Hora de Agradecer ao Deus Fiel!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

culto de gratidãoTerça-feira passada foi um dia muito especial para mim! Depois de 5 anos de muito estudo, pude agradecer a Deus, através de um culto, pela conclusão do meu curso de Psicologia. Penso que cada uma de nossas conquistas deveriam ser agradecidas através de um culto! Nossa Igreja viveria em clima de gratidão!

Fiquei particularmente feliz por ter presente amigos e parentes que eu nem esperava que estivessem lá. Apesar de ter sido em um dia de semana, muitos de meus amigos e pessoas queridas, estiveram presente nesse momento especial! Conquistar uma vitória com o auxílio de Deus é motivo de muita gratidão, e isso em si já é algo especial. Contudo, para mim, aquele culto tinha um significado um pouco maior – era também minha formatura.

Em 2003, eu estava terminando o meu Ensino Médio. Fiz o vestibular para Psicologia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), passei na 1ª fase, mas não passei na 2ª. Nossa! Isso foi horrível! Eu havia estudado tanto, me dedicado tanto, e não havia passado! Fiquei de certa forma inconformada. Ver que meu nome não havia saído no jornal, entre os aprovados não era suficiente. Pedi ao meu pai que fosse comigo até a Universidade. Eu precisava ver, na lista oficial que meu nome realmente não estava lá. Fomos até lá, e confirmei o meu fracasso!

Fracasso? Bem… à primeira vista, parecia de fato um fracasso. Meu pai conversou comigo sobre estudar em uma faculdade particular, mas esse não era o meu sonho. Decidimos então que no próximo ano eu faria cursinho.

Passei boa parte  do ano de 2004 fazendo cursinho em uma escola da Igreja Batista. Lá, tive a oportunidade de estudar a Bíblia com um grupo de alunos evangélicos, e ensinar a eles algumas de nossas crenças! Percebi que naquele momento, aquele era o meu lugar, e que Deus não havia me permitido passar na Universidade porque queria me preparar para algo maior.

No final do ano, fiz o vestibular novamente, e conquistei a vitória com o auxílio de Deus! Desde esse dia, sonhava com a minha colação de grau. Eu queria poder oferecer a Deus e à minha família o meu diploma, na hora em que eu o pegasse na minha formatura. Infelizmente, isso não será possível. Não da forma como sonhei.

Desde que nossa turma começou a programar a formatura, estava acordado que ela seria numa quinta-feira à noite. Contudo, a alguns meses atrás, devido a problemas de alguns de meus colegas em relação à data da formatura, essa teve que ser mudada para a sexta-feira à noite. Essa não foi uma decisão fácil. Eu sofri muito, e alguns amigos sofreram comigo. Mas não havia nada a se fazer! Eu não queria de forma alguma prejudicar a formatura de meus colegas. Se eu havia escolhido seguir a Jesus, deveria, agora, arcar com as consequências de minha escolha.

Daí meu culto de ação de graças ter um significado tão especial. Ele foi também a minha formatura!

Para alguns, isso pode parecer bobeira. Cada um tem seus sonhos e projetos. Cada um coloca seus desejos em situações específicas. A formatura, para mim, era algo muito sonhado, e doeu muito ver esse sonho acabar! Contudo… nesses 22 anos de vida, aprendi que os sonhos de Deus são maiores que o meu! Foi nisso que me apeguei.

Um dia antes da data marcada para a realização do meu culto de gratidão, sairia o resultado do Processo Seletivo para o ‘Mestrado em Psicologia Social e do Desenvolvimento’ da UFES. Eu estava apreensiva! Se eu passasse, seria mais um motivo de gratidão. Se eu reprovasse, seria mais uma oportunidade de confiar que Deus teria algo melhor para mim. Quatro dias antes do meu culto de ação de graças, anteciparam a divulgação do resultado do mestrado. Meus amigos estavam na Universidade, e me ligaram para dar a notícia. Eu havia passado!! Imagine a felicidade que eu estava naquele culto!!

Sabe, queridos… aprender a confiar em Deus é um processo. A gente passa por problemas, e Deus atua. Aí pensamos que aprendemos a confiar nEle, mas um problema maior aparece, e aí nossas pernas tremem novamente. Mas Deus vai nos moldando, e nos ensinando, se permitirmos. Hoje, ainda tenho minhas dificuldades, ainda não entendo algumas coisas, mas sempre que estou em dificuldade, procuro pensar “Deus vai resolver isso para mim”. Às vezes tenho sucesso em confiar nEle, outras vezes acabo deixando meus instintos falarem mais alto e volto a temer, mas uma coisa é certa – Ele está sempre comigo!

Abrir mão da minha formatura foi sofrido, mas não foi difícil. Doeu, mas eu conhecia o Deus a quem sirvo, e sabia que Ele não se esqueceria de mim! Eu não abriria mão de guardar o sábado do meu Senhor, para ter duas horas de felicidade com meus amigos. Gratidão implica em fidelidade. Deus sempre foi fiel a mim… eu não poderia ser diferente para com Ele!

“Graças Senhor, pelo cuidado constante, o amor imenso e a fidelidade eterna! Graças Te dou pelos pais  maravilhosos, sábios e amáveis, que não pouparam esforços para que eu chegasse até aqui! Pelo irmão amigo e pelos amigos irmãos, sempre presentes nos momentos especiais de minha vida! Pelo marido amável, compreensível e companheiro que me deu motivação especial nos últimos anos dessa jornada! Por colocar em minha vida professores qualificados, uma universidade reconhecida e colegas de turma maravilhosos!
E, acima de tudo, muito obrigada por reforçar em meu coração a certeza de que Teus sonhos são muito maiores que os meus! Em troca, Te dou o meu coração, a minha formação e a minha fidelidade!”

1 Comentário


  1. Gostei muito de seu testemunho, Deus realmente é fiel
    Ele sempre quer nos abençoar.

    Eu também fui abençoada, e minha formatura também está chegando, culto dia 14 de agosto 2010 e colação de grau dia 20 de agosto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.