Saiba Mais Sobre o Cálcio!!!!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

amendoasPara o funcionamento do organismo é essencial a presença de cálcio. Em casos de deficiência de cálcio na corrente sanguínea, seja ela por má alimentação ou outros motivos, o corpo tende a repor essa deficiência retirando cálcio dos ossos.

A deficiência de cálcio pode levar a osteopenia , osteoporose, artrite, doenças cardiovasculares , a qual os ossos se deterioram e há um aumento no risco de fraturas, especialmente nos ossos mais porosos. Agitação, unhas quebradiças, propensão à cáries, depressão, hipertensão, insônia, irritabilidade, dormência no corpo e palpitações também são ocasionadas pela deficiência do cálcio no organismo. O cálcio também tem ações preventivas como redução do colesterol, manutenção de uma pele saudável, evita e ajuda a aliviar as cãibras nas pernas.O cálcio atua no nosso organismo junto com outro mineral: o fósforo, constituindo a estrutura óssea e, juntamente com o magnésio, forma o esmalte dos dentes.

A quantidade excessiva de cálcio no organismo pode ocasionar as conhecidas “pedras” no rim, este tipo de formação é mais comum em decorrência da ingestão de cálcio de origem mineral (presente no solo e conseqüentemente na água de determinadas regiões) e também em alguns suplementos alimentares. Ingestão de água em quantidade suficiente ajuda evitar as pedras nos rins.

Tópicos importantes:
– Para que possamos absorver o cálcio é necessário Vitamina D (tomar sol em horário saudável);
– O sódio se liga ao cálcio gerando um composto que não é absorvido pelo corpo. Pessoas com deficiência de cálcio devem evitar o consumo excessivo de sódio. (encontrado no sal de cozinha e diversos alimentos industrializados e temperos prontos);
– A cafeína contribui para a retirada de cálcio dos ossos (não deve-se ingerir leite com achocolatados);
– O ferro também se liga ao cálcio diminuindo sua absorção, portanto, se no seu cardápio possui ricas fontes de leguminosas para ingestão de ferro, não faça preparações que tenham fonte de cálcio como, por exemplo, creme de leite, queijo etc., pois o ferro e o cálcio competem pelo mesmo sitio de absorção e o cálcio vence impedindo, assim, a absorção de ferro. Prefira em pratos, como lasanha, fazer molhos vermelhos com tomates maduros ou molhos brancos com leite de côco, que também poderá ser usado em pratos como strogonof;
– Uma das funções do cálcio é diminuir a acidez do organismo. Uma alimentação muito ácida exigirá mais cálcio, portanto este tipo de alimento (como refrigerantes, pimenta, molhos prontos,vinagre) deve ser evitados;

Fontes vegetais de cálcio:
– Folhosos verdes escuros como: couve, taioba, brócolis, repolho, agrião.
– Sementes de gergelim, amêndoas, tahini, sementes de girassol, soja e seus derivados
– Frutos secos como: figo, uva passas.

Seja Feliz!!
Tenha confiança em Deus!!
Viva a cada dia uma vida mais saudável !!!

post escrito por Enilda 

3 Comentários



  1. Olá!

    Achei muitíssimo interessante a matéria!; tanto porque minha mãe tem osteoporose e pude ver que todos os sintomas de sua enfermidade concide com a fata de cálcio no organismo, conforme a matéria citada; ela também reclama de muitas dores no corpo!
    Eu também tenho muito coração acelerada (batimentos cardíacos acelerados) e dependo do medicamento “Propalonol 40 mg”, para regularizar os batimentos. Seria também falta de cálcio?
    Gosto muito de leite com chocolate e também tudo que tem chocolate, como bombons, etc.
    Lembro-me que certa vez em um aniversário comi tanto brigadeiros que o coração batia muito acelerado!
    Seria a comelança dos brigadeiros, isso já é muito antigo.

    Atenciosamente,


  2. olá essas dicas sobre calcio tem me ajudado muito pois sinto que me ajudarm muito as questões de não ingerir chocolate. Grata pelas informações. Bjs….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.