas qualidades, seus defeitos, seus anseios e satisfações. Ele sabe o que realmente lhe faria feliz ou não e o mais importante, se você está ou não preparada para o casamento.

Pare, pense e responda: AOS OLHOS DE DEUS, você está preparada para o casamento? Note, eu não perguntei se você se considera preparada, ou se acha que está na hora, ou mesmo se daria conta dos afazeres domésticos. Provavelmente, você me responderia que já passou da hora e que se sente preparadíssima. Eu perguntei se você está preparada para o casamento AOS OLHOS DE DEUS.

Muitas bênçãos não nos são concedidas porque não estamos preparadas para recebê-las e o pior, não saberíamos nem mesmo o que fazer com elas. Ao longo de suas vidas a maioria das mulheres que hoje se enquadram na situação abordada se prepararam para serem profissionais bem sucedidas, donas de casa e até mães, mas não se prepararam para serem ESPOSAS. Então, se o seu sonho hoje é constituir uma família, comece hoje a se preparar para ser ESPOSA AOS OLHOS DE DEUS.

A melhor definição de casamento que já li é de um autor desconhecido e diz que o casamento é “a completa dedicação da pessoa no seu todo para alcançar um estilo de vida completo”.  Essa definição fica perfeita quando lemos Gênesis 2:24 “tornando-se os dois uma só carne”. Essas palavras expressam de maneira veemente a unidade entre o esposo e a esposa, a unidade de corpos, a comunidade de interesses e a reciprocidade afetiva.

Aí está o segundo ponto a ser entendido. O individualismo vivido até então terá que ser deixado de lado e você precisa estar pronta para isso.

Estude! Dedique-se a entender o que é ser esposa aos olhos de Deus. Prepare-se e entregue suas necessidades e sonhos ao Senhor.  Lembrando sempre que “vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que Ele promete.” Hebreus 10:36.

post escrito por Emanuelle Monteiro

58 Comentários


  1. Oie
    gostei muito do texto,sou nova ainda mas tenho um certo medo de não encontra a pessoa “certa”,a pessoa designada por Deus,ouço tantos caso de mulheres que nunca encontram um companheiro,eu gostaria de ter conseguir a paz e a segurança de saber que Deus em alguém preparado para mim….


  2. Olá Priscila! Obrigada pelo seu comentário!

    Você é uma princesa! Filha de um Rei de amor! Então, permita que Deus encontre a pessoa “certa” pra você! Como seu pai, Ele te conhece profundamente. Na prática, isso implica em entender que características um jovem cristão deve ter que não agrade somente ao seus olhos, mas, principalmente aos olhos de Deus. A união com o jovem que lhe interessar deve ajudá-la em direção ao céu. Existem alguns livros que podem te ajudar nessa questão. Vou lhe fazer três indicações: Cartas para Jovens namorados de Ellen G. White, O namoro completo de Nancy L. Van Pelt e O Lar Adventista, também de Ellen G. White, principalmente o terceiro e o quarto capítulo.
    No mais, fique tranqüila, Querida! Colocando Deus no controle da sua vida amorosa, você não tem o que temer!

    Um grande abraço!


  3. Gostei do texto. muito verdadeira essas palavras. eh uma realidade, mas eu acho que isso aplica aos homens tambem. existem muitos solteiros por ai. seria por faltar mulheres? eu nao saberei responder qual seria a razao principal, mas creio que sao muitas as razoes. ha a possibilidade de ser uma escolha pessoal, mas isso as vezes eh causado por algo no passado. seja la qual for a razao por uma pessoa estar solteira, eu aconselho a esperar em Deus. a questao nao eh so casar, nao estar. tem que casar e que isso vale muito a pena. casar so para nao ficar solteiro nao eh uma escolha sabia. eu ja conversei com algumas mulheres adventistas sobre isso. ja passaram dessa idade e ainda estao solteiras, outras muito desanimadas, algumas depressivas, mas eu creio que Deus criou alguem para amar a cada um de nos. no momento certo a pessoa vira, basta deixarmos que Deus faca seu trabalho. nao desanimem, deixe nas maos de Deus e Ele vai mostrar qual eh a pessoa ideal. Deus abencoe vcs


  4. Olá Isaias! Sim, é verdade! Essas palavras também se aplicam aos homens. O que quis mostrar com esse texto é que, na maioria das vezes, gastamos todo o nosso tempo procurando um companheiro, que nos esquecemos de nos preparar para o relacionamento. Nos esquecemos de nos preparar para as responsabilidades que o casamento trás. Muitos podem dizer que nós nunca estaremos de fato preparados para as surpresas do casamento, mas se tivermos bases espirituais sólidas essas “surpresas” serão superadas facilmente. A cada dia devemos nos preparar para as bençãos que Deus tem reservado para nós e o casamento é uma dessas bençãos!
    Obrigada pelo comentário!
    Deus o abençoe!


  5. Olá, gostei muito dessa abordagem sobre um assunto muito mais comum atualmente em nossas igrejas. Tenho 29 anos e sei bem o que é esperar pela pessoa certa e realmente acredito que é necessário algumas mudanças em si para que as bênçãos possam acontecer de fato em nossas vidas.. Comigo não foi diferente passei por algumas situações e muitos conceitos com relação ao namoro e casamento mudaram e eu tenho plena certeza que foi Deus que permitiu que várias coisas acontecessem para que eu visse a vida a dois de uma outra maneira. Assim o relaconamento certo chegou e eu sou muito feliz com uma pessoa que aos meus 20 anos jamais teria um relacionamento. Deus tem maneiras diversas para falar e mudar seus filhos. Precisamos ficar atentas no querer de Deus em nossas vidas.


  6. Obrigada pelo comentário, Nanda! Seu exemplo é muito importante! Um abraço!


  7. Cara Emanuelle,

    A cada dia que o tempo passa parece que o meu sonho de casar se torna algo inatingível, mas sei que esta é uma falsa sentença decretada por Satanás.Muitas pessoas declaram: “o mundo é gay”, “os homens que prestam estão casados” e, até mesmo,” os solteiros só querem curtir”. Bem, como eu mesma disse, esta é uma realidade mundana e não a de DEUS.Sou uma mulher bonita, inteligente, bem sucedida, mas não ando muito bem com as coisas do Senhor. Confesso que atualmente não estou preparada para receber o meu varão,mas creio que ele virá quando eu tiver posição diante do meu Pai e ser Fiel a Ele de todo o coração.Já desviei 2 x do evangelho e ainda sinto em meu coração marcas profundas do último término(pois foi muito intenso,uma paixão arrebatadora). Entretanto, era um namoro que desagradava a Deus, não estávamos em santidade, entende? Para mim foi super complicado, pois eu sempre me senti culpada, justamente por conhecer a palavra e não praticá-la.Hoje pretendo começar do zero, me doar mais para Jesus, simplesmente mudar toda a direção da minha vida.Muito embora eu possua uma voz muito bonita(dom precioso de Deus)ainda não estou apta a assumir meu Ministério, porque preciso ser tratada espiritualmente. Pense numa pessoa que até hj só recebeu porrada na cara por não confiar e esperar nas promessas?Em suma, estou cansada de humilhação,sou filha do Rei, a menina dos Olhos de Deus e hoje apenas anseio o que venha das mãos do Grande EU SOU.Querida, se puder, me ajude em oração. A minha vida sentimental sempre foi alvo fácil para o inimigo.


  8. Prezada Emanuelle,

    Estou esperando ansiosamente pela sua resposta ao meu comentário.Gostaria muito de uma orientação.


  9. Olá Carin! Já estou orando por você, Querida! A verdade é que quando nos envolvemos em relacionamentos “não cristãos” e adquirimos hábitos de convivência também “não cristãos”, certamente, teremos uma dificuldade ainda maior em acertar. Não pense que agora que está retornando a igreja suas dificuldades cessarão. Muito pelo contrário. Satanás não está satisfeito com a sua decisão. Mas o maravilhoso desta história toda é que agora Cristo lhe dará forças para vencer as dificuldades por que você está tomando o caminho certo. Deus é maior e para que tenha sucesso no seu novo estilo de vida e de relacionamentos você deve estar sempre ligada a videira verdadeira, que é Cristo Jesus. Leia e se instrua. Além da Bíblia e da experiência de mulheres do passado, você pode adquirir livros cristãos que falem sobre relacionamento. Os livros que indiquei a Priscila, no comentário logo acima, poderão ajudá-la. Ah! E não se esquece que quando nos arrependemos e pedimos perdão a Deus, ele apaga os nossos pecados e nos faz novas criaturas. Então, não se martirize com erros do passado. Preocupe-se em ser forte para não cometê-los novamente.
    Fique com Deus! Não desanime e conte com as nossas orações!


  10. Emanuelle,

    Agradeço muito a sua orientação.Irei buscar os livros que você indicou, pois preciso estar fortalecida.De fato, Satanás age na mente sempre nos acusando, mas eu sei que temos um Deus Forte e Poderoso que verteu o Seu sangue valioso na Cruz para que toda acusação diante de nós fosse caída por terra.
    Grande abraço, Jesus seja conosco!


  11. Bom dia!
    Tenho 26 anos e me encontro bastante preocupada em encontrar meu par ideal aos olhos de Deus.
    Para minha vida, construir um lar cristão, pautado no amor, é a meta mais importante a ser alcançada.
    Sinto que não me realizarei plenamente de outra forma.
    No entanto, tenho muito medo mesmo de não encontrar esta pessoa.
    é tudo o que eu mais quero.
    temo também que Deus decida que meu caminho é ser sozinha, porque não quero isso pra mim.
    o que devo fazer?
    Se eu pedir a Deus com bastante fé, ele atenderá o meu pedido?
    Quero construir um lar como tive em minha casa.


  12. Olá, Carol!!! Muito obrigada por seu comentário!!! Primeiro, eu gostaria que entendesse que a insegurança e o medo são sentimentos naturais quando pensamos no futuro. Mas você precisa ter fé e confiar. Veja o que a Bíblia diz sobre o medo em Isaías 41:10 “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” Sabe Carol,antes de me casar, eu tinha o mesmo medo que você. E DEUS me deu um casamento maravilhoso. Hoje tenho outros medos, como por exemplo, tenho medo de não ser uma boa mãe. Infelizmente, neste mundo o medo e a insegurança nos acompanham, porém, o segredo está em dominar e vencer o medo através da confiança em DEUS. Sua confiança no poder DEUS deve ser maior do que o seu medo. Até mesmo porque esse medo de ficar sozinha pode te empurrar pra relacionamentos que não são da vontade de DEUS, e você, dominada pelo medo e sem perceber pode acabar se deixando levar por esses relaciomentos.Sobre a sua pergunta, se DEUS a atenderá, cito Matheus 7:7 “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á; porque todos os que pedem, recebem; os que buscam, acham; e a quem bate, se abre.” Querida, peça a DEUS! Converse com ELE! Exponha seus motivos! Abra seu coração! DEUS é seu amigo e seu pai! Se abra com ele, demore tempo conversando com DEUS. Tenha fé que DEUS quer a sua felicidade! E, ainda, prepare-se para receber a benção de DEUS. Lembrando sempre que as coisas vão acontecer no tempo de DEUS, pois ELE conhece o nosso futuro.
    Espero ter ajudado!!! Vou orar por vc e peço que ore por mim também!!! Um grande abraço!!!


  13. Querida Emanuelle,

    Gostei bastante do texto, no entanto, continuo apreensiva e com medo…completei 30 anos no último dia 26 e com a idade veio o medo da solidão, de ficar sozinha.
    Estou tentando, todos os dias, esperar em Deus, mas, às vezes é tão difícil, que penso em desistir.
    Me interessei por um rapaz da igreja que eu frequento, e sinto que ele também se interessou por mim, mas não passa disso e isso me angustia, mas ao mesmo tempo eu sei, que o meu tempo não é o tempo de Deus, e que ele capricha nas graças derramadas.
    Ore por mim.
    Obrigada!


  14. Ola sou uma mulher de 38 anos…empresária do ramo de beleza…é muito bom saber que não estou sozinha…sou
    uma mulher dedicada as coisas do Senhor..comprometidacom a minha igreja e submissa aos meus lideres tenho estudado sobre casamento
    o significado..disso e tenho desejado me casar não para ser feliz pois já sou feliz e realizada em Deus…mais confesso que tem dias de frustração e me sento rejeitada..todos me perguntam o que acontecece com você?como uma mulher tão linda ainda esta solteira ? isso me deixa triste porque eu ainda não sei a resposta..mais sei do cuidado de Deus na minnha vida não vou me casar
    porque pessoas me cobram…sei que o melhor de Deus ainda esta por vir..e com ou sem crises quero esperar por
    este momento tão lindo…que esta palavra possa confortar mulheres quye estão na mesma situação que eu..rsrs
    Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos…Se Ester foi mais amada do que todas as outras..que passaram pela vida do Rei Assuero…que dirá nós…que fomos lavadas remidas e compradas por um alto preço por Jesus Cristo…Deus as abençoes poderosamente…


  15. Gostei muito do modo que foi abordado esse assunto, que aflige tanto as solteiras após os 30 anos.
    Me casei aos 31 anos, e sinceramente, achei que nunca me casaria, pois o tempo passava e ainda tinha que suportar as gozações das pessoas que não sabem o quanto as palavras ferem.
    Precisei somente aguardar em Deus, e Ele no tempo certo me deu em casamento ao meu esposo. Acredito que esse fosse meu caso: eu ainda não estava preparada para o casamento, e por isso o Senhor não me casaria antes da hora.
    Mas chegou a hora certa, a hora determinada por Deus!
    Estou casada há dois anos, e acredito que se tivesse casado antes, não teria estrutura para passar o que já passei nestes apenas dois anos.


  16. Oi minha cara Emanuelle… me chamo Marta, tenho 26 anos, gostei do que li até agora, mas eu não entendo uma coisa… Deus não nos deu o livre arbítrio para escolhermos a pessoa com quem devemos casar?E como entender esse comentário seu: “ Então, permita que Deus encontre a pessoa “certa” pra você!”em resposta ao comentário da Priscila…” Eu não entendo, é eu que escolho ou deixo Deus escolher?E como ele fará isso por mim?Por que nas igrejas Adventistas há tantas solteiras?Tenho vivido lutas na área emocional… não é fácil esperar por algo que não se sabe quando ocorrerá conosco, e que desejamos muito, visto ser um desejo normal de toda mulher, encontrar alguém que queira um relacionamento sério,eu pretendo me casar virgem,mas hoje em dia infelizmente há um preconceito muito grande com pessoas virgens, já ouvi: “cuidado para não ficar moça velha…”Isso é patético!já passei por várias fases nessa espera,namorei algumas pessoas precipitadamente, passei algum tempo considerável sem namorar, já confundi amizade com algo a mais, sofri diversas desilusões, já desisti de ter alguém, voltei a ter esperança, etc,etc,etc… Hoje eu estou numa fase de aprendizado profundo, tentando me conhecer, orando, buscando ao Senhor, estudando, trabalhando… uma espécie de “ocupação mental”, pois às vezes cansa… Não é fácil “esperar no Senhor” , o tempo certo de Deus em nossas vidas… mas racionalizo assim:já fiz tudo o que pude para encontrar um homem que eu ame e que seja dedicado na causa do Senhor, agora está nas mãos dele, só ele pode fazer um milagre na minha vida e na vida das minhas amigas solteiras.Gostaria que respondesse as minhas perguntas em negrito e que comentasse o conteúdo dessa mensagem.Você é solteira Emanuelle?Peço a Nanda que me fale um pouco da sua espera e que agora encontrou um homem de Deus para si.Uma dádiva esperada a anos por mim.A Carol também tem a mesma preocupação que eu tinha.Obrigado amigas e amigos, li todos os comentários e que bom saber que não só sou eu que tenho tais anseios e que vive na mesma situação de certo modo.


  17. Olá Marta! Sou casada há 4 anos. Leia o artigo “Perfeito para Deus!” onde eu conto como tudo aconteceu. Deus te deu o livre arbítrio e você pode escolher perfeitamente com quem se casar e se relacionar. Mas, como tudo, vai ter que arcar com as conseqüências dessa escolha, por isso, deve ser uma escolha sábia. Quando digo para deixar que DEUS escolha para você, significa dizer que DEUS pode te orientar e te mostrar a pessoa. Minha mãe diz que um relacionamento cristão é a àquele que te ajuda no caminho para o céu. Se relacionar com essa pessoa ou não é escolha sua. DEUS pode te mostrar as pessoas com quem se relacionar e o primeiro passo é identificar se as pessoas com quem nos relacionamos apresentam características genuinamente cristãs.
    Resolvi escrever esse artigo por que em uma mesma semana três amigas minhas com mais de 30 anos me pediram oração para que encontrassem alguém especial. Mas observando as três, percebi que ambas tinham a mesma característica: Não estavam preparadas para o casamento no que tange a “ser uma só carne”. As três eram individualistas e certamente teríam dificuldades na vida a dois. Elas precisavam entender o casamento aos olhos de DEUS.
    Não posso responder a você por que em nossa igreja existem tantas jovens solteiras, mas acredito que as bençãos nos são concedidas quando estamos preparados, no momento certo. Vou orar por você e peço que ore por mim também! Você precisa ter calma! Imagino que deve estar passando por um momento emocional difícil e eu espero ter ajudado. Continue exercitando uma comunhão íntima com DEUS e se puder, leia o Livro “Vida Plena de Poder” e entenderá como DEUS poderá falar com vc e te orientar não só na vida emotiva mas em todos os momentos.
    Obrigada por comentar!


  18. Oi tudo bem amada.Li seu comentário e obrigado por ter respondido.Você disse que Deus pode me mostrar as pessoas com as quais devo me relacionar, se são genuinamente cristãs certo?Uma grande verdade!Meu primeiro namorado sério que tive foi em Dezembro do ano passado, meu erro foi a precipitação, ele era da mesma igreja que eu, a IASD, mas não um genuíno cristão, queria “avançar o sinal”, sem ao menos conhece-lo iniciei um namoro que me acarretou de certa forma um trauma, pois sofri muito quando ele terminou comigo e depois de 2 dias já estava com outra.Tem até fundamento o que você diz que muitas vezes queremos uma coisa mas não estamos preparadas.Mas eu não vou mentir, quando eu vejo um casal que se ama, fico triste pela minha situação… E minhas melhores amigas já casaram e vivem agora suas vidas… não é fácil amada!Mas a esperança é a última que morre.Eu tenho esse livro mas estacionei na página 100.Vou seguir sua dica e começar a ler do início.Você colocou em prática as dicas nele contidas?Vou ler “Perfeito para Deus”.Você está me ajudando sim, com certeza.Uma mulher de Deus!Deus te recompense.Vou orar por você!Beijos.


  19. Olá Querida!

    Quando ganhei o livro “Vida Plena de Poder”, eu havia acabado de perder o emprego por problemas de relacionamento. Me sentia muito mal e estava tão desesparada por sair daquela situação, que o li em uma semana.

    Mas esse é o tipo de livro que se deve ler mais de uma vez. Voltar nas páginas. Sublinhar os pontos importantes. Refazer as atividades quantas vezes for preciso.

    Comunhão é sinônimo de relacionamento. Quando nos relacionamos com alguém, nós mantemos contato diário, queremos saber notícias, passamos horas conversando, paramos pra ouvir, queremos sentir a presença da pessoa. E assim deve ser com Deus!

    Eu sei que é difícil olhar para o lado… na maioria das vezes achamos que “o jardim do vizinho é mais bonito que o nosso”. Mas que tal parar de olhar pro lado? Por que não olhar pra você e encontrar o que há de belo na sua vida?

    Aproveite a sua mocidade! Já parou pra observar como mulheres de bem com a vida exalam beleza? Como está sua carreira profissional? Como está seu relacionamento familiar? Sua vida espiritual e a missão de pregar o evangelho, como está? E o seu corpo? Você tem se alimentado bem, com alimentação saudável? Tem feito exercícios diariamente?

    Cuide-se, minha querida! Não permita que o sonho de ter uma família no futuro torne seu presente um pesadelo!

    Conte com as minhas orações.

    Um forte abraço!


  20. Olá… pois é minha amada… temos que seguir nossa vida adiante, viver com alegria seja lá qual for a situação, nessa escola da vida temos que aprender a viver.Mas me diz como é a vida de casado para você.O lado bom e as dificuldades?beijos e que Jesus seja sempre teu guia nessa jornada chamada vida, e que muito em breve lá no céu estejas, tu e tua casa.amém?


  21. Olá pessoas,
    Sou nova por aqui…recebi o convite pra participar do MM da minha igreja ….e tb fazer um programa direcionado para as solteiras…estou aberta a sugestões…palestrantes…enfim….no que puderem ajudar eu agradeço…
    Bjinhus


  22. Olá Priscila!
    De onde vc é? Que igreja freqüenta?
    Bom, aí vai uma sugestão! Antes de elaborar um programa para as mulheres solteiras de sua igreja, você pode fazer uma enquete através de um formulário. Nesse formulário, as mulheres devem expor os assuntos, músicas e o lugar que gostariam. Faça isso de maneira discreta para que as mulheres não se sintam inibidas de exporem as suas dúvidas no formulário. Feito isso, vc poderá delimitar os assuntos a serem tratados para escolher, então, o palestrante melhor preparado para falar sobre aqueles assuntos. Além, é claro, da músicas e do local escolhido por elas.
    Obrigada por comentar!


  23. Olá, fiquei feliz em saber que não sou só eu que estou nessa situação. Tenho 30 anos e nunca namorei ninguém, ainda sou virgem e nunca nenhum rapaz teve interesse por mim. Sou engraçlada, trabalhadora, boa filha, responsável e amo crianças, queria ter umas 10… mas inda estou a espera do amado…


  24. Oi, genteee! Noooossa quantos comentários! O tema é polêmico! Nas igrejas há muitas mulheres solteiras e alguns homens também, se guardando para o casamento, enquanto o mundo nos empurra para relacionamentos egoistas, carnais e descartáveis. Tenho 25 anos e estou noiva, desejando casar no mês de julho/2011. Sou virgem e fiquei anos sem namorar logo após minha conversão, aos 17 anos. Posso dizer que o texto da Emanuelle traz muitas palavras de sabedoria, pois ela está muito certa ao dizer que muitas não estão preparadas para o casamento. Nesse tempo de namoro com meu noivo, aprendi muito, e me descobri muito infantil e egoista em muitas coisas. E olha que sempre fui considerada muito “sabia”, “cabeça boa” e “madura” pelas pessoas ao meu redor. Descobri como tenho defeitos e ele com muitas sabedoria tem me ajudado a enxergar e a mudar. Só hoje vejo como não sabia nada de casamento e assim deve acontecer com muitas mulheres.O mundo está sem principios, mas a palavra de Deus nos orienta. E aconselho vc que está solteira a se preparar, como disse a Emanuele, para ser esposa, cuidar e agradar seu marido, sendo submissa a ele, pois Deus o instituiu como cabeça da casa e assim deve ser. Ele precisa ser o cabeça para cumprir a vontade de Deus para o homem e a muher e viver plenamente as benção de um relacionamento. Perguntem ao Deus se estão preparadas para um relacionamento e observem o proceder de algumas esposas. Nunca imaginei que fosse cuidar e amar tanto uma pessoa como cuido do meu noivo. Já sou formada, tenho meu empregou, tenho independência financeira, mas tenho prazer em compartilhar tudo com meu futro marido e confiar a ele tomar as decisões nas nossas vida. Auxilio, aconselho, mas nunca desprezo sua autoridade. Bjos gente! Deus abencoe


  25. Olá, tudo bem?
    Espetacular como Deus cuida de nós… Maravilhoso!
    Noite passada foi uma noite de muito choro.. tenho todas as características do artigo, sempre me perguntam perplexos como eu ainda estou solteira….. Também não tenho a resposta e a que tenho, não me satisfaz. Assumi a Direção do Ministério da Mulher após trabalhar durante anos com os jovens, aceitei sob pressão e na realidade fiquei muito mais apreensiva com este cargo do que com a Direção Jovem… como eu irei aconselhar, dar apoio sobre algo q não tenho a menor experiência?!?!?! Vida familiar, afetiva, etc. Meu nome é trabalho, se quiser falar sobre finanças, altos Executivos etc, ótimo disso eu entendo… mas…. me desesperei!
    Foi ai então q nesta tarde resolvi pesquisar sites da Igreja sobre o Ministério da Mulher e me deparei com este artigo…. Em auto análise, eu já havia me questionada se eu estava preparada para submeter minhas vontades ao lar, uma familia e a um marido… será dificil.. talvez seja essa realmente a razão de Deus ainda não ter me concedido essa benção.
    Creio que o Ministério da Mulher, para mim, será muito mais um aprendizado do que o inverso. Na convivência e ao compartilhar os assuntos com as outras mulheres, talvez eu aprenda um pouco sobre como ser uma esposa e quem sabe, mãe.
    Obrigada Emanuelle por lembrar de nós, as solteiras!
    Bjo graaande


  26. Olá Elisangela!
    Obrigada por compartilhar conosco a sua experiência!
    Fiquei muito feliz em saber que este artigo lhe ajudou.
    Tenho certeza que fará um bom trabalho neste novo ministério!
    Um abraço!


  27. Oi, gente, fiquei muito feliz com o texto e com muitos comentários que vi aq. Vcs são mulheres de Deus, seladas, guardadas e protegidas pelo Altíssimo. Creiam nisso e não deixem o diabo roubar essa verdade. Deus lhes dará o marido q vcs precisam de acordo com as suas necessidades emocionais, físicas e espirituais, se assim for de sua boa, perfeita e agradável vontade!O mais importante vcs já tem: um coração no Senhor! Vcs são privilegiadas por estarem perto do Pai.Leiam com atençao isso q estou dizendo. Conheço várias mulheres com menos e mais de trinta anos, que estão se desviando dos caminhos do Senhor e se frustrando com relacionamentos sem futuro. Agradeçam a Deus por livrá-las desse engano. Mulheres que pulam de um relacionamento para outro tentando preencher o vazio que só Deus preenche, conseguem apenas se distanciar de Deus e aumentar sua carência e insegurança. E qt mais carente, mas insegura e mais vulnerável a qualquer homem, porque acreditem: os homens sabem quando as mulheres estão vulneráveis e alguns se aproveitam disso. Por isso, não se preciptem, esperem no Senhor, porque nEle a recompensa é certa… e o amor também. Bjos e que DEus abençoe a tdas com um bom marido, assim como tem me abençoado.


  28. Oi novamente adorei o tema e o modo que foi explicado, sou casada a 1 ano e tenho 22 anos mas tenho solteiras na minha igreja e vivo dizendo pra elas confiarem em Deus pois casar é facil o difil é continar casada e feliz no mundo de hoje. Quem ainda é solteira leia bastente sobre como Deus quer um casamento, como amar, esse assuntos que seram todos ulteis no seu relacionamento.
    bjs


  29. Olá!Tenho 33 anos, sou cristã há 13 anos e desde então espero por alguém no Senhor, durante este tempo não tive nenhum relacionamento sequer, conheço muito bem o preço da espera, fico muito triste quando vejo alguém que não passou pela mesma situação querendo apresentar teorias sobre algo que não viveu. Muitas são as respostas: não estar preparada, falta de fé, falhas que precisam ser corrigidas. Muitas vezes essas teorias são flechas lançadas nas feridas de alguém que vive para Deus, que busca Sua vontade, Sua Palavra, luta contra o pecado, nunca se desviou e continua ali, firme, esperando. Acredito que Deus trata cada ser individualmente e que Ele deva ter uma resposta, um propósito no tempo para que cada coisa aconteça na vida de um filho seu, e que só Ele conhece o coração de cada um e pode dar as respostas. É muito fácil falar sobre o assunto quando se está muito bem casada, com a sonhada família formada e belos filhos, é fácil acusar ( não estar preparada ), quando não se conhece a vida de quem espera tão bem quanto O Senhor conhece.


  30. Fiquei muito feliz quando li tantas palavras de consolo, eu também estou na mesma situação, a espera de um grande amor, atualmente estou apaixonada por um menino bem mais novo do que eu, mas decidir não lutar por ele, porque acho que não é da vontade de Deus, estou sofrendo muito.Peço que vocês orem por mim, preciso de ajuda obrigada.


  31. Olá, Ester! Em primeiro lugar, gostaria que soubesse que meu artigo não tem o intuito de acusar mulheres solteiras de não estarem preparadas. Meu artigo tem por objetivo incentivar às jovens a se prepararem para o casamento enquanto aguardam a benção de DEUS. A vida a dois não é fácil, talvez seja mais difícil que viver sozinho, e isso eu posso dizer justamento pq já vivi os dois lados. A vida a dois é tão difícil que Paulo diz: 1 Coríntios 7: (7)”Quisera que todos os homens fossem como eu [celibatário]; mas cada um recebe de Deus o seu dom particular, um, deste modo; outro, daquele modo.”. (8)”Contudo, digo às pessoas solteiras e às viúvas que é bom ficarem como eu”. Preparar-se faz parte do processo para um casamento feliz. Eu procurei me preparar. Li muitos livros, estive em constante oração e quando começamos a namorar meu namoro foi em CRISTO e mesmo assim, TUDO ISSO, não garantiu que nós não tivessemos problemas. Mas eu não me arrependo, pois se não houvesse me preparado quando solteira, seria ainda mais difícil de encarar os problemas e acreditar que a vida a dois é um plano de DEUS.Esperar não é fácil. Hoje eu espero por um milagre no meu casamento e essa espera já leva 5 anos. Mas de uma coisa eu tenho certeza, quando o milagre vier eu vou estar preparada. Muitas pessoas que recebem bençãos como um bom emprego, uma herança, a cura de uma doença… voltam a ficar desempregadas, sem dinheiro e doentes novamente por que não aprenderam, enquanto esperavam, a valorizar, a cultivar e a fazer florescer aquilo que lhes foi dado.
    Espero que compreenda que não julguei ou generalizei situações… apenas afirmei e reafirmo que os solteiros devem preparar-se para o casamento.
    Que Deus a abençoe!


  32. olá a todas, e muito dificil mesmo, voltei para a igreja a pouco tempo, ja tive alguns relacionamentos, tenho depressao, moro sozinha, minha familia mora longe e é bem desestruturada, o problema é que preciso de uma companhia alem de Deus, as vezes fico tão desesperançada que penso quem cuidará de mim em minha velhice, sem esposo sem filhos e com uma familia desunida, preciso ter alguém, pois não tenho com quem dividir minha vida. Preciso de um conselho e uma palavra para aumentar minha fé pois na igreja que frequento nao tem ninguem desponível e não aguento mais ser tão sozinha!


  33. Olá Regina!
    Eu estou orando por você e quero que saiba que esse desejo de ter uma companhia é divino. Em vários versículos da Bíblia, já citados anteriormente, percebemos que Deus não fez o homem para que viva só e sendo assim, só em Deus você poderá encontrar a companhia que preencherá essa falta. Por isso, não se afaste dele, por favor, não se afaste. Leia em oração o Salmo 128. Nele o salmista diz como Deus abençoa o lar daquele que está nos caminhos do Senhor. Então, se você deseja que Deus abençoe seu lar com as bençãos matrimoniais, não se afaste dele.
    Minha sugestão neste momento é bem prática e não preencherá o vazio que sente, mas vai te ajudar a passar por esse momento sem sentir tanta dor. Mude o foco, Regina! Dedique-se à Igreja e ao trabalho missionário, dedique-se à sua carreira profissional e aos estudos, dedique-se à ter uma alimentação saudável e cuidar do seu corpo através de exercícios. Preencha TODOS os espaços vazios em seu tempo. Faça um cursos. Freqüente uma acadêmia. Cuide-se. Faça novos amigos. Envolva-se em grupos missionários e evite ficar sozinha em casa pensando na solidão. Afaste os pensamentos ruins.
    Não é fácil! Muitas vezes não encontramos forças, mas Deus pode te dar a força necessária para viver com alegria até que possa encontrar alguém.
    Leia os demais comentários e respostas. Neles você pode encontrar dicas importantes de leitura e de atividades.
    Obrigada por comentar e conte com as nossas orações!


  34. A vida te enrola.

    Solteira aos 15 – Está muito cedo para pensar em namoro. Dedique-se aos estudos.

    Solteira aos 18 – Calma! Você tem a vida inteira pela frente.

    Solteira aos 25 – Não se desespere! Deus tem alguém preparado pra você.

    Solteira aos 30 – A sua felicidade não pode estar baseada em um companheiro. Ore e peça a Deus para superar isso!

    Solteira aos 40 – Tá ficando louca? Você tem idade para ser a mãe dele!

    Solteira aos 50 – Esquece isso e Vá viver a sua em paz! Você não tem mais 15 anos.

    Solteira aos 60 – Virgem? Eu duvido!

    … ainda bem que a eternindade do Céu supera qualquer relacionamentozinho daqui da terra!


  35. Desculpas… Mas o texto anterior que enviei tem a intenção de retratar uma realidade de muita gente hoje em dia, não só as mulheres, mas também os homens. No final das contas nós sempre acabamos levando a culpa por não termos conseguido ter um relacionamento. Eu por exemplo tive somente uma experiência de namoro na minha vida. Atualmente tenho 24 anos. Não tive experiencia de namoro aos 15, nem aos 18, nem aos 20… Aos 23 tive um namoro que foi uma farsa. Durou três meses. Ela me usava para fazer ciúmes para o ex. Agora com quase 25 anos namorar já não é mais uma curtição, não é mais um passatempo, não é mais um encontro na praça… É uma promessa de casamento! Então, eu to perdido, porquê não passa pela minha cabeça eu me casando com alguém pelo menos por enquanto. Por isso, eu não quero me frustrar ao ouvir cada frase daquelas citada no texto anterior. Eu procuro pensar que tem pessoas que vivem melhor sozinhas do que acompanhadas e que talvez eu seja uma delas. Por isso eu me preparo psicologicamente para isso. Agora, se eu estiver enganado e então a loira dos meus sonhos resolver aparecer na minha vida eu vou estar só ganhando, neh?


  36. Oi minha querida irma. Tem muitas jovem solteiras nas igrejas adventistas .sera que falta um empurramzinho para as jovens da igrejas namorar.


  37. Estou deprimida. Choro todas as noites e passo a noite navegando na internet sobre esse assunto. Deus se esqueceu de mim. Estou solteira a sete anos! desde que me convertí, pois quado era do mundo namorava. Agora tenho 31 e ouço que já sou “tia”. Tô perdendo a fé, me ajuda, por que meu sonho simples de constituir família não acontece?


  38. querida Meri, não fique triste, tenho 43 anos, há um bom tempo estou só, pois decidi buscar o reino de Deus e tive que abandonar a boemia, sofri e sofro, mas comn a graça de Deus estou superando, Deus tem plano para cada um de nós, temos que esperar o tempo dele, é dificil, mas melhor esperar nele do que dar um passo, sem a direção de Deus, não e agradavel, ja vi muitos dar um passo e sofrer amargamente, fica pior do que antes, um beijo no teu coração e fique co Deus.


  39. Olá Meri! Já estou orando por você, querida e quero que saiba que Deus não se esqueceu de você como pensa. “Eu te darei resposta, a ti e aos teus amigos contigo. Atenta para os céus e vê; e contempla as mais altas nuvens que estão mais altas do que tu.” Jó 35: 4 e 5.
    Preocupou-me vê-la atribuir o fato de estar sozinha à ter se convertido. Namorar por namorar não é a solução! No mundo você encontrará facilmente quem namorar, mas a que preço? Será que satisfatoriamente? Será que terá um casamento feliz se for buscar no mundo? Eu acredito que não! O sonhos de Deus são infinitamente maiores e você precisa confiar nisto. O artigo que escrevi fala justamente sobre como devemos nos preparar e entender o matrimônio enquanto ele não vem, no entanto, você não pode permitir que este sonho torne seu presente um pesadelo.
    Não se importe com o que as pessoas dizem. Muitas vezes as brincadeiras são cruéis. E quer saber, algumas pessoas só fazem esse tipo de brincadeira por que percebem que você se importa. Encare essas pessoas como quem é superior a tudo isso.
    Eu aprendi que Deus tem um sonho para cada um de nós todos os dias. Deus sonha como será o nosso dia e você precisa permitir que Deus te faça feliz hoje, da maneira que você vive hoje. É possível!
    Não estou dizendo para desistir do seu sonho, mas viva um dia de cada vez, sendo feliz a cada minuto de vida.
    Como disse à Regina, Mude o foco! Dedique-se à Igreja e ao trabalho missionário, dedique-se à sua carreira profissional e aos estudos, dedique-se à ter uma alimentação saudável e cuidar do seu corpo através de exercícios. Preencha TODOS os espaços vazios em seu tempo. Faça cursos. Pratique esportes. Cuide-se. Faça novos amigos. Estudo muito à Bíblia. Envolva-se em grupos missionários e evite ficar sozinha em casa pensando na solidão. Afaste os pensamentos ruins. Essas madrugadas pesquisando não são saudáveis. Pare já com isso! Você precisa dormir bem a noite para ter um dia tranquilo e produtivo. Se perder o sono, levante-se de madrugada apenas para orar ao Senhor e depois volte a dormir. Faça de Deus o seu amigo! Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão. Provérbios 8: 17.
    Não é fácil! Muitas vezes não encontramos forças, mas Deus pode te dar a força necessária para viver com alegria até que possa encontrar alguém.
    “Por que eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Jeremias 29:11.
    Um abraço e fique com Deus!


  40. Obrigada por comentar, Paulo! É raro vermos homens por aqui e é sempre interessante saber o ponto de vista masculino.
    Fique com Deus!


  41. gostei mto de alguns depoimento e fico feliz que nós adventistas nunca vamos perder a esperança de encontrar alguem que tenha fidelidade com Deus, stou solteiro á algum tempo mas acredito nas minhas oraçoes que esse dia sta prochimo porque eu confio no meu Deus e ele sabe que eu ñ quero pecar amem.


  42. Me identifiquei totalmente com esta matéria. Vim de um lar não evangélico que me ensinou princípios básicos para se viver uma vida digna, honesta e decente no mundo. Tive alguns namorados, me casei no civil, tive um filho planejado, meu casamento durou 10 anos. Fiz faculdade, pós-graduação, livros e mais livros, cursos e mais cursos. Divorciei-me por cansar de perdoar traições. Um tempo depois me converti a Jesus o que transformou totalmente a minha vida. Já se passaram 7 anos de convertida, passei por muitas transformações para melhor, freqüento os cultos, faço estudos bíblicos em casa diariamente com meu filho que hoje participa dos Aventureiros também. Há 7 anos tenho mantido com alegria o roteiro casa-trabalho-igreja. Tive que me distanciar de amizades e até um pouco da família por não compartilhar dos mesmos princípios cristãos que os meus. Moro sozinha com meu filho e hoje tenho 35 anos e meu sonho é ter um esposo, me casar aos moldes da palavra de Deus e ter mais um filho. Estou esperando em Deus há 7 anos com bravura e sempre me perguntam: Uma mulher de 35 anos linda, loira de olhos verdes, graduada, responsável, sóbria e fina, sabe conversar, só sai de casa para trabalhar e ir a igreja, será que não tem Homem dentro da tua igreja? Nunca reclamei nada para ninguém mas já ouvi esta pergunta no mínimo 20 vezes e já chorei escondido algumas vezes. Já pedi a Deus, já fiz até jejum e continuo esperando em Deus. Engraçado é que ouço de pessoas não crentes: credo seu sonho é casar e ter filho, ta louca! Se você não fosse crente tinha filas de homens querendo casar com você. Sei que vou ser fiel a Deus até o fim.


  43. Obrigada por comentar, Lia. Seu exemplo de fé e perseverança transmite força e ânimo a todas nós.
    Um abraço!


  44. tenho esperado em deus ,senpre fui da igreja nunca desviei ,e estou até hoje esperando no senhor ,ele ja me fez pormessa e eu creio,tenho 32 anos ,e as pessoas me perguntam vc não vai casar ,na sua igreja nao tem jovem ,eu fico magoada as vezes pelo fato das meninas casarem, e eu sempre fico para traz oro mas parece que deus não me responde sinto uma solidão .


  45. Gostei muito do texto e me identifiquei com ele. Parabéns!
    É muito difícil ver o tempo passando e nossas amigas, irmãs, primas, constitindo famílias enquanto nós não. A situação fica ainda pior quando se mora em uma pequena cidade, onde a sociedade lhe cobra isso o tempo todo. As vezes, em momentos de solidão e desanimo, chego até a pensar que Deus se esqueceu de mim.
    Confesso que nunca tinha imaginado a situação por esse lado. Será que aos olhos de Deus estou preparada para o casamento? Não tenho essa resposta e muitas outras, e é isso que maltrata.
    Apesar de tudo, eu ainda não desitir de realizar esse grande sonho e espero em Deus que esse dia vai chegar.


  46. Tenho pedido, murmurado e quero que orem por mim, pois não estou bem não. Não consigo me desvencilhar desse “sonho”. è uma ambição, preciso mostrar a minha familia, igreja. Não tenho conseguido agradecer a Deus, só murmurar e sei que preciso de oração… orem por mim, eu também estou orando… tô cansada desse papo furado de “Deus tem um plano” , “espera no Senhor” , isso é conversa fiada de pastor que já constituiu familia…


  47. emanuelle o senhor de abençou na hora de escrever teu texto fico feliz por saber que existe pessoas com sensibilidade que toca o coração que deus te ilumine para outras missões


  48. Meri, li o seu desabafo e também estou passando o mesmo que você. É difícil aceitar a opinião de pessoas e até pastor que já é casado. Mas o que eles falam na teoria é verdade e na prática também, mas falta um conselho a mais: o seu prometido não vai bater na porta da sua casa e se apresentar como o escolhido de Deus para você. Frequente a sua igreja, mas também, visite outras igrejas adventistas, se enturme com o grupo de jovens da sua igreja e de outras igrejas também. Semeie amizades. Quando viajar não perca tempo, visite a igreja adventista da cidade, conheceu alguém legal(mulher ou homem) troque telefones, msn, e-mail. Meu conselho não é ir atrás de homens, mas ampliar suas amizades ao máximo, semeie amizades, porque através destas amizades pode vir seu escolhido. E não se preocupe, deixe nas mãos de Deus, seja apenas você, se arrume, e mostre para todos a plenitude de quem você é, sem querer vai atrair a atenção das pessoas para você. Outra coisa, mesmo que você não se sinta feliz na sua condição, force seu sorriso, muitas vezes só temos motivos para chorar… entre dentro do seu quarto e rasgue seu coração para Jesus. A felicidade muitas vezes é uma decisão: vou sorrir, apesar das circunstâncias, vou sorrir, apesar da tristeza, vou sorrir, apesar de tudo sempre vou sorrir. E lembre-se o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. “Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” A paz do Senhor!
    Lia


  49. Suzane, também li seu depoimento. Eu saí da sociedade do mundo e fui para outra sociedade, a sociedade da igreja de Jesus. Para a sociedade do mundo não temos problema algum, e ainda nos chamam de caretas e atrasadas, a sociedade do mundo cobra da mulher uma carreira, independência, poucos filhos ou nenhum, que você seja bonita, magra, resolvida, independente e não precise de homem nenhum para viver, e quando precisar pode ter certeza que terá uma fila te esperando por um relacionamento mundano. A sociedade da igreja nos cobra aquilo que nós mulheres cristãs já nascemos predestinadas por Deus que é o casamento, família, filhos. E se você prestar atenção, a cobrança do mundo é mais cruel, porque não basta ser mulher tem que ser super mulher, exercer todos os papéis de uma só vez e sem falhas. Neste contexto penso que vale a pena esperar para nos casar com um homem de Deus e sermos valorizadas como mulheres virtuosas que buscamos ser. Lembre-se que a mulher bíblica, virtuosa, a que Deus espera que nós sejamos, é muito diferente da mulher do mundo, as mulheres do mundo não são tão valorizadas como nós somos na nossa sociedade cristã. Jesus disse: Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve. Então… vale a pena esperar mesmo pelo homem de Deus que virá para cada uma de nós.


  50. Gostaria de participar desse papo, pois fiquei viúsvo há
    10 anos. Casei de novo, priorizando a fé. Encontrei uma pessoa que aceitou o Sábado e mesmo assim acabou o nosso relacionamento por fatos nem tanto relevantes. Agora estou só novamente. Entendo a situação. Não fomos feitoas para ficarmos sós. Deus nos fez para termos um par e nos completarmos. Mas devemos ira “à luta” e buscarmos conhecer um número considerável de pessoas. Sugiro a criação de um site de relacionamento entre Adventistas do Sétimo Dia, com sistema de segurança para que não entrem aventureiros do mundo e de outras denominações para bagunçar. Quem souber criar, deveria tomar a iniciativa. Mas a Igreja deveria nos ajudar nesse sentido. Uma vida só, é muito amarga. Orem por mim. Estou muito só e muito triste. Mas Creio que Deus tem alguém especial. Moro em Guarapari/ES.


  51. olá queridos…
    bom tema a ser abordado!!certamente tal fato ocorre não só entre as mulheres,mas também com os homens de nossa igreja.
    tenho 29 anos e espero em deus por minha companheira.
    é muito difícil viver só!!!…já que devemos esperar o tempo de deus,espero que o tempo de deus chegue logo em minha vida!!!


  52. como se diz aprendi coisas . mas tenho tudo tenho amigos sempre mas ter algo que muitos naõ tem é a paciénçia da vida. aprendi viver tenho tudo solidaõ todos nos temos felicidades todos tem amar saõ coisas da frlicidade aprendi viver é imaginar um ceu lindo que enchergamos na vida. belezas da vida tem que colher mas vingança pertence a deus . viva cada monto de sua vida que momento de sua felidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.