Saudade!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Você gosta de sentir saudade?

Saudade é um sentimento estranho. Ao mesmo tempo que faz referência a alguém ou algo bom, gera uma sensação esquisita, um aperto no coração, uma vontade de chorar!

Eu, particularmente, acredito que não fomos feitos para sentir saudade. Isso, porque acredito que Deus não nos criou para sofrermos perdas. Infelizmente, não temos como fugir dessa possibilidade. Vivemos perdas diariamente, e me parece que nunca nos acostumamos com elas.

Hoje, minha família se mudou para o sul do país. Eu e meu marido continuamos em nossa cidade, no Espírito Santo. Está sendo muito esquisito viver esse primeiro dia distante de minha família. Mesmo sendo casada, e tendo minha casa, saber que meus pais estavam por perto era muito bom! Saber, hoje, que eles estão distantes, e que nos veremos apenas quando for possível viajarmos, é no mínimo esquisito!

Não sei que tipo de perdas você já teve. Não sei se perdeu algo hoje, ou essa semana, ou até mesmo nesse ano que se inicia. Hoje, sinto uma saudade forte, da perda da presença física de minha família. Sei que estão bem, posso falar com eles pelo computador, ou telefone… mas não posso abraçá-los e sair com eles quando quiser!

Muita gente sofreu perdas devido às chuvas e às catástrofes que tem ocorrido ultimamente. Penso, agora, no acidente em Angra dos Reis… Quantos não estão sofrendo pelas perdas que este acidente causou!

Fico feliz em pensar que haverá um dia em que novamente não precisaremos sentir saudade! Um dia não… uma eternidade!! Oro para que esteja muito em breve, com minha amada família, na Terra que Deus preparou para nós!

9 Comentários


  1. ADOREI ESTA MENSAGEM ESTOU PASSANDO PORISSO E AINDA NAO SEI LI DAR MAS ESPERO EM DEUS EM ME CONFORTAR EM SEUS BRAÇOS ENVIE MAIS MENSAGENS ESTA SENDO EDIFICANTE PARA MIM.OBRIGADA.


  2. Que bom que você têm gostado de nossas mensagens, Elisangela! 😀
    Que Deus te abençoe muito, e que você sinta a presença dEle ao seu lado sempre!


  3. Karyne,
    comigo aconteceu o contrário. Fui eu que me mudei com minha família para Brasília, para onde fui transferida, e deixei meus pais e irmãos e outros familiares no Rio Grande do Sul. Lembro que no primeiro ano senti muita saudade e quase chorei quando o carro entrou no meu estado nas primeiras férias que passei depois.
    Agora consigo me comunicar sempre com os familiares, pois os meios de comunicação são muitos e instantâneos, como o messenger na internet.
    Mas é certo que a separação no momento da volta após uma viagem para rever os familiares sempre deixa saudade, particularmente ao me despedir de minha mãe, que já é muito idosa.
    Apreciei a conclusão de sua reflexão: um dia não sentiremos mais saudade.


  4. Karyne, aos 62 anos de “aprendizado de Vida” (ainda não “me formei” rsrsrs…) digo com toda a certesa que o termo SAUDADE para mim se resume nisto: “lembrança, sem medos, do que poderia ter sido e não foi; a fé em Deus sem lamentar “o que se foi” mas, aprendendo lições para “o que será.” Abraços. MARIA CONCEBIDA


  5. Você tem razão,a saudade dói demais,principalmente de quem se vai sem avisar deixando apenas a certeza de que nunca mais a veremos aqui.Linda esperança de que no céu isso não acontecerá mais.Linda matéria!!!!


  6. Já experimentei esse sentimento diversas vezes e confesso que não gostei. A sensação é a de que nos falta um pedacinho, que algo especial que esteve tão perto se afastou, levando consigo parte do nosso coração.
    Ainda bem que Deus nos deixou a Sua Palavra e Seus Ensimamentos, que podem aliviar a saudade que sentimos dEle.
    Que possamos “buscar Deus na primeira hora de cada manhã” e assim sentirmos a Sua presença em todos os momentos de nossas vidas, até o dia de Sua gloriosa volta.


  7. é querida como voce falou no inicio, infelizmente sentimos mais saudades daqueles que ja partiram, nos deixando umgrande vazio, que só mesmo o ESPIRITO SANTO, para nos acalmar e fazer lembrar das promessas de DEUS, sobre morar longe da familia hoje passo por isso, moro em portugal há 1 ano e 2 meses, o corpo aqui , mas a mente lá 24/24,mesmo casada com um homem embora não é cristão, mas me apoia e muito.vivo e espero que logo se cumpra o que está escrito em apoc:21, para rever aqueles amados que se foram mãe subrinho etc…bjs e lindas mensagens vcs coloca


  8. Linda mensagem… estou passando por algo assim… minha melhor amiga se mudou para muito longe e nao ve-la me traz essa saudade q machuca… espero poder estar com ela um dia de novo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.