A Segunda Geração: Advertências – Lição 12

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

segunda geraçãoAté aqui, acompanhamos a história do Povo de Deus rumo à Terra Prometida. Vimos o cuidado constante de Deus, a liderança de Moisés, a organização estrutural do povo, e as suas rebeliões. Essa semana, estudamos algo que para mim é particularmente especial: a Segunda Geração!

A primeira geração havia morrido, quase por completo. E faltava bem pouco para o povo de Deus tomar posse de sua terra. É maravilhoso ler em Números 27:12 “a terra que dei aos filhos de Israel”. O povo não estava usurfruindo da terra.. mas aquela terra já era deles. Na verdade, ela já os pertencia desde a promessa. É muito bom saber que as promessas de Deus para nós são cumpridas no momento em que são feitas. Durante todo o tempo em que o povo esteve no deserto, a terra já era deles, Deus a havia dado, bastava apenas possuí-la! O que Deus tem prometido a mim e a você hoje? Será que temos confiado que a promessa já foi cumprida, e que basta apenas nos apossarmos dela?

Outra coisa que chamou minha atenção na lição dessa semana, foi a demonstração de preocupação e de excelência de caráter de Moisés, ao pedir que Deus colocasse um homem à frente de Seu povo, para conduzí-lo nos caminhos do Senhor. Quantas vezes temos agido como Moisés e nos preocupado com aqueles que levamos ao Senhor? Que tipo de preocupações temos em relação àqueles que lideramos? Moisés demonstrou que era um verdadeiro lider, alguém que de fato cumpriu com o chamado que lhe foi feito de guiar o povo de Deus!

Um último aspecto que gostaria de destacar, é o pedido feito pelas tribos de Rúbem e Gade. Se Deus havia prometido uma terra a eles, porque se contentar em ficar com algo que estava apenas próximo à promessa? Mesmo que não fosse por medo ou desconfiança, o pedidos dessas tribos nos trás uma boa reflexão. Deus nos prometeu a Canaã Celestial. Será que temos caminhado no deserto esse tempo todo e iremos nos satisfazer em ficar do lado de fora, apenas próximo à Canaã? Ficar do lado de fora não é se apossar da promessa!

Penso que somos a segunda geração moderna. Nossa primeira geração passou e não contemplou a volta de Cristo Jesus. Vivemos agora momentos especiais. O mundo não suporta mais as condições em que se encontra. O ser humano não aguenta mais sofrimento e a natureza está se aproximando do caus! Como temos nos comportado? Estamos tomando as promessas de Deus como reais e verdadeiras? Ou será que estamos nos conformando em ficar apenas próximo à Canaã celestial?

Deus nos abençoe para que façamos parte do grupo que entrará na Terra que Ele Prometeu dar àquele que perseverar!

1 comentário


  1. Sobre o artigo “Presentes de Natal”, me recordo de várias bênçãos de Deus neste ano que poderiam encher e até encobrir minha árvore de Natal. Por certo a vida, saúde, o carinho dos nossos filhos, cônjuge e familiares, a alegria são alguns desses presentes.
    Deus abençoe o Natal de todos os leitores desse blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.