Férias em Família!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Férias! A gente passa um ano inteiro trabalhando e/ou estudando, e quando chegam as tão esperadas férias… ah… que alívio! Enfim… descanço!

É bom tirar férias, não é? É bom descansar, sair da rotina estressante do dia-a-dia de trabalho, das responsabilidades e cobranças… enfim, é bom ter tempo para si!

Engraçado que nós mulheres tiramos férias diferente dos homens e das crianças. Já reparou isso? Os homens dormem até um pouco mais tarde, assistem TV, jogam futebol, saem com os amigos ou com os filhos, praticam exercícios físicos… e descançam. As crianças dormem até mais tarde, pois não precisam ir para a escola, assistem centenas de desenhos animados na TV, brincam, correm, pulam, pedem para sair, passear, pedem para comprar uma porção de coisas quando saem… se divertem. E a mulher? E a esposa? E a mãe?

Bem… se a mãe trabalha fora, ela tem a oportunidade de reduzir suas responsabilidades, ficando apenas com as tarefas domésticas. Contudo, se a esposa não trabalha fora, se sua atividade diária já está relacionada aos cuidados do lar, seu trabalho continua o mesmo. Quer dizer… corrigindo… seu trabalho aumenta!! É… aumenta pois todos estão em casa e a bagunça é maior!

Então… que férias são essas que a mulher tira?

Férias em família pode ser algo muito feliz, mas pode ser algo muito estressante também, para a dona da casa! Estou vivendo minhas primeiras férias em família, sendo eu a dona da casa. Até então, eu participava do grupo dos filhos. Agora, como esposa e madrasta, as coisas são bem diferentes. Ainda estou aprendendo com essa nova experiência, mas, desde já, gostaria de deixar 4 dicas para minhas amigas mulheres que nos lêem:

1- Planeje as férias durante o ano. Isso envolve planejar os custos, juntar o dinheiro necessário, pensar no lugar onde irão passar as férias, quanto tempo será, etc…

2- No período de férias em que estiver em casa, divida as atividades do lar entre os membros da família. Quando todos ajudam no trabalho do lar, as tarefas são realizadas mais rapidamente, e todos da família podem aproveitar juntos o tempo livre.

3- Planeje passar algum tempo das férias fora de casa. Dê preferência a um hotel, ou pousada! Assim, durante algum tempo, todos da família poderão aproveitar o dia inteiro livres das obrigações domésticas. Isso é importante, principalmente para a esposa, que pode sentir que está realmente de férias.

4- Estabeleça as regras previamente. Filhos, desde dos bebês até os jovens, precisam entender bem quais serão as regras ao longo das férias. Quais serão suas responsabilidades em casa, como deverão se comportar caso venham a passar alguns dias na casa de amigos ou parentes, etc. É muito estressante, por exemplo, ter que chamar a atenção de um filho o tempo inteiro, quando se está na casa de outra pessoa passando alguns dias. Por isso, é importante que as regras e as consequências de não respeitá-las sejam estabelecidas, conversadas e entendidas antes da família sair de férias.

Bem… espero que essas dicas ajudem a você e à sua família a desfrutarem de férias tranquilas e felizes!

2 Comentários


  1. Karyne, hoje tirei o dia para comentar os artigos.
    Gostei muito da primeira parte das minhas férias. Estive viajando até o Rio Grande do Sul, onde revi familiares, principalmente minha mãe, que está com 95 anos e 10 meses, a antiga igreja que frequentava, a casa onde passei minha infância, cidades que amo, como Gramado e Tramandaí. Agora, na segunda parte, estou em casa e, como meus filhos já são casados e meu neto foi passar quinze dias com a família do pai dele, estou sozinha com meu marido. Mesmo assim, sobra alguma tarefa, como fazer a cama e lavar os pratos. Só imagino as férias de quem tem ainda todas as crianças em casa! Talvez, no futuro, vocês mais jovens sintam saudades dessas férias com a casa repleta. Mas vale a sua recomendação, Karyne, nada como dividir as tarefas e curtir todos juntos as férias e o trabalho decorrente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.